Operação da minha Clara

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda mai 17, 2004 3:07 pm

Boa tarde a todos!
Gostaria de saber qual a vossa experiência com gatas recém-operadas! A minha Clara foi hoje operada (esterilização) e a veterinária já me ligou a dizer que correu bem para a ir buscar ás 18:30.
Pois bem, como é que as vossas bichinhas reagiram? Assustadas? Feras?...
Elas trazem com o funil? (meu Deus se sim, Ele que me ajude q a Clara destrói aquilo tudo...) Isso é tão chato... não há outra coisa que se possa usar? Acho que já alguém aqui mesmo no forum mencionou uns "fatinhos" para lhes vestir... Bem mas pensando na Clara, funil x fatinho, velha o Diabo e escolha!!

Quem puder diga alguma coisa.
Obrigada! :roll: :|
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mai 17, 2004 3:13 pm

Espero que corra tudo bem!
Se não queres que a gata use o funil fala nisso com a vet quando a fores buscar. Há vets que têm uma rede que tem a forma circular e que dá para fazer automaticamente o fatinho (só se tem com uma tesoura fazer a abertura para a cauda e entrefolhos, e patas).
Tenta mantê-la num sítio tranquilo e vê se ela não faz muitas asneiras pois pode rebentar pontos. O mais iimportante são os 4 primeiros dias que são essenciais para uma boa cicatrização.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda mai 17, 2004 3:20 pm

Olá Jordan
Antes demais , espero que a recuperação da menina corra pelo melhor
Já vi que tem aí uma gatinha "com pelo na venta"
Quando tive a Kikas, ela veio de colete e de fatinho, no 1º dia portou-se muito bem, ainda vinha meio azambuada, mas a partir dai tirou o colete (parecia doida a lutar sózinha com aquilo) e o fatinho, foi um desespero para mim, fazia-lhe o penso 2x por dia, antes de sair de casa e quando chegava. ela que já era meio alucinada, quando foi da operação endoideceu de vez :p :p :p
Depois passou ..ehehehehehh
Mas eu apanhava grandes sustos com ela , pois nunca estava sossegada, e eu a vêr que os pontos rebentavam todos, mas vá lá, aguentaram-se até ao fim.
Jordan
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 3:50 pm

Maluca já ela é, desde pequena; que o meu irmão dizia que ela precisava era de uma "lobotomia" para sossegar... coitadinha que culpa tem ela de não gostar de gente?, depois de ser deitada fora no lixo por duas vezes no dia que nasceu ela não pode ser boa da cabeça, não acham!

Mas já estou a ver que vai ser uma doideira! Deveria haver uma lei que nos permitisse ficar pelo menos 2 dias com os nossos bichinhos recém operados em casa "apoio á família" coisa do género :)

Estou a fazer uma lista das dúvidas que tenho para perguntar ao Vet (poque se me fio na minha memória, fica metade por perguntar) e vou lhe colocar essa questão do fatinho...

Obrigada! ;)
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda mai 17, 2004 3:50 pm

Olá Jordan,

Espero que tudo tenha corrido bem na operação.
Pelo que percebi, nunca esterilizou nenhuma gata, e é natural que esteja preocupado.
Primeiro que tudo, tenha em conta que a anestesia tem efeitos alucinogenicos, e que qualquer barulho, ou luz, a vão incomodar nas primeiras horas. Tenha cuidado porque ela pode até conseguir subir para uma cadeira, mas ao descer, pode-se magoar.
Depois, acontece quase sempre elas vomitarem a anestesia, por isso, não se assuste.
Ah, outro efeito da anestesia é uma redução muito grande da temperatura do corpo, por isso, convém tê-la num lugar quentinho. Se achar melhor usar um aquecedor, use um daqueles a óleo, já que os de ventilação seca-lhes a boca.

No caso da Becas, bastou usar um fatinho desses de rede... Assim, o penso não saiu do lugar...Mas atenção que pode acontecer ela tentar morder o fato e ficar com algum dentinho preso. Tenha isso em atenção...

Nos primeiros dias, o mais provável é ela preferir o isolamento, até porque não sabe bem o que lhe aconteceu... e, enfim, é estranho para ela, que estava bem e agora "acordou" assim, e é estranho para nós...que, pelo menos no meu caso, me senti "culpada" por aquele mal-estar...

É só uma semanita a recuperar e depois, volta tudo ao normal :lol: :lol:

Boa sorte:lol: :lol: :lol:
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

segunda mai 17, 2004 3:51 pm

Espero que tudo tenha corrido bem com a belissima clara ( estive a cuscar no album) e verifiquei que ela deve ser mesmo danadinha...
Fazendo minhas as palavras da Hecep... é tentar mantê-la num local tranquilo, mas por experiencia se ela não conseguir tirar o colar Isabelino até pode ter tendencia para ficar quietinha com aquele corpo estranho á volta do pescoço!!! :o
Depois dê noticias...
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda mai 17, 2004 3:58 pm

Olá Jordan
Também fui agora cuscar as fotos da Clara, uau, desculpe , mas ela tem focinho de doida...ehehheheheehhehe
Não leve a mal, achei-a linda , mas tem um olhar toda vivaça
Jordan
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 4:09 pm

carlapinheiro Escreveu: Olá Jordan,

Espero que tudo tenha corrido bem na operação.
Pelo que percebi, nunca esterilizou nenhuma gata, e é natural que esteja preocupado.
Primeiro que tudo, tenha em conta que a anestesia tem efeitos alucinogenicos, e que qualquer barulho, ou luz, a vão incomodar nas primeiras horas. Tenha cuidado porque ela pode até conseguir subir para uma cadeira, mas ao descer, pode-se magoar.
Depois, acontece quase sempre elas vomitarem a anestesia, por isso, não se assuste.
Ah, outro efeito da anestesia é uma redução muito grande da temperatura do corpo, por isso, convém tê-la num lugar quentinho. Se achar melhor usar um aquecedor, use um daqueles a óleo, já que os de ventilação seca-lhes a boca.

No caso da Becas, bastou usar um fatinho desses de rede... Assim, o penso não saiu do lugar...Mas atenção que pode acontecer ela tentar morder o fato e ficar com algum dentinho preso. Tenha isso em atenção...

Nos primeiros dias, o mais provável é ela preferir o isolamento, até porque não sabe bem o que lhe aconteceu... e, enfim, é estranho para ela, que estava bem e agora "acordou" assim, e é estranho para nós...que, pelo menos no meu caso, me senti "culpada" por aquele mal-estar...

É só uma semanita a recuperar e depois, volta tudo ao normal :lol: :lol:

Boa sorte:lol: :lol: :lol:
Desculpa sou Maria João, falha minha pq já deveria de ter posto o nome na assinatura, para evitar de estar a corrigir os colegas cá do forum!. Mas engraçado tudo pensar que é sou homem até pq em inglês o nome é mais utilizado em mulheres!
Obrigada plas tuas dicas, tou escrevendo tudinho! aquecedor a óleo... tenho que por a caminha dela no chão é que está encima de uma cama, mas o melhor é pôr ao nível do chão para ela não ter dificuldades... tb vou ter de deixar a porta que dá para a varanda aberta, é onde está o WC e o comer dela nós pusemos daquelas portas de vai-vém (mesmo próprias para animais) mas para ela não roçar lá a barriga fica aberta neste primeiros dias... ou então ponho tudo no corredor para ficar mais perto... logo se vê!

Ah! A clara já tem 8 anos e culpada já me sinto desde que soube da operação e cada vez que ela olhava para mim quase nem conseguia fixar os olhos nos dela, ficava realmente envergonhada :oops: pela maldade que lhe ia permitir fazer! :(
Agora então coitadinha, nem sei como encará-la! :oops:

OK! 8)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mai 17, 2004 4:16 pm

Não lhe está a fazer maldade nenhuma, muito pelo contrário. O mais certo é estar a proteger-lhe a saúde e, quem sabe, a prolongar-lhe a vida.
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda mai 17, 2004 4:18 pm

Jordan Escreveu: Desculpa sou Maria João, falha minha pq já deveria de ter posto o nome na assinatura, para evitar de estar a corrigir os colegas cá do forum!. Mas engraçado tudo pensar que é sou homem até pq em inglês o nome é mais utilizado em mulheres!
Obrigada plas tuas dicas, tou escrevendo tudinho! aquecedor a óleo... tenho que por a caminha dela no chão é que está encima de uma cama, mas o melhor é pôr ao nível do chão para ela não ter dificuldades... tb vou ter de deixar a porta que dá para a varanda aberta, é onde está o WC e o comer dela nós pusemos daquelas portas de vai-vém (mesmo próprias para animais) mas para ela não roçar lá a barriga fica aberta neste primeiros dias... ou então ponho tudo no corredor para ficar mais perto... logo se vê!

Ah! A clara já tem 8 anos e culpada já me sinto desde que soube da operação e cada vez que ela olhava para mim quase nem conseguia fixar os olhos nos dela, ficava realmente envergonhada :oops: pela maldade que lhe ia permitir fazer! :(
Agora então coitadinha, nem sei como encará-la! :oops:

OK! 8)
Só pelo album é que vi o seu nome. Peço desculpa. :oops:
A Clara é bem bonita :lol: :lol:
Faz bem em pôr a cama dela no chão, mas olhe que no meu caso, não serviu de nada. Na primeira noite, a Becas fez questão de dormir comigo, entre o edredon e os cobertores, aninhada no meu colo. Acho que era do frio, porque foi a única vez que ela entrou na minha cama e que dormiu acima dos meus joelhos :lol: :lol:
Quanto à casa de banho, há quem tire a parte superior, no meu caso, como a Becas é pequena, bastou tirar a portinha...

Espero ter ajudado :) :)
Jordan
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 4:26 pm

Obrigado a todos(as)!

Vou andando, amanhã dou notícias!!!!

Bjocas ;) 8)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda mai 17, 2004 4:53 pm

Quando a Tchinho foi operada, além da esterilização ta´mbém tirou carcinomas mamários e por isso a operação foi mais complicada e ela ficou com um penso do pescoço até ao rabo, na barriga. :cry:

Mesmo com funil, conseguiu passar o queixo por baixo, lamber o inicio do penso que ficava logo abaixo e começar a arrancar pontos de agrafes :cry: ....

Fiz-lhe uma caminha no chão da sala, eu montei o meu campismo no chão da sala e dormi lá com ela até ela estar boa, sem penso e agrafes :) . A segunda operação, foi em Janeiro, tirar mais carcinomas mamários. Dormiamos de lareira acesa :) , no quentinho e a menina Tchinho, não comia mais nada que jaquinzinhos crus que a minha mãe comprava na peixaria todos os dias :p

Um vez, ainda com funil, penso e agrafes, fugiu pró telhado da churrasqueira e deu um salto para o quintal de um vizinho :evil: .... nem imaginam o circo que foi para a ir buscar :roll: :roll: .... deveria ter seguido a carreira de circo :lol:

Jordan, amanhã dá notícias de como está a Clara :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mai 17, 2004 8:21 pm

o único "drama" que tive com esterelizações, foi com a rita. era doida varrida. antepassada do futurro super mafarrico :D
quando a fui buscar à clínica, já ela estava fresca que nem uma alface. o vet disse para não a deixar ir para o quintal no dia a seguir à operação. pois, fui dar com ela a passear-se pelo muro da ribeira. no 3º dia, arrancou a rede; no 4º foi o fatinho e o penso; no 5º, o vet achou por bem tirar-lhe os pontos :o
com algumas, os pontos eram autoabsorvíveis. um sossego. nunca me lembro de usarem funil. a última levou o penso cosido com os pontos. ao fim de alguns dias, já arrastava pelo chão. nunca rebentaram pontos. à excepção do mafarrico do serafim. mas por outras razões. mas ele também levou uma incisão quase do pescoço à cauda. o fatinho foi para proteger uma ferida enorme junto ao pescoço. nunca mais cicatrizava e teve de ser cosido. o fato não deu grande efeito, por causa da localização da ferida. mas prefiro-o ao funil.
Jordan
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 10:20 am

Mais uma vez obrigada pela vossa colaboração!
A minha Clarinha lá está sozinha em casa hoje o dia todo :cry: ! Tenho o coração nas mãos!

Ontem fui buscá-la ás 18:30 e ainda estava mt zonza da anestesia. A vet fez-me prometer que não a tirava do transportador até hoje de manhã... (foi a condição para a trazer, caso contrário ela passava lá a noite)coitadinha que noite ela teve dentro do transportador sem ir ao wc... enfim! e eu que me deitei ás 02:00 e de hora a hora acordava e ia dar uma espreitadela.
Mas acho que foi melhor assim, hoje ainda não era 7 da matina já eu estava a abrir-lhe a porta, foi disparada ao WC fazer um grande xixi depois ficou por ali na varanda encima de um tapete qd eu passava dava uns miados, mas depois foi andando até o quarto e deitou-se na caminha dela (q tb pus no chão) e ficou lá até eu sair por volta da 8:20 :roll:
Não vomitou, tb não quis comer nada!
Deixei-lhe lá um pouco de comer para ela não se empanturrar e vomitar! Meu cunhado chega por volta das 15h e ficou de passar lá só pra ver se está tudo bem se ela não se pôs a morder ou arranhar as gases do penso!!! Parece que tem uns calções vestidos.... A vet diz que em princípio ela não vai precisar do funil. Amanhã vou lá para fazer o penso, se correr tudo bem, caso contrário ela disse-me pra ir logo lá... :( :?
Tenho o coração nas mãos :cry: :?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 18, 2004 11:27 am

Para já, pela descrição que faz, parece-me que o seu vet é bem competente e sabe o que está a fazer. Vejo por essa ideia de a manter imobilizada e tranquila e por "ameaçar" que não a deixava sair. Está pois em boas mãos.

Tem que lhe dar um tempo para a miúda se recompor. Até pode ser que ela logo já esteja mais animada. Isso depende de gatinha para gatinha.

Vai ver que em menos de nada ela está na maior.
Responder

Voltar para “Gatos”