parece que preciso da vossa ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

quinta fev 28, 2002 8:53 pm

Eu infelizmente tenho que cortar os dentes ao meu coelho de 15 em 15 dias, mas esta não é uma situção frequente, porque são os próprios coelhos que os desgastam. Se achas que os teus coelhos precisam de cortar os dentes é melhor procurares um veterinário com experiência nisso porque como deves imaginar não é muito fácil enfiar um alicate na boca de um coelho para lhe cortar os dentes. Eu não conheço bem Braga mas lembro-me de quando passo por aí ver muitas clínicas veterinárias, por issso deve haver aí 1 veterinário que saiba cortar os dentes, e até não é caro pq não é considerado como uma consulta. Eu costumo pagar 2euros mas sei de veterinários que fazem isso de graça.
Em relação ás pessoas não compreenderem o facto de teres coelhos como animal de estimação, sofremos do mesmo mal. Aqui em Lisboa não me acontece muito isso, mas tenho família perto de Braga que ainda não acredita que eu não vou matar o coelho para o comer, e quando eu digo que ele de vez em quando dorme comigo olham para mim como se eu fosse 1 extraterrestre. Mas n já estou habituada...
jufas grandes
funnybunny
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 9:04 am

sexta mar 01, 2002 9:32 am

Não digas mais nada, no outro dia estava a comprar comida para coelhos na loja dos animais, quando entra uma família lá dentro a perguntar se os coelhos que estavam na montra eram bons para guisar... :o
Bom, vou averiguar os veterinários daqui de Braga...Tenho um amigo que é veterinário, mas só lhes costuma dar as vacinas, que eles tomam de 6 em 6 meses.
Houve, há cerca de três anos, um episódio que me marcou muito...A minha irmã tinha um porquinho da índia, que de um dia para o outro não conseguia andar, paracia não ter força nas pernas e estava com muita diarreia. Eram 8 horas da noite e nós estavamos desesperadas, andamos á procura de um veterinário que nos pudesse ajudar, sempre com o porquinho ao colo. Finalmente encontramos um que nos atendia aquelas horas... Quando dissemos o que se passava ele olhou para o bichinho com cara de desprezo e disse "Ah, isto é uma cobaia, estes bichos não servem para nada..." - nós estavamos furibundas, só queriamos é que ele nos pusesse o porquinho bem...Deu-lhe então uma injecção que até me pareceu ser dose para cavalo e disse-mnos para ir para casa.
O porquinho não melhorou, passado meia hora morreu á nossa frente, cheio de espasmos e dores. Nunca mais me vou esquecer desse episódio, e por isso digo, que tomara muitas pessoas serem animais por um dia, para perceberem os mostros que são... :x
Jocas pa ti, bom fim de semana pa ti e pa o teu coelhito
kittiek
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 3:40 pm

domingo mar 03, 2002 8:25 pm

Olha... li aquilo que contaste acerca da atitude desse veterinário e só tenho pena de que na altura não tenhas feito queixa à ordem dos veterinários pq essa atitude é INADMISSÍVEL numa pessoa que supostamente deve GOSTAR de animais... ainda que não goste de todos (pq todos temos as nossas preferências) devia ter tratado o animalzinho o melhor que soubesse e abter-se de fazer comentários desse tipo!
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

domingo mar 03, 2002 8:47 pm

Olá!

Quanto ao temperamento dos coelhos, só tenho a acrescentar que os coelhos mudam de temperamento com a idade e quando vão ficando velhotes, vão ficando cada vez mais rabugentos e por vezes até mordem. Temos que aprender a tratar deles.

Quanto à alimentação é completamente falso que lhes faz mal alimentos verdes. Aliás os coelhos selvagens só se alimentam de alimentos verdes e morfologicamente são iguais. O único inconveniente é que a urina e fezes cheiram mais mal. Devem dar-se aos colhos folhas verdes de couve ou espinafres, cenouras e outros vegetais tudo isto deve ser alternado com ração propria para coelho anão e feno para roedores.

Os dentes só devem ser cortados se crescerem anormalmente e se impedirem o coelho de comer. Devem colocar sempre na gauiola um ramo de arvore (eucalipto, por exemplo) para eles roerem. Se tal não for possivel um bocado de madeira não tratada ou uma pedra de roedores faz o mesmo efeito.

No que diz respeito a veterinários, há dois tipos de veterinários, os veterinários de animais de estimação e os veterinários de gado. Nunca levem os vossos animais de estimação a veterinários de gado porque não serão bem tratados (salvo raras excepções).

Espero que isto ajude. ;)
arquea
Membro

domingo mar 03, 2002 11:25 pm

Fiquei muito feliz por saber que posso dar verduras à vontade ao meu coelho uma vez que ele é louco por salsa e broculos. As cenouras é que ele realmente nunca gostou. Em relação ao problema dos dentes, o meu coelho sofre de facto de um crescimento bastante anormal dos dentes. Já tentei de tudo, inclusive por um ramo de eucalipto na gaiola, mas ele comeu pelo menos metade do ramo, por isso tenho que ter muito cuidado com o que ponho ao seu alcançe. A pedra para os roedores pouco efeito faz...A única solução é mesmo cortar. Eu sei que é um bocado violento para o animal, mas de outra maneira ele não consegue comer.
Em relação aos veterinários, o que te aconteceu funnybunny infelizmente é muito frequente. Uma vez fui com um hamster ao veterinário porque ele ficou com a pata presa num dos fios do ninho que eu comprava na loja dos animais e que supostamente seria seguro, e a pata inchou tanto que estava quase do tamanho dele (ele na altura tinha um mês). O "sanguinário" do veterinário disse-me que logo que ele não tinha solução e que o melhor era mandar abater. Não convencida, e até porque eu tinha um especial carinho pelo bichinho, que vi nascer, fui eu própria à farmácia comprar uma pomada para o inchaço, passei uma semana a tratar dele e a descascar-lhe as sementes que tinha de comer porque ele já não tinha mais forças, mas sobreviveu. É para veres, o amor cura mais que um licenciado que tem a mania que tudo o que é animal pequeno não tem importãncia, logo que não merece viver. Eu corri quase todos os veterinários da minha zona até descobrir um que realmente gostasse de animais... e pelo caminho tive muitas aventuras deste tipo.
Jufas para ti e para os teus coelhos.
funnybunny
Membro Júnior

segunda mar 04, 2002 2:07 pm

Boa tarde a todos!
Espero que tenham tido um bom fim de semana!
Antes de tudo ao Kittiek: Tens toda a razão , na altura só pensava em difamar o veterinário pela cidade toda, mas qd contei o sucedido muitas pessoas queixaram-se do mesmo veterinário, que nunca mais levariam lá os animais. Na altura não pensei que pudesse apresentar queixa na ordem dos veterinários, já tinhamos perdido o Beavis, e pronto... Mas para a próxima, que espero que não aconteça, vou fazer isso mesmo...
Ontem andava á procuara da Tracy, a minha coelhinha, tinha-a deixado no quarto, e quando fui lá nada da Tracy, pensei que sem querer a tivesse fechado na varanda ou coisa do género, procurava e nada...
Estava metida na minha cama, debaixo dos lençois, pronto já são mais uns toodos roídos, eheheh....
Construí , com caixotes vazios, um género de corredor para os meus coelhos brincarem, fiz janelinhas e portas, de forma a encaixar os caixotes uns nos outros e eles adoram andar por lá . Será que há inda mais alguma forma de eles sse divertirem e exercitarem um bocado? Se tiverem ideias digam alguma coisa.
arquea
Membro

quarta mar 06, 2002 6:39 pm

E eles não roem o cartão? Eu gostava de fazer algo assim para o meu coelho, mas já sei que não durava + de 15 minutos...
funnybunny
Membro Júnior

quinta mar 07, 2002 9:45 am

Olha, o primeiro que fiz foi com um caixote grande, tinha dois andares feitos com esferovite e tudo, janelinhas ,portinhas...mas a esferovite foi roída aos poucos e então decidi fazer o tunel, com vários caixotes, e eles adoram . è muito simples e eles parecem adorar. Saltam por cima dos caixotes, correm de um lado para o outro dentro do túnel, etc.
às vrezes é uma seca é tirá-los de lá!!! :)
Olha, descobri um site excelente sobre coelhos, se perceberes bem inglês vai a www.rabbit.org/journal.
Tem todo o tipo de informação e parece-me bastante util.
Beijinhos e dispõe sempre.
arquea
Membro

quinta mar 07, 2002 9:52 pm

Obrigada!!!!! Adorei o site!!!! Em relação à casinha vou seguir as tuas dicas e construir uma. Espero que o meu coelho não a coma...
Beijinhos.
Responder

Voltar para “Exóticos”