GATOS E BEBÉS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça set 10, 2002 2:28 pm

E cá estou eu outra vez....eu bem vou lançando perguntas, mas tenho sempre poucas respostas :cry:

Ora bem...é o seguinte...tou a pensar ser mãe e uma das coisas que me preocupa são os gatos. Gostava de saber como poderei fazer para eles receberem o bebé e não lhe fazerem mal. Apelo às Mães do forum que me digam como fizeram, e quais são as reacções dos gatos com os bebés. Ouve-se tanta coisa :cry:

Thanks.

Beijinhos
scooby
Membro Veterano

terça set 10, 2002 2:31 pm

Apelo às Mães e aos Pais, claro :D

E a todos que souberem sobre este assunto...é que acho que nunca foi debatido na arca!
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

terça set 10, 2002 4:14 pm

Olá estou em situação semelhante e como tal também estou interessada no tema :D

Já agora alguém tem informação que pudesse disponibilizar sobre a toxoplasmose?

Obrigado

Lizzie
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça set 10, 2002 4:39 pm

Olá Scooby,

A minha irmã tem um filho com 2 anos e uma gata com 6 ou 7 anos e nunca teve problemas.
Durante a gravidez, a gata gostava de dormir em cima da barriga da minha irmã :-) e durante os primeiros meses do meu sobrinho, gostava de ficar em cima da cama a olhar enquanto lhe trocavam as fraldas :-) acho que era para ver se não lhe faziam mal.
Agora o miudo está maior, corre por todo o lado e é uma peste para a gata. Ela nunca o mordeu ou arranhou muito embora ele lhe dê palmadas (festinhas no entender dele) e lhe puxe o rabo. Ela limita-se a fugir e esconder-se.
A gata nunca teve ciumes do bebé mas ele tem ciumes da gata, lol. Não a pode ver ao colo da minha irmã ou sentada ao lado dela no sofá que vai logo a correr empurrá-la dali para fora. A mãe é dele e só dele, oras ;-)
Conheço outras pessoas com bebés e gatos e também nunca tiveram problemas.
Eu própria tive a minha primeira gata com 3 ou 4 anos e também nunca tive problemas.
Acho que vão ser grandes amigos, vais ver :-)
jokas
scooby
Membro Veterano

terça set 10, 2002 5:16 pm

Obrigada pela resposta, anokas :)

Lizzie, acho que não somos as unicas interessadas no tema...a terry também está a pensar em ser Mãe :D Por isso, membros do forum, ajudem-nos!!!
Em relação à toxoplasmose, começa por fazer a análise especifica para saberes se já és imune (trata-se de um virus, que mesmo que já tenhas apanhado, não se faz sentir). Se fores, optimo, não tens com que te preocupar Se ainda não fores imune, então terás que ter mais atenção...aqui há uns tempos coloqeui essa questão ao meu ginecologista (sobre o perigo de um gato para uma grávida que não seja imune à toxoplasmose). Ele mandou-me fazer esta análise (e sou imune!!!) mas disse-me que caso eu nunca tivesse tido toxoplasmose que não era razão para pânico...apenas tem que se ter cuidados especiais, como não te aproximares muito da boca do gato, não comeres saldas fora de casa, carne mal passada, etc, etc. Mas pergunta ao teu / tua ginecologista....vai-te explicar isto tudo muito melhor.

E nós, pretendentes a Mães, cá ficamos à espra das vossas ajudas/opiniões.

Beijinhos
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

terça set 10, 2002 7:47 pm

Apela em pm à Piolha. Ela trata dos filhos.(dos outros)

Gatos da minha irmã receberam bebe muito bem (não sabiam a peste que ele ia ser tadinhos) e uma dormia aos pés do berço. Nunca houve problema nenhum. O que adoptaram já depois de ele ter mascido adora-o :?: e deixa-o fazer tudo.

O Miguel tem agora 4.5 anos. Tinham 4 gatos e um cão quando ele nasceu. Agora 3 gatos e um cão. Um gato mataram-no pensamos com armadilha para raposas (isto é na outra banda não no campo mas há gente muito estranha) e a Rita morreu agora com cancro com 9 anos.

Miguel sentiu profundamente a morte deles embora do primeiro fosse mais pequenino. Gosta imenso deles.
lena4
Membro Júnior
Registado: sexta jun 28, 2002 8:43 pm

terça set 10, 2002 7:58 pm

Olá meninas,

Bom, eu também estou interessada no assunto e também já falei com a minha ginecologista. O exame que fiz deu que não sou imune á toxoplasmose (apesar de sempre me lembrar de lidar com gatos, nunca devo ter estado em contacto com nenhum que estivesse com a doença).
Os cuidados que deverei ter é evitar limpar a caixa de areia, deixar o marido fazê-lo ou se tiver de o fazer, ser com luvas, evitar dar beijocas nos nossos peludinhos (pois eles podem-se ter estado a lavar), isto refernte a cuidados com os gatos. Ah, e não pegar em gatitos de rua ou que não saibamos se é saudável, por poder estar infectado com a toxoplasmose e não sabermos.

Penso que é tudo.

Abraços felinos
Lena4

Lizzie, acho que não somos as unicas interessadas no tema...a terry também está a pensar em ser Mãe D Por isso, membros do forum, ajudem-nos!!!
Em relação à toxoplasmose, começa por fazer a análise especifica para saberes se já és imune (trata-se de um virus, que mesmo que já tenhas apanhado, não se faz sentir). Se fores, optimo, não tens com que te preocupar Se ainda não fores imune, então terás que ter mais atenção...aqui há uns tempos coloqeui essa questão ao meu ginecologista (sobre o perigo de um gato para uma grávida que não seja imune à toxoplasmose). Ele mandou-me fazer esta análise (e sou imune!!!) mas disse-me que caso eu nunca tivesse tido toxoplasmose que não era razão para pânico...apenas tem que se ter cuidados especiais, como não te aproximares muito da boca do gato, não comeres saldas fora de casa, carne mal passada, etc, etc. Mas pergunta ao teu / tua ginecologista....vai-te explicar isto tudo muito melhor.

E nós, pretendentes a Mães, cá ficamos à espra das vossas ajudas/opiniões.

Beijinhos
[/quote] :)
lena4
Membro Júnior
Registado: sexta jun 28, 2002 8:43 pm

terça set 10, 2002 8:04 pm

Ahh e esqueci-me...
É o que dá isto de estar a responder meio á pressa...

Eu queria dizer, com isto de evitar dar beijocas, [b]se[/b] os gatos que a futura mãe tiver sairem á rua e terem contacto com outros gatos, pois o facto de estarem em contacto com outros gatos podem apanhar a doença (lambendo os traseiros uns dos outros, por exemplo) ou irem á rua, por poderem caçar animais que estejam contaminados e aí ficarem doentes.

Se os vossos gatos estiverem vacinados, desparasitados, não forem á rua e não comerem carne crua (através da qual podem apanhar a toxoplasmose, tal como nós se comermos carne mal passada), o risco é mesmo mínimo.

Abraços felinos
Lena

evitar dar beijocas nos nossos peludinhos (pois eles podem-se ter estado a lavar), isto refernte a cuidados com os gatos.
gwenevere
Membro Veterano

terça set 10, 2002 8:10 pm

Segundo o nosso ginecologista pai de muitos filhos e dono de animais o mais graqve são saladas fora de casa e carne mal passada.

(nosso meu e da mana)

Gatos só avisou lavar bem as mãos depois lavar caixa se não consegueirem que maridos façam ( caso da minha irmã pois marido viaja muito) e depois de brincar com eles lavar bem mãos.

Ginecologista da irmã do meu cunhado em BARCELONA mandou abandonar os gatos................

O nosso vet também deu óptimos conselhos à mana.
Luinha
Membro
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

terça set 10, 2002 8:18 pm

Olá Scooby.

Não sei se sabias mas eu também estou interessada no assunto.

Aqui há uns tempos atrás li em relação à toxoplasmose que a mulher grávida que não seja imune tem que ter cuidado com a alimentação e com as fezes dos gatos. Pois o problema da toxoplasmose consiste basicamente nos alimentos crus ou mal cozinhados. Ora uma grávida que não tenha gatos está susceptível à toxoplasmose se comer alimentos (carne principlamente) mal cozinhados. Em relação às verduras, estas são perigosas porque os animais que andam nos campos e que comem alimentos crus, são transmissores através das fezes da toxoplasmose. Estas fezes em contacto com os legumes contaminam os legumes, daí estes serem perigosos. No mesmo artigo referiam-se principalmente aos gatos domésticos que tinham liberdade em campos, jardins, todos os sítios onde pudessem caçar, ou comer carne crua. Dizia também que gatos que não comessem carne crua, que não saíssem à rua eram bastante seguros.

Eu tenho uma amiga que ficou grávida e nunca esteve imune. Ela tem 2 gatos. Não teve qualquer problema. Só teve que ter cuidado. Não ser ela a limpar os W.C. (mesmo só por prevenção).

Daí tirei a conclusão que comer fora, comer carne mal passada, verduras mal lavadas é tão ou mais perigoso que ter os nossos meninos. Quando eu ficar grávida, a única coisa que não vou fazer será não limpar o W.C. De resto vou fazer tudo como sempre fiz.

Espero ter ajudado. Mas faz uma busca na net. Vais encontrar artigos acerca do assunto.

Beijinhos e ronrons para todos.

Patrícia
marques
Membro Júnior
Registado: sexta mai 17, 2002 9:49 am

terça set 10, 2002 8:31 pm

Olá Scooby,eu já estive grávida e na altura pensei muito no tema que tu abordas. Tentei-me informar juntos das minhas amigas e todas me disseram que não me preocupasse pois iria tudo correr bem, uma colega minha na altura tinha duas gatas em casa e ambas dormiam em cima da cama dela , pois daí podiam ver a bébé dela.Segundo a vet me disse é que o mais provavel seria a gata adoptar o bébé, não a proibindo de se aproximar dele, sempre vigiando.Infelizmente não consegui viver a experiencia de mãe com a minha gatinha porque tive de fazer um aborto. Do que eu vivi posso te dizer que tenho a certeza absoluta que ela sabia que eu estava grávida,porque até me dava beijos na barriga, coisa que nunca mais repetiu até hoje. Não te preocupes com este tema, pois os animais sabem muito bem lidar com as crianças, e as crianças adoram animais.
Beijinhos, Rita.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

terça set 10, 2002 8:37 pm

Amigas,
Cada uma deu uma informação ou duas e tudo junto dá o quadro perfeito.
Eu tenho duas filhas já adultas e quando nasceram havia cá em casa gatos e cães (vivo num apartamento de 4 assoalhadas). Sempre foram saudáveis, nada de alergias, de asmas. Tomei todos os cuidados possíveis, teste de imunidade à toxoplasmose, animais vacinados e desparasitados.
Há um cuidado que eu sempre tive e que aqui não vi referir, é que nunca deixei os gatos nem os cães entrarem no quarto dos bebés até eles já terem 8 meses. Razão: O gatinho ou o cão (sobretudo se for de raça pequena) pode deitar-se em cima do bebé e asfixiá-lo.
De resto é escovar os animais com frequência e deixar o amor entre o bebé e o animal crescer.
Já agora uma história: Quando a minha filha mais nova (hoje com 18 anos) tinha cerca de 9 meses e já gatinhava, arranjei mais um cachorro.
Dois dias depois do cão cá estar em casa reparei que assim que punha a comida ao cão (comia separado dos outros) a Lídia ia a correr para perto dele. Não liguei, pensei que achava graça ver o cão comer. Qual não é o meu espanto quando vejo que ela, assim que me afastei, tirou a tijela ao cão e começou a comer a comida dele.
Fui logo telefonar, em pânico, ao veterinário.
Disse ele: O cão está desparasitado? a comida está fresca e limpa? Ela vomitou ou está apática? - Não? - Então minha Senhora, dê mais comida ao cão e feche a sua filha!
A propósito, a comida de cachorro deve ser boa para o cérebro, ela nunca teve uma nega e está a tentar entrar na Faculdade.
Bjocas
gwenevere
Membro Veterano

terça set 10, 2002 8:42 pm

O meu sobrinho Miguel também gostava imenso da ração do cão e passado o pânico inicial o vet disse mais ou menos o mesmo. (era ração)

Depois foi passar a tomar conta dele.

Quanto ao dormirem com ele nunca se chegaram a cabeceira só nos pés e era só uma das gatas. Espertinha assim não era corrida-
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça set 10, 2002 9:22 pm

lizzie Escreveu: Olá estou em situação semelhante e como tal também estou interessada no tema D

Já agora alguém tem informação que pudesse disponibilizar sobre a toxoplasmose?

Obrigado

Lizzie
Oi lizzie... a revista cães e companhia deste mês ( Setembro ) trás um artigo chamado 'toxoplasmose e a gravidez' que penso te deve interessar...
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

terça set 10, 2002 9:31 pm

Olá!

vou tentar fazer um apanhado de tudo o k disseram e alegra-me muito ver k a informação k hoje já circula entre nós é a mais correcta!
fico triste e até revoltada qd ouço dizer k vão dar os animais porke vão ter filhos.... quando não os tinham arranjaram companhia e depois desfazem-se deles...

só um reparo a toxoplasmose não é uma doença viral é uma doença provocada pelo Toxoplasma gondi um parasita intracelular obrigatório. este tem um ciclo de vida assexuado nos mamiferos e aves e um ciclo de vida sexuado nos felinos.

cerca de 90% das infecções adquiridas são assintomáticas ficando o parasita alojado em quistos no sistema nevoso central, constituindo uma infecção crónica latente. se por algum motivo o sistema imunitário fica muito debilitado (sida) pode haver reinfecção com sintomas

os testes da gravidez detectam anticorpos logo se se esteve em contacto com o toxoplasma é se imune se não não se é

em caso se não se ser os cuidados devem começar 6 meses antes de engravidar e prolongar-se durante toda a gravidez. Sim nunca ninguém refere isto, mas é verdade!

não comer carne mal passada (principalmente borrego e porco)
fruta e legumes teem k ser muito bem lavados
jardinagem sempre com luvas
limpar a areia dos gatos igualmete de luvas
lavar as maos antes de comer e de preparar a comida
e beijos na boca dos bichanos tb não

nos EUA estão infectados cerca de 1% dos gatos mas o parasita pode sobreviver no ambiente durante anos até encontrar kem infectar

mesmo k haja infecção durante a gravidez esta é detectada nas análises (k devem ser mensais para kem não é imune) e pode ser tratada

acho k já perceberam a minha indignação com "doentes" k se kerem desfazer do animal tipo boneco de peluche! passo-me

em relação às relações, embora não tenha filhos, sei k é óptimo para ambos (gatos e crianças)
ao contrário do k circula as alergias são menores em crianças k coabitam com animais! não vos deixem convencer do contrário!

primeiro trazer uma peça de roupa do bebé quando ele está ainda na maternidade e dar a cheirar ao gato
deixa-lo inspeccionar o quarto os brinkedos e tudo a k pertença ao menino/a
quando chegarem a casa deixem o gato cheira-lo (beijinhos não convem)
façam tudo como de costume se o gato dorme na cama dos donos deve continuar
até aos 6/8 meses o gato não deve dormir com a criança porke se pode deitar em cima e sufoca-lo, ponham um cobertor com o cheiro do bebe em cima de uma cadeira ao nivel da criança ou outro local k o gato goste e deixem k "cuide do seu sono"
em relação à comida eles vão kerer trocar entre eles!

deixar o gato observar o banho a hora da papa, a muda da fralda, tudo o k ele kiser
tornam-se umas segundas mamãs

quando crescem as crianças teem tendencia a brincarem à bruta os gatos costumam ir para sitios altos para se livrarem das pestes, não atacam!

a minha avó tinha k dar uns tabefes à minha mãe fechada num quarto sem a gata pois cada vez k levantava a mão à menina a gata atacava-a!!!!! mas não era para afugentar a minha avó era mesmo a sério! protegia a minha mãe como se fosse um cão!

ter os animais desparasitados, vacinados e de unhas cortadas

alguma duvida é só dizerem

bjs
piolha
Responder

Voltar para “Gatos”