Passear à trela é ou não obrigatorio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça set 10, 2002 12:40 pm

Olá a todos

Temos que ser sinceros mas, isto do cão ser ..."mansinho"...

Eu não acredito em cães complicados. Acredito sim em donos
complicados.

Senão, imagine-se: tenho um cão que é altamente terroitorial, que não gosta lá muito dos seus congéneres, seria um loucura, levá-lo a passear sem trela!

Embora por vezes, não são os nossos que provocam, mas sim aqueles que os donos acham que, ou por serem peq. ou "mansos" não criam problemas.

Por uma questão de segurança, dentro da cidade, eu concordo c/ o uso de trela.
A questão do açaime, para aqueles que tem a mania de morder tudo aquilo que mexe, é indepensável.
boneca
Registado: quinta set 05, 2002 2:23 pm

terça set 10, 2002 12:45 pm

Normalmente os cães devem andar de trela,só assim em zonas calmas como o alentejo em que os cães já estão habituados desde pequenos a dar voltas na rua e habituam-se entre eles, e há poucos carros ai sim podem andar de trela,agora nas cidades e principalmente se o cão não está habituado a andar solto é melhor andar de trela.
Eu agora quando estive de férias ,também umas das vezes que levei a minha cadela medrosa á rua,apareceu-me um cão que não sei a raça,e era daqueles muito chatos que eu não gostei nada ,porque ele fartou-se de cheirar a cadela ,pos-se em cima dela quase,e a cadela ainda ficava com mais medo e não queria andar,porque ela ao contrário do meu caniche não se atira aos outros.
o meu caniche uma vez também se meteu com um cão na rua,e já estavam quase á briga os dois.
Nas férias,como eu custumava levar os cães á praia e por acaso desta vez não soltei o caniche,mas vi que pessoas que tinham cães grandes soltavam os cães na praia ,mesmo com outros mais pequenos a andar lá ,isso também acho mal feito porque apesar desses cães gostarem de correr e precisarem,é perigoso andarem soltos. :idea:
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça set 10, 2002 1:57 pm

Em Agosto,estava eu numa esplanada à espera de um colega meu que também tem um Pit,quando vejo a chegar um casal com um cãosinho irritante,completamente solto e a ladrar ás pessoas que passavam mais perto,a unica atitude do dono era dizer "ele não morde",esquecendo que mesmo não mordendo o cãosito podia estar a incomodar os outros. Eu por outro lado pensava ainda bem que não vim com o meu pit ,e Deus queira que o meu amigo também não traga o dele ,nisto aparece ele com o seu Pit pela trela. Resultado o cãosito tentou morder o cão do meu colega quando este ia a entrar na esplanada ,o meu amigo pega no seu pit ao colo , vira costas e vai embora para evitar que o pit desse troco ao pequenito,nisto eu levanto-me e vou pagar para ir ter com ele ao outro lado da rua e ouço o dono do minorca a comentar com a mulher "viste ,o nosso é tão feroz que até o dono daquele pegou nele ao colo e foi-se embora com medo".
Ora bem ,se este indivíduo se tivesse apercebido a atitude do meu colega provavelmente salvou a vida do cão dele , se ele tivesse o cãosinho com trela o meu amigo poderia ter entrado na esplanada e tomado café descansado,se calhar assim como outras pessoas passavam bem sem o ladrar histérico e irritante daquele cãosito.
Mas atenção eu não culpo o cão por ter este comportamento ,culpo o dono que como acontece com muitos cães de porte pequeno os mimam demais e não os educam,e é preciso ver que há miniaturas ,que precisam de donos com um pulso mais forte do que muitos cães de porte grande.
A trela é de uso obrigatório e todos nós deviamos respeitar esta lei ,mesmo que o nosso cão não morda pode sempre aparecer um que morde ,e se este estiver atrelado com o dono e o nosso for lá cheirar e for mordido a culpa é nossa pois podiamos ter controlado o nosso e evitado um dissabor se o tivéssemos com trela,além disso haveria menos cães atropelados,menos gatos a ser perseguidos,etc.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça set 10, 2002 3:44 pm

Olá! :)

Embora saiba que o uso de trela é obrigatório, nem sempre o faço.
Quando passeio o Nubi Levo sempre a trela na mão, contudo nem sempre está presa a ele.

Eu prendo o Nubi quando:

num local estranho;
existe um certo nº de pessoas presentes;
existe uma estrada próxima;
não existem cães nas redondezas;

Faço isto porque consigo controlar o Nubi sem trela e estou sempre atento a possíveis situações problemáticas (cães, crianças, carros).

Sempre que vejo algo que possa interferir no ambiente, mando-o sentar e ponho-lhe a trela. Nunca o deixo aproximar-se de um cão/criança/pessoa sem que esteja preso.
Por muita confiança que tenha no Nubi, e mesmo ele sendo uma paz de alma, eu não conheço o que está do outro lado...

Como tal, e porque vivo numa zona muito calma, normalmente o Nubi anda sem trela a meu lado.
Claro que nem sempre foi assim, só comecei a solta-lo depois de ele ter dado muitas provas de obediência.

Levo sempre a trela, agora se a uso ou não depende de muitos factores, mas jogo sempre pelo seguro.

Como em tudo há que ter bom senso e ter espírito cívico.
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

terça set 10, 2002 5:40 pm

Ora o Pit (Keizer) não gostou e bastou uma dentada no pescoço do caniche sacodiu-o e atirou contra um muro (uma cena triste mesmo de terror puro durou tudo uns segundos claro que é dificil controlar um tipo de situação destas) o caniche não se mexeu masi foi ao vet onde acabou por falecer a dona muito escandalizada em histerismo puro (claro como qualquer um) chamou-nos de quanto avia e ainda processou o meu primo e queria por o Keizer para domir, claro sem sucesso e ainda acabou por ter de pagar multa por andar com o cão sem trela... Uma cena triste e de lamentar e de evitar se o canichezinho anda-se de trela
Caro Bulkathos,

Parece-me que o seu amigo também tém a sua quota parte desse infeliz episódio. Aconselho-o a sociabilizar o Keiser e até ter a certeza do temperamento cão, açaimá-lo. Na minha opinião esse Pitbull parece-me demais agressivo para andar aí com as mandíbulas a dar a dar.
Zita
Membro Veterano

terça set 10, 2002 6:39 pm

Olá anavaz,

sei bem o que passa. Tenho 3 Chihuahuas com temperamento Terrier-Like, portanto ladram e atiram-se a todos os cães que aparecem, quanto maiores, pior. Já com gatos e com pessoas são muito sociáveis!

Claro que os passeio c/ peitoral. No entanto já apanhei grandes sustos pois aparecem-me, tal como a si, cães maiores, sem dono e/ou trela.
E nem todos reagem da mesma forma. Embora muitos fujam :lol: há alguns que não acham graça e avançam! Imagine o que é agarrar 3 ao mesmo tempo, e coloca-los o mais alto possível (eu não sou alta)...
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

terça set 10, 2002 7:34 pm

culpa quer dizer andas a passear um cão que não se mete com nenhum outro nem sequer liga vem um chico sem coleira manda uma mordida na pata do cão que querias?! que não liga-se?!, provavelmente não gostou... o isntinto do cão quando agredido é agredir tb, ora dado o tamanho do caniche(5kg e 20cm de puro mimo a mais) e o tamanho do Keizer (uma cão com 50 e tal kg e 68cm de puro musculo) percebe-se que não seja complicado com apenas uma dentada mata-lo... e posso garantir a total sociabilização do Keizer dá-se na perfeição com os meus pastores e com o meu spitz e até mesmo com o meu Pit pois este não lhe mordem... já tentou abrir as mandibulas a um Pit Bull que as serrou numa mordida?! eu já digo-lhe quase impossivél sem um breacking stick... foi tudo horrivel e muito triste e totalmente evitavel se o caniche tivesse trela :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça set 10, 2002 9:02 pm

Caro Bulkathos,

Parece-me que o seu amigo também tém a sua quota parte desse infeliz episódio. Aconselho-o a sociabilizar o Keiser e até ter a certeza do temperamento cão, açaimá-lo. Na minha opinião esse Pitbull parece-me demais agressivo para andar aí com as mandíbulas a dar a dar.
Oh cadworx, que culpa tem o amigo do Bulkathos ?
Porque razao irá o cão andar de açaime ?

Tenho certeza que todos nós, ao passearmos os nossos cães, já nos deparamos com situações desagradaveis. Algumas dessas incluem-se encontros com cães abandonados a querem agredir os nossos cães ou cães a serem passeados sem trela por algum chico-esperto. Quando nos deparamos com algum desses cães, tentamos afastar o nosso cão, mas nem sempre é possivel, especialmente quando o porte do cão á relativamente grande. A culpa aqui recai só e apenas no dono do cão que andava solto !
Tenho igualmente certeza, que qualquer cão ao se sentir ameaçado, preso por uma trela irá tentar reagir, defendendo-se !

Diga-me, se chega-se ao seu pé alguem, e lhe desse com uma tábua pela cabeça abaixo, nao reagiria ? Não iria se defender ?
Da mesma forma, os cães defendem-se !

Se algum cão meu, fosse atacado, reagiria da mesma maneira, e não podia nem iria culpar o meu cão de ter atacado o outro cão !
Na minha opinião esse Pitbull parece-me demais agressivo para andar aí com as mandíbulas a dar a dar.
Porque não ? Enquanto é um pitbull ? Não seja parvo ........
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça set 10, 2002 10:38 pm

Este problema de alguns cães andarem sem trela torna-se muitas vezes complicado... Por exemplo, há mais ou menos 4 anos, estava a minha tia a passear o seu Caniche ( que por acaso não é conflituoso nem refilão) quando um dos vizinhos veio passear o seu rafeiro cruzado de Rafeiro Alentejano que foi adoptado já adulto e ao que parece, (não sei se devido a maus tratos anteriores ou outra situação qualquer, mostra no seu comportamento inconstante alguma agressividade que não se faz transparecer logo à primeira); pois o belo do cão veio à rua sem trela, e veio a correr direito ao Caniche da minha tia....É claro que o abocanhou pelas costas e sacudiu-o com toda a força deixando-lhe duas costelas à mostra :evil: Foi uma sorte o Caniche ter sobrevivido ao ataque e recuperado bem da operação.
Estas coisas estão sempre a acontecer e nem mesmo assim as pessoas se enxergam e tomam de uma vez por todas conciência que nem elas nem os seus animais podem privar as outras pessoas e os seus animais da sua LIBERDADE!
cadworx
Membro

quarta set 11, 2002 8:07 am

Caros amigos:

Parvo é quem tem cães da moda só porque viram na MTV ou seu cantor rap preferido passear-se com um igual. Parvo é quem insulta os outros sem os conhecer de lado nenhum.
Do pouco da vivência e experiência de leitura que tenho sei aperceber-me das "psiques do escritor" e a narração do nosso amigo bulkathos foi tão efusiva que me parece que sentiu um pegueno gáudio pelo cãozinho que só MATA para se defender ter feito o que fez.
Tivemos aqui um caso de um foruense que até pegou no seu cão ao colo para evitar confrontos. Isso sim, é outra das formas de evitar acontecimentos tristes. Estamos todos "lixados" porque o malandro do caniche estava a passear sem trela. E se fosse um cão vadio? Sem dono?
Eu falo por mim. Se um dos meus cães tivesse um comportamento destes eu ficaria deveras preocupado e podem ter a certeza que lhe poria um açaimo até ter a certeza que um episódio destes não se verificaria.

Imaginem o seguinte:
Sabem aquelas criancinhas mal educadas que mal vêm um cão têm logo tendência a pôr a mãozinha? Umas até nem se contentam em pôr só a mão. E se acontecer isto com uma criança. Secalhar poderia ter-se evitado se a criancinha usasse trela.

Por falar em trela. Penso que uma das funções da trela é manter o cão controlado. Quando vejo um cão aproximar-se dos meus, até perceber as suas intenções, "colo" os cães à minha perna e só depois de me aperceber do perfil do cão que se aproxima é que afrouxo ou não a trela.
Se o meu cão for mordido, como já aconteceu, levanto-lhe a cabeça e enxoto o agressor, nem que seja a pontapé.

Mas isso é demasiada responsabilidade para quem usa um cão como quem usa um par de calças "Levis".

Passem bem
Bulkathos
Membro
Contacto:

quarta set 11, 2002 11:28 am

é mesmo parva e idiota pá experimenta pegar num cão com 56kg o peso do keiser 68cm de altura enraivecido a ver se é facil... fiquei profundamente chocado com toda a situação no entanto sei e tenho 101% certeza que a culpa foi da dona que trazia o caniche sem trela e não do Keizer nem do meu primo que o trazia com o estrangulador e trela bem presos... alias digo mais se o keizer não reagisse a agressão se calhar ficava ainda mais preocupado, pois algo se passava de errado... é por cause de pessoas como tu que as raças são rotuladas de perigosas... já vi que percebes tanto de pit bulls como eu percebo de fisica quantica ou pensas que os pit bull são todas mais ao menos do mesmo tamanho com mais ao menos o mesmo peso?! provavelmente o pit bull que foi pegado ao colo
A-era ainda jovem
B-Era da vertente mexicana e portanto de perna curta consequentemente mais baixo e mais leve
Gostaria de a ver pegar no Keizer :lol: um cão que consegue sem dificuldade puxar 1350kg sim 1350kg não 135kg 1350... e isso não é nada comparado com alguns concursos de weight pulling que vi em espanha onde cheguei a ver um Pit puxar 2000 e tal kilos
Perigosos era o caniche que veio ter com um cão 4 vezes maior que ele só para o morder?! bem eu acho que se me aparecesse um individuo 4 vezes maior que eu provavelmente não em aproximaria muito, e muito menos para lhe pregar um murro...
Esta agora tá fixe comparar controlar uma criança com o controlar um cão...
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 11, 2002 12:20 pm

Caro cadworx,
Não vou discutir a agressividade do Pit Bull em causa porque, tal como você, não o conheço.
Não foi uma vez nem meia dúzia que tive de segurar o meu Rottweiler com a cabeça entre as minhas pernas enquanto cães ‘bonzinhos’ se deleitavam a morder-lhe, apenas porque os queridos donos achavam que os cães deles deviam andar soltos. Muitos nem se preocupavam em andar depressa para retirar os seus cães, porque até deviam achar ‘giro’ que os canitos estivessem a ‘atacar’ um Rottweiler de 61 kilos.
Escusado será dizer que o meu cão quando vê alguns desses cães (que infelizmente são reincidentes) até espuma da boca, e estou certo que se apanhasse algum era capaz de causar bons estragos. Já sei que depois era o malvado do Rottweiler ‘assassino’ o culpado de toda a historia, e que devia andar açaimado, e porventura com duas bolas de ferro atadas às pernas de trás e um tronco preso às patas da frente. Eventualmente, nem deveria vir à rua e devia era estar preso numa jaula com barras bem grossas.

Na rua passam carros e camiões, e não é porque malucos se atiram para a frentre deles que estes veículos devem deixar de circular! Antes, devem ser as pessoas ( seja por elas próprias, pelos seus cães ou mesmo pelas suas crianças) que devem ser suficientemente responsáveis para se saberem comportar.

É lógico que os donos de Pit Bull, de Rottweiler, de todas as raças e de SRD’s devem ter cuidado em sociabilizar os seus cães e mantê-los sobre controlo, por forma a evitar acidentes. Mas isto é impossível, com qualquer raça, se andarmos a sociabilizar um cão e este for constantemente atacado, agredido e violentado por outros. Nem as pessoas que, supostamente, são racionais se conseguem conter perante determinadas agressões, quanto mais um cão!!
Se formos falar em prevenção, então isto funciona para ambos os lados, isto é, no caso concreto do Pit e do Caniche, se ambos andassem presos isso seria prevenção mais do que suficiente.
O mesmo se aplicaria ao caso das crianças que gostam de mexer, ou seja, da mesma forma que se ‘atiram’ a um cão desconhecido, também se atiram para o meio de uma estrada ou de uma janela abaixo! É aos pais que compete estarem atentos e vigilantes, não os deixando sem supervisão e educando-os!

O dono de um cão já faz o suficiente mantendo o cão à trela, sob a alçada da sua obediência e tentando sociabilizá-lo o mais possível. QUE TODOS FAÇAM O SEU PAPEL, e isso será o suficiente para que os acidentes não aconteçam. Bastava isto e não seriam necessárias nenhumas Leis estúpidas e discriminatórias de raças supostamente ‘perigosas’.

Infelizmente são preconceitos como os que me parecem ser os seus que estão na origem deste tipo de atitude discriminatória. Se reparar bem nas suas palavras, referiu-se a que o Pitbull lhe parecia demasiado agressivo e deveria andar açaimado, mas não lhe vi referência ao facto do Caniche ser agressivo e que devesse andar açaimado!

Um abraço a todos desde Belo Horizonte – Brasil
Paulo C.
cadworx
Membro

quarta set 11, 2002 12:50 pm

Com que então começou a troca de mimos,

Trate os seus companheiros de copos e bola por tu ou pá porque não me conhece de lado nenhum. Já que gosta de enumerar explicações aqui vai uma pequena lista:

1) Os cães não são considerados perigosos por causa de gente como eu mas talvez por causa de donos irresponsáveis que mesmo quando eles são cachorros acham uma piada enorme quando ele lhes morde as mãos, implica com os outros cães, "O meu cão é muita mau pá", "Ganda dentuça chaval", etc, etc...
Têm cães de grande porte mas falta-lhes o pulso ou a paciência para educá-los a viver em sociedade. Têm pachorra para os pôr a fazer exercício para fortalecer a musculatura (Coisa que eu também faço aos meus) mas para os ensinar a andar e a estar é que deve ser muito careta.
2) Moro numa zona em que os Pitbulls devem nascer nas árvores porque qualquer chungoso tem um. Daqui a um ano temos uma série de cães que nunca foram sociabilizados convenientemente à solta. Gostaria de estar junto de um bicho desses sem trela ou açaimo? Se é inteligente, e eu penso que sim, acho que não.
Não digo que o senhor faça parte deste grupo de chungosos até porque já verifiquei que tem mais que um cão e arranjar um cão só por moda não se encaixa nesse perfil.
3) Quanto à narração efusiva, pareceu-me que sim. Parecia o Jean Claude VanDamme a aplicar um rotativo num chinês. Só faltou o Dolby Surround. Eu provavelmente teria narrado apenas que o Pitbull tinha mordido o caniche e que este tinha morrido. Mas isso sou eu. Felizmente as pessoas não são todas iguais. Uns gostam das coisas práticas e concretas, outras perdem-se em melodramas.
4) 56Kg de raiva parece-me muita raiva para tanta força e isso, a meu ver, é um defeito num cão. Tento que os meus cães não tenham hipótese de exprimir tanta raiva e, se por acaso exprimirem, tomo as devidas precauções para tal não voltar a acontecer.
5) Confesso que o Pitbull não é uma raça que eu conheça muito bem, sei é que tem um temperamento especial mas que com correcta sociabilização é capaz de ficar o mais dócil dos cães. Tudo depende dos donos.
6) Por último quero-lhe explicar o que continha a minha missiva:
O que eu fiz foi aconselhá-lo a colocar um açaimo no cão. Aceita o conselho se quiser. Não deve é disparar só porque alguém lhe deu um conselho que voçê não aceita.
Bulkathos
Membro
Contacto:

quarta set 11, 2002 1:32 pm

O keizer tal como todos os meus cães anda numa escola de obdiência e não demonstra qualquer agressividade a menos que provocado ele não se mete com ninguém mas não gosta que invadam o seu espaço (em relação a cães porque a pessoas o mais certo é prepararem-se para tomar um bom banho de baba) ele anda na boa não rosna não ladra mas se vem algum cão ter com ele, prontos ele não gosta muito mas não morde a não ser que seja mordido ai sim ele dá resposta e nem sempe é possivél segura-lo no meio das pernas, especialmente naquele caso do caniche em que apareceu por trás de uma curva onde não podiamos ver logo não tivemos tempo de reação... desculpe lá se se entusiasmou tanto com a minha narrativa, poça devo ser mesmo muita bom acho que me vou mudar para Hollywood e tornar-me guionista, mas tb dado o cusro que ando atirar tenho a obrigação de produzir narrativas entusiasmantes (direito) se não seria uma seca para o professor ler ensaios de 3 e 4 paginas... Quanto ao adquirir um Pit bull por moda tem razão não fiz nem eu nem o meu primo apenas adoramos esta raça ficamos apaixonados por ela quando a vimos pela 1ª vez à 7 anos numa viagem aos Estados Unidos o meu primo comprou passado dois anos o Keizer em espanha e eu só tive oportunidade de o fazer agora... Agora por açaime no Keizer ou em qualquer dos meus cães?! nopes não é necessário basta estar atento, e que não aparece mais nenhum chico esperto destes...
Sinceramente em termos de agressividade é muito Pior o caniche que se dirigiu ao Keizer para o morder que o keizer que mordeu para se defender, mas agora convenhamos uma mordida de um caniche e de um Pit Bull são muito diferentes...
Bem espero que esteja igualmente exitado com esta minha dissertação é bom saber que tenho esse dom na escrita :lol: :lol: :lol:
cadworx
Membro

quarta set 11, 2002 1:56 pm

Bulkhatos,

Felicidades para o prémio nobel. já estou a ver:
" O evangelho segundo Bullkathos" ;)

Talvez tenha exagerado na interpretação dos factos mas a morte de um ser vivo é sempre algo que não me pôe lá muito bem disposto. E concerteza que a si também não.
Apesar de manter a minha opinião de que se fosse um dos meus cães eu ficaria tão assustado que lhe poria um açaimo até compreender o que tinha acontecido, voçê melhor que eu que esteve lá e conhece o Kaiser sabe que atitude tomar.
Não acredito na teoria das raças perigosas, seria hipócrita se acreditasse porque o Boxer também está na lista negra do Dejecto de lei do PSD mas no sítio onde vivo já vi muitos energúmenos que se aplicam afincadamente em dar razão a ele. São cada vez mais, e um cão desse porte aliado a um cérebro minúsculo é efectivamente perigoso. Quando eu era mais jovem andávamos à porrada com as mãos e às vezes com paus e pedras. Esta malta agora usa cães.
Responder

Voltar para “Cães”