susanasaraiva Escreveu:
Um cão de porte pequeno por ex. o caniche acho que dá mais problemas, porque faz muito barulho e incomoda os vizinhos
Pois é, eu que o diga que tenho um aqui no andar de baixo que me dá cabo do juizo.
Muita gente tem a tendência de equacionar a adaptabilidade do cão ao apartamento em função do seu porte, o que é uma grande asneira. Pondo as coisas um pouco nos extremos ou em caricatura, provavelmente é mais fácil ter um dogue alemão num T1 do que um caniche num T4.
Há alguns factores a ponderar, nomeadamente a disponibilidade de atenção dispensada pelo dono e a disponibilidade de o levar à rua no mínimo dos mínimos duas vezes por dia. Se esta condição não for respeitada, a escolha da raça é perfeitamente secundária. Será preferível adoptar um cão a pilhas.
Também se disse aqui outro disparate, que foi o desaconselhar ter mais do que um cão. Eu aconselho exactamente o contrário, desde que se tenha possibilidade para tal, que é ter dois cães, pois mesmo com gente em casa eles sentem-se muito mais acompanhados com "gente" da sua espécie. E quando ficam sós, sem os donos, então nem se fala.
Também se associa o ter-se o cão em casa com a dimensão do apartamento. Claro que este factor tem alguma importância, mas não em absoluto. O cão necessita de espaço, é um facto, mas isso deve-lhes ser proporcionado durante as idas ao exterior, onde eles gostam de explorar, cheirar, enfim, onde eles se sentem mais como cães. Mas em casa eles já não dão tanta importância ao número de compartimentos e respectiva dimensão.
Julga-se de forma generalizada que um cão se viver numa vivenda com jardim ou quintal é mais feliz do que se viver num pequeno apartamento. Quantos e quantos cães vivem abandonados em jardins, deixados pelos donos horas e horas a fio, num stress que mete dó.
Resumindo e concluindo, em primeiríssimo lugar há que equacionar se o futuro dono vai ter disponibilidade para RESPEITAR o cão, proporcionando-lhe as atenções mínimas e o tempo que ele de facto merece. Em segundo lugar, a escolha do cão deve ser feita em função do seu temperamento e não em função do seu porte e, muito menos, em função da moda.
De qualquer modo, o facto de o forista ter colocado aqui a sua questão revela uma preocupação que é de louvar. Oxalá as respostas tenham sido úteis.
Felicidades.