A PROBLEMÁTICA DA CAUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PRIAMO
Registado: segunda mai 17, 2004 2:52 pm

terça mai 18, 2004 3:37 pm

Respeitando a opinião de todos a minha é a seguinte: Quando penso num roteweiler ( cada um escreve como quiser e às vezes errar é humano), num Doberman ou num Schnauzer, não me vem à ideia um cão com cauda comprida, mas sim com cauda curta. O corte não tem que ser uma falta de respeito pela raça, agora a nivel de exposições a conversa é outra, o mesmo se aplica quanto à prática do corte em si.Agora é claro que o cachorro pode partir a cauda e não restar mais remédio do que cortar (para bom entendedor...).Quanto à questão da comercialização sempre fui contra, acho que deve haver um apuramento da raça e das linhas de sangue e a comercialização de qualquer raça "estraga" o que criadores tentam fazer. Agora quem comercializa fica sujeito às leis do mercado :!: Minha modesta opinião é que deviam andar mais em cima das ninhadas principalmente de raças como do Rotteweiler, para mais que há um prazo para inspeccionar ninhadas antes de se vender um cachorro por parte do CPC, mas raramente aconteçe. Para mais agora temos a nova lei de raças potencialmente perigosas, o que é uma idiotice.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 18, 2004 5:48 pm

Olá,
O Roteváiler, Rotivailé, rottewweiller, roternauzer ou Rottering é um cão cujo estalão requer que se mantenha a cauda inteira. Independentemente de gostos pessoais, existe um estalão da raça que deve ser respeitado. Pode parecer uma questão de preferências pessoais, mas se começa a haver gente que, por exemplo, acha que os Rottweilers com manchas brancas ou olhos verdes são mais bonitos, já se está a ver onde isto vai parar.
Frequentemente existem Rottweilers anunciados como raros que atraiem a atenção do 'mercado' e alguns 'espertos' até os vendem por preços superiores ao normal. Exemplos disso são os Rottweilers Castanhos e os Rottweilers de pêlo comprido, ambos completamente fora do estalão e indesejáveis. Acha mesmo que deve ser o 'mercado' a ditar as regras?

Eu, pessoalmente não me choca um Rottweiler com cauda, mas confesso que me choca um Dobermann de cauda ou com orelhas caídas. Mais infeliz fico quando na base destas mudanças dos estalões não está nenhum beneficio da raça, mas sim a legislação do país de origem das raças (Alemanha) que proibe o corte de caudas e orelhas. Isto sim será discutível, e poderá debater-se se faz sentido alterar um estalão de raça em todo o mundo em função de uma limitação legal imposta por um determinado país ( e não por questões de funcionalidade da raça ou algo que lhe esteja directamente ligado).
Mas o que é certo é que, independentemente de discussões, opiniões e eventuais mudanças, o estalão actual É ASSIM, e deve ser respeitado.

Cumprimentos
Paulo C.
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

quarta mai 19, 2004 7:48 am

Isso seria o mesmo que vender boxers brancos, dobermans azuis e outros hibridos de cada raça.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta mai 19, 2004 2:51 pm

Mas agora pergunto eu, que sou leiga na matéria.
Formatar uma raça não é "contra natura" isto é "alguem" consensuou que os Dobermans teriam de ter orelhas espetadas e sem cauda...ora eles não nascem assim.

´Porque é que este tipo de conceitos tem aceitação???
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 19, 2004 3:07 pm

[quote=PauloC]
Olá,
O Roteváiler, Rotivailé, rottewweiller, roternauzer ou Rottering

:lol: :lol: :lol:
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2004 3:33 pm

Olá!!

Queria-vos mostrar um exemplo de um Rottweiler com cauda comprida:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_413_20.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_413_19.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_413_18.jpg

Tem apenas 3 meses e tal... É a minha Cadela. Muitas pessoas e amigos, já me disseram para cortar a cauda á cadela, porque fica feio. Se fossemos tirar tudo a um animal que nele fica feio, acho que não deviamos ter cães normais por muito tempo!! E aliás, cauda comprida num Rottweiler adulto ou cachorro, fica sempre bem... Já vi adultos bem bonitos!!

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
palf78
Registado: sexta mai 07, 2004 3:33 pm

quarta mai 19, 2004 4:07 pm

[quote=PauloC]
Olá,
O Roteváiler, Rotivailé, rottewweiller, roternauzer ou Rottering é um cão cujo estalão requer que se mantenha a cauda inteira. Independentemente de gostos pessoais, existe um estalão da raça que deve ser respeitado. Pode parecer uma questão de preferências pessoais, mas se começa a haver gente que, por exemplo, acha que os Rottweilers com manchas brancas ou olhos verdes são mais bonitos, já se está a ver onde isto vai parar.
Frequentemente existem Rottweilers anunciados como raros que atraiem a atenção do 'mercado' e alguns 'espertos' até os vendem por preços superiores ao normal. Exemplos disso são os Rottweilers Castanhos e os Rottweilers de pêlo comprido, ambos completamente fora do estalão e indesejáveis. Acha mesmo que deve ser o 'mercado' a ditar as regras?

Eu, pessoalmente não me choca um Rottweiler com cauda, mas confesso que me choca um Dobermann de cauda ou com orelhas caídas. Mais infeliz fico quando na base destas mudanças dos estalões não está nenhum beneficio da raça, mas sim a legislação do país de origem das raças (Alemanha) que proibe o corte de caudas e orelhas. Isto sim será discutível, e poderá debater-se se faz sentido alterar um estalão de raça em todo o mundo em função de uma limitação legal imposta por um determinado país ( e não por questões de funcionalidade da raça ou algo que lhe esteja directamente ligado).
Mas o que é certo é que, independentemente de discussões, opiniões e eventuais mudanças, o estalão actual É ASSIM, e deve ser respeitado.

Cumprimentos
Paulo C.
[/quote]

Subscrevo na integra todo o conteúdo desta mensagem, o meu rottweiler tem 3 meses e fica muito bem com a cauda, aliás é na cauda que se percebem muitas das reacções de um cão , seja ele de que raça for.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mai 19, 2004 5:54 pm

dougat Escreveu: Mas agora pergunto eu, que sou leiga na matéria.
Formatar uma raça não é "contra natura" isto é "alguem" consensuou que os Dobermans teriam de ter orelhas espetadas e sem cauda...ora eles não nascem assim.

Este tipo de conceitos, tem carácter funcional e não estético.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2004 9:55 pm

casadotrevo Escreveu:
dougat Escreveu: Mas agora pergunto eu, que sou leiga na matéria.

Este tipo de conceitos, tem carácter funcional e não estético.
As primeiras referências modernas ao corte de orelhas datam do Sec IV do "Livro da Caça" de Gaston de Phoebus, e de ilustrações e iluminuras em Livros de Horas (missais medievais) profusamente ilustrados e muitas imagens de cenas da vida campestre e de cenas de caça... era uma particularidade dos cães de presa... uma das primeiras funções do Dobermann era ser cão de "remate" nas matilhas de caça grossa, daí o hábito de lhe cortar as orelhas, e o corte da cauda também surge por essa via (isto nas raças continentais e a título de exemplo.

Já nas raças inglesas, vemos que o corte da cauda surge sobretudo nos cães pastores e nos terriers de caça e por razões diferentes... nos cães pastores teve que ver com uma questão de impostos (os cães eram contados pelo número de caudas e era cobrada uma taxa), nos terriers, a finalidade do corte era dar uma "pega" que permitisse retirar o cão das tocas sem o magoar e ao mesmo tempo que o caçador o segurava de forma confortável.

Nos perdigueiros, bracos e cães aparentados, o corte de cauda surge como uma protecção contra as feridas e golpes que a cauda sofria quando, no acto venatório, os cães tinham de caçar em matas mais densas (os países nórdicos estão a pensar re-introduzir o corte de cauda nos cães de parar devido aos efeitos nocivos que têm podido constatar nos exemplares que caçam desde que tal corte foi proibido.

Just my 2 cents ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Elsa
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 11:16 pm

casadiscaes Escreveu: As primeiras referências modernas ao corte de orelhas datam do Sec IV do "Livro da Caça" de Gaston de Phoebus, e de ilustrações e iluminuras em Livros de Horas (missais medievais) profusamente ilustrados e muitas imagens de cenas da vida campestre e de cenas de caça... era uma particularidade dos cães de presa... uma das primeiras funções do Dobermann era ser cão de "remate" nas matilhas de caça grossa, daí o hábito de lhe cortar as orelhas, e o corte da cauda também surge por essa via (isto nas raças continentais e a título de exemplo.
Olha não sabia disso.... :o

Já agora, Gonçalo, continuando a minha curiosidade...qual é a função de um cão de remate? E porquê o dobermann? Ele não foi criado para defesa pelo Luis Dobermann?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta mai 20, 2004 12:27 am

Elsa Escreveu:
casadiscaes Escreveu: As primeiras referências modernas ao corte de orelhas datam do Sec IV do "Livro da Caça" de Gaston de Phoebus, e de ilustrações e iluminuras em Livros de Horas (missais medievais) profusamente ilustrados e muitas imagens de cenas da vida campestre e de cenas de caça... era uma particularidade dos cães de presa... uma das primeiras funções do Dobermann era ser cão de "remate" nas matilhas de caça grossa, daí o hábito de lhe cortar as orelhas, e o corte da cauda também surge por essa via (isto nas raças continentais e a título de exemplo.
Olha não sabia disso.... :o

Já agora, Gonçalo, continuando a minha curiosidade...qual é a função de um cão de remate? E porquê o dobermann? Ele não foi criado para defesa pelo Luis Dobermann?
Um cão de remate serve para "rematar" a presa, e esta função foi de tal forma importante que aparece na resenha histórica do estalão... o Dobermann foi criado para defesa pelo Luis (mais correcto Ludwig) Dobermann, mas sedo provou a sua competência noutras áreas, nomeadamente como cão plícia, disputando com o Schnauzer Gigante o título de mais antigo cão polícia do mundo (moderno)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quinta mai 20, 2004 1:05 am

Visto o Doberman não ser já um cão de "remate" não há necessidade do corte de orelhas e rabo ;)

Elsa a minha Doberman é igualzinha à do seu Avatar, pelo menos o lindo focinho, só que sem as orelhas cortadas.

E muito sinceramente eu prefiro a Homara sem as orelhas cortadas :D Dá-lhe um ar tão meiguinho. É lindaaaa. e prefiro-a mesmo com cauda. sem cauda não gosto nada de os ver, pelo menos aos Doberman. Os Rott já gosto mais.
Elsa
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 8:37 am

Em termos puramente estéticos prefiro os Dobermann com cauda e orelhas cortadas... o ar meiguinho não me interessa pois a sua função não é ser meiguinho. Se há raça onde estes cortes resultem melhor é nesta. Inteiros parecem outra raça.

Mas gostos são gostos....
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 20, 2004 8:42 am

Não,

Inteiros parecem o que são, com cortes parecem o que não são.

Com orelhas e caudas cortadas estes animais estão disfarçados, fingindo ter um aspecto que não corresponde à realidade.
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

quinta mai 20, 2004 9:06 am

Serão cães espiões ?:D
Responder

Voltar para “Cães”