Dogos Argentinos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 17, 2004 8:21 pm

nelsonk Escreveu:
CindelP Escreveu:
SeaLords Escreveu: Alguém que esteja mais dentro destes assuntos - treinar um Dogo para Mondioring não é brincar com o fogo ?
Boas,

Pessoalmente não acho perigoso, já que parte.se do principio que qualquer cão de mondioring está devidamente sob controle.

O poder da mordida também não me parece que seja impeditivo, já q um dogo e um malionois "de trabalho" têm +- o mesmo poder. De qq das formas, isso já é mais problema do figurante.

O que me "preocupa" será o facto de o dogo ser por excelencia um cão de caça grossa, de tal modo torna.se um pouco anti-natura treina-lo para obediencia.
ó Cindel picardias á parte ñ acha que foi escolher mal o exemplo ou eu li bem e você está a comparar o dogo argentino ao malinois ?

Nelson
Boas,

Igualmente sem picardias, estou sim a comparar o malinois ao dogo.

Sabemos perfeitamente que o dogo tem um enorme poder de agarre e consequeentemente de mordida, mas parece.me que o malinois nisso (poder de mordida) não fica de maneira nenhuma atras, tendo uma mordida muito forte, firme e consistente.

Por exemplo, a nivel das raças que andam a competir em mondioring o malinois é sem duvida o que tem a mordida mais forte (falando no geral, é claro).

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda mai 17, 2004 9:23 pm

Nao estou muito dentro da modalidade de Mondioring, mas de uma coisa tenho a certeza um Dogo Argentino tem mais força na mandibula q um malinois! Ja tive a sorte (azar no ponto de vista de alguns...) de assistir a montarias ao javali com matilhas de dogos e vou dar isto como exemplo
Eu estava por acaso em cima de uma arvore e assisti a dois dogos a imobilizarem um navalheiro (q tinha 89 kg!) os dois em questao de 2 ou 3 minutos! Sei q pode nao ser o melhor exemplo mas deu para eu ver o poder de um Dogo, neste caso 2! É uma coisa deveras impressionante!
Alem disso nao sei qual e o problema q se mete em um dogo ou qualquer raça q seja praticar Mondioring! Se o animal demonstrar capacidaddes e bons resultados nao vejo qualquer impedimento ´na pratica da modalidade... alem disso acho q "rotularam" um bocado as raças, ja q em cada raça a animais com mais aptidão para uma ou outra pratica! Tal como pode haver um bom Dogo a caçar tb pode haver um bom Dogo em Mondioring! Tal como pode haver um Malinois mais dotado para a caça (apesar de nao ser muito normal!) do que um Dogo Argentino...
Um abraço! :)
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda mai 17, 2004 9:31 pm

Não se podem comparar as mordidas do Malinois e do Dogo, não porque um seja mais forte que o outro, mas porque a dentição desenvolveu-se para ser funcionalmente diferente.

O Dogo é dos poucos cães de presa que fecha a boca em pinça (os incisivos superiores fecham no topo dos inferiores) e tem uma dentição menos cortante que o Malinois, em função do agarre. Assim um compensa uma dentição mais de agarre do outro com a capacidade de corte.

Just my 2 cents
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
VeLLiKi
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 9:53 pm

[quote=casadiscaes]
Não se podem comparar as mordidas do Malinois e do Dogo, não porque um seja mais forte que o outro, mas porque a dentição desenvolveu-se para ser funcionalmente diferente.

O Dogo é dos poucos cães de presa que fecha a boca em pinça (os incisivos superiores fecham no topo dos inferiores) e tem uma dentição menos cortante que o Malinois, em função do agarre. Assim um compensa uma dentição mais de agarre do outro com a capacidade de corte.

Just my 2 cents
[/quote]

No o querendo desmentir visto nao ter a certeza absoluta axo q o q esta no estalão do Dogo Argentino como "perfeito" é a mordida em turquês mas apesar disso nao tem bem haver com o facto de ter ou nao a mordida mais ou menos forte q a do Malinois mas sim e tal como referiu na capacidade de agarre do Dogo em relação ao Malinois...

Um abraço!
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda mai 17, 2004 10:20 pm

VeLLiKi Escreveu: No o querendo desmentir visto nao ter a certeza absoluta axo q o q esta no estalão do Dogo Argentino como "perfeito" é a mordida em turquês mas apesar disso nao tem bem haver com o facto de ter ou nao a mordida mais ou menos forte q a do Malinois mas sim e tal como referiu na capacidade de agarre do Dogo em relação ao Malinois...

Um abraço!
pinça é a mesma coisa e foi apenas uma aparte... proporcionalmente todos os cães têm a mesma força, isto sem contarmos com os desvios individuais... um Rambo tem mais força que um Woody Allen e são da mesma espécie. O desenho dos maxilares e a capacidade de corte da dentição, que são características funcionais, são os factores que determinam um melhor ou pior agarre...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

terça mai 18, 2004 10:46 am

Um Dogo Argentino não pode fazer Mondioring pq é "perigoso" demais?? Q raio de argumento é este? Então e os Rotts podem practicar Mondio?? Pq?Não são grandes, poderosos e fortes? Não mordem com força??

Aconselho a fazerem de figurantes num treino de mordida com um Dogo e com um Mallinois e depois digam qual é q morde mais forte...

Esperava vários comentários mas nunca esperava ler neste forum q um Dogo Argentino não pode practicar Mondio pq é "perigoso"...depois admiram-se q criem listas de raças potencialmente perigosas....
VeLLiKi
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 2:50 pm

Essa foi a lei mais estupida feita nos ultimos tempo!
Como e q se pode fazer um "esteriotipo" assim das raças...!?
Pk é q tem la akelas raças e nao tem outras ou melhor! NENHUMAS!
Porque Dogo Argentino e Tosa inu e nao Pastor Alemão e Dogue de Bordeus!? Qual a diferença!? Sao sempre mais perigosas as raças q sao tido como "perigosas" q as outras!?
Eu tou farto de lidar com caes dessas raças e nunca me aconteceu nd! Os unicos caes q me morderam foi um Caniche e um CHIHUAHUA! Entao tb tem q ser considerados perigosos pelo encadeamento de ideias!

:evil: Nao acham!?
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça mai 18, 2004 3:51 pm

Sealords escreveu:
Apenas perguntei porque da mesma forma que ninguém treina Mastiffs ou Dogues Alemães em defesa, por ser demasiado perigoso, também não me parece que esta seja uma modalidade apropriada a um Dogo Argentino. Mas alguém mais competente que discuta o assunto

Sealords, a sua resposta satisfez-me a curiosidade, espero que não tenha levado a mal a minha pergunta, é que como veterinária, criadora de cães, e lógicamente como pessoa interessada na cinófilia, a sua pergunta fez-me pensar que teria conhecimento de algo especificamente nesta raça que a tornásse imprópria para o mondioring.

Baruk escreveu:
Um Dogo Argentino não pode fazer Mondioring pq é "perigoso" demais?? Q raio de argumento é este? Então e os Rotts podem practicar Mondio?? Pq?Não são grandes, poderosos e fortes? Não mordem com força??

Aconselho a fazerem de figurantes num treino de mordida com um Dogo e com um Mallinois e depois digam qual é q morde mais forte...

Esperava vários comentários mas nunca esperava ler neste forum q um Dogo Argentino não pode practicar Mondio pq é "perigoso"...depois admiram-se q criem listas de raças potencialmente perigosas....
Compreendo a sua indignação, a mim também me faz confusão que considerem o dogo perigoso para mondioring, e também me vem logo à ideia a comparação que fez com o rott. Acho que o rott as pessoas já se abituaram a ver no mondio enquanto D.A. nem por isso, acho que quando se começarem a ver mais em provas deste género as pessoas deixem de os achar tão perigosos. ;)
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

terça jun 01, 2004 12:54 pm

Caros amigos,
antes demais gostaria de me identificar. O meu nome é Nuno e possuo o único Dogo Argentino que pratica neste momento Mondioring em Portugal, e segundo me consta o Único até ao momento, é o Urkhan dos Makuas filho do Chacal de la Herencia que tanto é enaltecido neste Forum ;)
Gostaria de tocar em alguns assunto que têm vindo aqui ou ali a ser aboradados por pessoas mais ou menos conehcedoras do que realmente é o Mondioring, os exercícios que este contempla.
A quem comparou um Dogo Argentino com um Malinois, segundo a minha experiência que já não é pouca, e até porque sou figurante tambem e sei "sentir" a mordida de um Malinois de um Dogo Argentino.
É de facto verdade que o Dogo Argentino tem uma das mordidas mais fortes e letais do mundo canino , senão mesmo a mais forte, no entanto ensinar um cão a morder não é Fácil nem para qualquer um, é preciso ter sensibilidade e saber o que es´tá fazer, caso contrário aí sim pode ser perigos. Fazer morder um cão não é enconstá-lo a uma parede bater-lhe à espera que ele morda o figurante, por detraz disto está muito trabalho que quando feito por quem sabe jamais irá colocar a agressividade num cão.

Morder não é agarrar e largar, morder é morder de boca cheia e fixar. Se comparar-mos a mordida , vamos supor de 1 Dogo e de um Malinois que estejam ao mesmo nível de mordidar, é claro que a do Dogo é mais possante, o que é facto é que muito raramente se encontram Dogos a "morder bem" -pena, e sem dúvida que morfológicamente e pela selecção de anos que os malinois tem em cima para esta modalidade, os tornam sem dúvidfa com uma Mordida mais forte que um Dogo Argentino.

Agora certamente que um Javali ou a um Puma terão uma opinião diferente da minha.... ;)

A quem diz que é brincar com o Fogo por um Dogo Argentino a morder só tenho que lamentar, não critico porque quem diz isso demonstra um profundo desconhecimento ácerca da Modalidade e tb acerca do que é o treino de um cão.
O Mondioring é dos Desportos caninos que mais exige ao nível de obediência. O Cão que é ensinado a morder dentro de ring e neste desporto especificamente, fa-lo por prazer e por brincadeira e não por maldade. O Grau de obediência e de controlo no cão, seja ele qual for, para o mandar ao ataque de um figurante e de o mandar parar à ordem é tão grande que eleva a Obediência ao seu Expoente máximo. Para além do mais o Mondioring não se resume a defesa e ataques a figurante, existem outros exercícios tão ou mais bonitos do que uma mordida num figurante.
Bom para além do mais qualquer cão de pratique Mondioring precisa de passar um teste de sociabilidade, aprovado pelo CPC e pelo ministério da Agricultura. O meu cão já passou o teste de Sosiabilidade.
E gostava tb de referir que não é conhecido nenhum acidente com cães que praticam Mondioring, Ring Francês, Belga, Holandes ou outras modalidades de trabalho (RCI). Em todos estes regulamentos os cães estão por diversas vezes em contacto com muitas pessoas e não as podem morder como devem imaginar.

Realmento o Dogo é um cão que pelo seu porte se cansa mais rápido que um malinois, que não tem a elasticidade de um malinois, mas nem por isso deixa de fazer o que faz um Malinois.
Devido à Modalidade possuo hoje um maior poder de contolo sobre o meu cão seja em que situação for, e ainda mais tenho prazer de dizer que o meu cão que foi ensinado a morder, posso deixa-lo em casa de qualquer um de voz e ficar descansado da vida!!!
Bom para terminar gostaria de vos convidar a ver algumas Fotos do meu Cão - Urkhan dos Makuas na prática do Mondiring, iraõ ver outros exercícios que não só morder, como saltos, recusa de comida, etc que só por si elevam o cão a uma obediência extrema e a um controlo total do Dono sobre o Cão. Irão conhecer um pouco tb e para quem sabe pouco da modalidade, o que de facto é o Mondioring.

Visitem:
[b]http://www.dogodosmakuas.com/urkhan_Mondioring.htm[/b]

outras fotos, para quem estiver interessado:
[b]http://www.dogodosmakuas.com/urkhan.htm[/b]

Espero que gostem, e um bem haja para todos e para esta Modalidade apaixonante que é o Mondioring.

Abraço para todos vocês sem excepção!!

;) :x
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

terça jun 01, 2004 1:36 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Aconselho vivamente um saltito ao site www.dogodosmakuas.com :D
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

terça jun 01, 2004 2:38 pm

Imagem
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça jun 01, 2004 8:22 pm

nem comento...
este topic para mim é uma tortura! esta raça até me tira o ar....
a maldita falta de tempo por causa do curso que ñ me dá para acompanhar um cachorro!
mal tiver mais disponibilidade, tenho que ir buscar um cachorro ao Pedro Gonçalves (dogodosmakuas)
conheço 2 dogos argentino de um amigo que o meu pai tem em cumum com o Pedro Gonçalves, e são simplesmente espetaculares, embora um ñ se dê muito bem com os carteiros..lol

espero visitar o canil em breve para ver o melhor dos exemplares na minha opinião (fans do chaka desculpem lá)

o majestoso Jeronimo del baron dos makuas!!!

simplesmente brutal..... :o

Imagem

Imagem

Imagem
ICE-MAN
Membro Júnior
Registado: terça jun 01, 2004 10:27 pm

terça jun 01, 2004 11:03 pm

CARO AMIGO EU PENSO CONHECELO NAO SEI MAS ACHO QUE JA VI O SEU CAO MAS VOCE O TEMPO QUE ESCREVE NAO ME FAZ O MEU SITE SABE QUEM FALA ENTAO AO TRABALHO.
COM QUESTAÔ AO SEU CAO EU POSSO TAMBEM AFIRMAR AQUILO QUE DIS E MAIS POIS EU CONHECO COMO SE FOSSE EU QUE TIVESSE FEITO ESSA CRIANÇA SIMPATICA .
BOA SORTE PARA ELE E UMA BOA CARREIRA. :D :D :D
ICE-MAN
Membro Júnior
Registado: terça jun 01, 2004 10:27 pm

terça jun 01, 2004 11:05 pm

CARO AMIGO EU PENSO CONHECELO NAO SEI MAS ACHO QUE JA VI O SEU CAO MAS VOCE O TEMPO QUE ESCREVE NAO ME FAZ O MEU SITE SABE QUEM FALA ENTAO AO TRABALHO.
COM QUESTAÔ AO SEU CAO EU POSSO TAMBEM AFIRMAR AQUILO QUE DIS E MAIS POIS EU CONHECO COMO SE FOSSE EU QUE TIVESSE FEITO ESSA CRIANÇA SIMPATICA .
BOA SORTE PARA ELE E UMA BOA CARREIRA. :D :D :D
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jun 02, 2004 3:41 am

Fico muito feliz por ver dogos a trabalhar. A selecção baseada só na "beleza" é um grande erro, não só para o dogo como para qualquer raça. Muitos dos ataques caninos são fruro das modas e dessas Pseudo-selecções baseadas apenas em aspectos físicos.

Quanto à perigosidade do dogo na prática do mondioring penso que já tudo foi dito por quem sabe do assunto e nada mais tenho a acresentar.
Penso, no entanto, que há desportos mais adequados à raça, nomeadamente a caça.
O dogo é um cão de caza foi criado prepositadamente para esse fim, prefere atacar javalis a atacar pessoas. Além do mais penso que mondioring é demasiado mecanizado para o dogo. Mas, é claro, que é melhor praticar mondioring do que não fazer nada.

Caro Casadicães essa de que todos têm a mesma força e que a capacidade de presa só depende do tipo de dentição não me convence
Então e a musculatura da mandibula e o instinto psicológico para fazer presa?
Responder

Voltar para “Cães”