Passear à trela é ou não obrigatorio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sfg
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am

quarta set 11, 2002 2:04 pm

Caro cadworx,

Qualquer cão ao ser atacado defende-se, tem é que ter em consideração que a dentada de um pit ou staff, e.t.c, é diferente da dentada de um caniche, acho que a história que foi contada nada tem a ver com a agressividade do pit mas sim com o facto do caniche andar solto.

Em relação "ao pegar ao colo" acredite que eu não o conseguiria fazer e o meu cão ainda só tem 10 meses.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta set 11, 2002 10:51 pm

Olá a todos

Eu já vi isot em qualquer lado. Não foi c/ um caniche nem c/ um pitt.

Foi c/ um srd e um buceron. O srd foi direito a ladrar ao buceron, e, este último ainda deu à cauda, mas o outro, armou-se aos cucos e... por pouco não batia a bota. Ah, vá lá, o dono do srd, depois da tareia que este levou, ainda se virou para ele e disse: ...é bem feito, tens a mania de te meter com todos! É para aprenderes!".

E acreditem! Lá foi ele à frente do cão, sem lhe ligar nenhuma...pareçe que já era hábito, o cão de vez em quando levar porrada dos outros.
O dono do buceron, além das desculpas, predespos-se a levar o outro ao vet, mas o dono é que não quis.

Isto já se passou à longos anos. Ainda não se houvia nem se sonhava c/ pits em Portugal.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

quarta set 11, 2002 11:30 pm

Boa noite a todos

Por coincidência, hoje estava a pensar seriamente em pôr um tópico acerca das criancinhas que têm comportamentos absurdos na presença de cães, e vi que de facto se falou das "crianças sem trela" que curiosamente foi a expressão que usei ontem quando passeava um dos meus cães (o Dogue).
Este assunto tem vindo a preocupar-me há já algum tempo, porque situações como a de ontem repetem-se inumeras vezes.
Vou com o cão à trela (curta) perto de casa, aparece uma criança que grita a dizer "que parece um cavalo" o cão pára a olhar, entretanto chama outra que vem a correr e quando vê o cão começa aos gritos a dizer que é "grande", não bastando vem um puto de bicicleta que nos passa uma rasa e faz uma travagem de emergência e põe a mão na cabeça do cão... Digam se isto não é demais!!! Felizmente o cão é dócil, mas com tanta confusão de gritinhos, mãos e travagens se uma pessoa se passa... É que nestas situações o cão estar de trela é inútil...
Digam-me pf se sou eu que estou errada ou os pais não deviam ensinar 1ª os filhos a agir de forma mais cordial com os cães em vez de lhes incutir medo de morte (como alguns fazem), ou o Estado em vez de andar a publicar leis de cães perigosos a torto e a direito não devia começar por incluir como formação primária umas pequenas noções de convívio com animais domésticos?!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
joanaguterres
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm

quarta set 11, 2002 11:38 pm

Faço minhas as palavras do mindbullet...
Sei que é obrigatório o uso de trela ou açaime...
Apesar de eu própria andar na rua com a trela na mão, a Alberta raramente a usa porque para onde geralmente vai passear nem sequer tem de atravessar a estrada, vai sempre pelo passeio. Portanto, não há o perigo dos carros!
As crianças, regra geral, gostam dela (puxam a cauda, as orelhas enfim tudo o que apanham à mão e não a largam e ela nem pia :lol: só pede lambidelas).
Para aquelas pessoas que têm fobia de cães (tenho uma vizinha assim) :o basta ignorarem a Alberta porque ela faz o mesmo ;)
A única situação chata era quando a Alberta tinha o cio porque havia uns quantos "chatos" à solta atrás dela.
Quanto a pessoas estranhas, a Alberta é racista :oops: e às vezes ladra (mas nem se aproxima) no entanto com a trela também ladraria...
O único cão nas redondezas que ataca usa SEMPRE trela E açaime pelo que tá tudo sob controle!
Admito que tenho sorte com a vizinhança... :D
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 12, 2002 1:47 am

Bem ,só quero dizer que nunca vi um Pit com 56kg,não digo que não exista,eu apenas nunca vi um ,mas gostava de ver .O maior Pit que conheço pesa 42kg e é bem grande para a raça, o do meu colega pesa 36kg e também é grande comparado com a maioria que anda por aí que pesam na casa dos vinte e tal kilos. Quanto ao pegar o cão ao colo não vejo qual a dificuldade,é evidente que se calhar uma rapariga de 50kg não consegue segurar no colo um Pit com 36Kg ,mas se pensarmos num rapaz de 85 kg se calhar já achamos mais compreensível.
Quanto ao pit bull andar ançaimado por causa das criancinhas não vejo,de uma forma geral, necessidade,visto que estes cães são tão doceis com pessoas que aturam as maiores diabruras por parte dos pequenitos ,e normalmente são tão equilibrados e seguros de sí que acho que poderia caír uma parede ao lado deles que não se assustavam, coisa que me impressionou no meu cão foi um dia na cozinha que eu deixei caír uma bandeja,que fez um estardalhaço incrível,enquanto os SRD fugiam assustadíssimos ,o Pit calmamente foi cheirar a bandeja sem se ter assustado,e quando isto aconteceu ele era apenas um cachorro.
O único problema do pit bull é a sua agressividade para com os outros cães,mesmo com um dono que sociabilize com outros cães um pit atacado por outro cão responde com uma velocidade e uma força surpreendente ,e como já aqui foi dito ,abrir a boca de um pit bull sem um pau de separação é muito mas muito díficil.No entanto também há muitos pits que não fazem mal a cães miniaturas,mesmo que estes lhes mordam ,é como não considerassem como uma ameaça ,e também há muitos que são atacados até por cães maiores e não reagem parece que ficam surpreendidos pela situação ,no entanto depois de um pit bull ter sofrido a primeira agressão responderá sempre de forma violenta a cães que o tentem morder ,ou se aproximem a rosnar.
Última edição por Pin em quinta set 12, 2002 12:09 pm, editado 1 vez no total.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quinta set 12, 2002 11:47 am

Olá a todos,

Grande confusão que por aqui vai.

Sinceramente não condeno o dono do Pitt que matou o Caniche. Um cão como um Pitt, ou qualquer cão de grande porte é muito difícil de controlar numa situação com esta. Muito depende da capacidade de reação do dono mais do que da capacidade de controlo do cão. Como disse anteriormente, já me vi em situações semelhantes como quase todos os forenses que têm cães de raças grandes, mas estou ciente que se alguma vez o Thor fosse atacado por trás por o que quer que seja, a capacidade de reação do cão seria muito superior à minha.

Quanto à questão dos pesos dos cães. Até ter o Thor nunca tinha visto um cachorro Dobermann que com 7 meses pesasse perto de 40 Kg!!! E muitas vezes falava com conhecidos meus que duvidavam seriamente da minha palavra. Penso que tudo depende do criador onde se adquire o cachorro e das respectivas linhagens de onde provém o cão.

Abraços,
Nokio.
Pin
Membro

quinta set 12, 2002 1:10 pm

Eu também não culpo o dono ,que vai na rua com o seu amigo de quatro patas pela trela e este para defender-se de um cão agressivo que anda solto por azar o mata.Primeiro porque esse cão deveria estar com trela ,se a lei fosse cumprida o incidente nem sequer ocorreria(irresponsabilidade do dono da vítima),segundo o cão que está solto deveria saber medir os adversários que escolhe,porque este sempre pode fugir ou ir-se embora ,o cão com a trela não,está preso(irresponsabilidade da vítima).
Como eu não gosto de ver cães magoados ,mesmo aqueles mais irritantes pequenos que estão sempre a tentar fincar o dente em alguma coisa,quando passeio o meu Pit vou sempre com atenção a ver se anda algum cão à solta ,e se vejo um caniche,ou um cão de água ,ou um pinsher ou até mesmo um labrador solto dou meia volta e vou por outro lado no entanto por mais estranho que pareça se vir um root ,ou um dobermam,ou um dog argentino não me preocupo,é que até hoje os unicos que tentaram atacar o meu foram precisamente caniches ou arraçados de caniche,um cão de água,um pinsher de um visinho,um labrador (que eu salvei de levar umas valentes dentadas porque agarrei o meu cão ao colo,como agradecimento ele mordeu-me na perna) e um golden que andava solto na praia.O engraçado é que os das raças tidas como perigosas normalmente estão com trela ,e mesmo quando passam perto não demostram agressividade,até hoje só apanhei um root solto num jardim público e a única coisa que ele queria era brincadeira.
Eu tento sempre evitar situações de risco mas nada me garante que amanhã ao dobrar uma esquina um cão pequeno ataque o meu e eu não tenha tempo de reagir e o meu dê uma dentada no outro,o meu cão não é agressivo,brinca com outros cães e convive bem com eles, mas também não vira as costas a uma agressão.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta set 12, 2002 8:02 pm

Inetc,

Concordo inteiramente contigo em relação às criancinhas, não por medo que o meu cão lhes faça mal ele até as evita porque não gosta muito de catraios mas eu já resolvi parte do problema, quer com crianças quer com aqueles donos que tem a mania de mesmo à trela deixarem o cão deles aproximar-se para cheirar o meu, digo-lhes que o meu está doente com gastrite e que pode ser contagioso :lol: , é remédio santo.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 13, 2002 12:05 am

10 boas razões para ter o seu cão com trela

1º - Carros ganham - cães perdem
2º - Andar é um bom exercicio fisico tanto para si, como para o seu cão
3º - Andar à trela protege vida selvagem
4º - Nem todas as pessoas gostam de um cão estranha à sua frente
5º - Andar lado-a-lado com trela, cria um laço profundo de intimidade e cooperação entre dono e cão
6º - Trelas são baratas - o seu cão é insubstituivel
7º - "Nunca" acontece mais frequentemente do que pensamos
8º - O seu cão pode ser amigavel, mas o meu nao o é !
9º - És responsavel pelos actos do teu cão
10º - É a lei

1- Cars win - dogs lose
2- Walking is a good aerobic workout for both of you!
3- Leashing protects wildlife.
4- Not everyone likes a strange dog in his or her face.
5- Walking with your dog creates a bond between the two of you.
6- Leashes are cheap - your dog is irreplaceable.
7- "Never" happens more often than you think.
8- Your dog may be friendly - mine is NOT.
9- You are responsible for every action your dog takes.
10- It's the law.

Anonymous
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sexta set 13, 2002 10:14 pm

Anavaz,

Essa é uma boa técnica :lol: Vou começar a utilizar, de certeza que (infelizmente) não vão faltar oportunidades!

Os meus cães vão ter a partir de hoje gastrite crónica (e vitalicia!) :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta set 13, 2002 10:48 pm

Olá a todos

Em relação à questão colocada das criancinhas, deixem que lhes diga que, eu tenho 3 filhos e, nenhum deles se aproxima ou mexe em cães que não conheça. Não é que eles tenham medo. Eles sabem, por terem experiência c/ cães, que nem todos eles estão receptivos a serem acariciados e, não se deve forçar qualquer contacto logo de início.

Os cães só atacam qd provocados. Sejam pelos seus congéneres ou por humanos.

Temos que ensinar as crianças a respeitar os animais e a sua privacidade e, somos nós os adultos que temos que lhes dar o exemplo.

Eu sou louca por cães. Até qd vou a conduzir e vejo algum, seja ele de raça ou não (qualquer dia ainda bato). Tive que aprender a controlar-me em relação às festas. Não havia cão que eu visse que não quisesse fazer uma festinha, mas aprendi que isso não é bom. Especialmente aqueles que vão à trela. Podem se sentir ameaçados pelo pouco espaço de fuga, que o rodeia (a trela limita-os) e, por vezes os próprios donos não o conseguem controlar.

Onde eu moro, existe um Rotti que, qd sai à rua c/ a dona, arrasta-a.
Não liga nenhuma aos chamamentos dela.
Eu nem me atrevo a fazer uma festa qd ele está preso. Rosna... e olha-nos com o olhar. Quando está solto, nem pareçe o mesmo.

Felizmente, com o meu cão não tenho problemas. qualquer pessoa (q tenha boas intenções, o cão tb não é parvo), lhe pode fazer uma festa, esteja ele c/ trela ou não.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 14, 2002 9:47 am

Quanto a sermos atacados mais os nossos caes de trela por cães agressivos cujos donos sejam tontos quais as medidas que acham necessárias em termos de protecção ?
Bibocas Escreveu: Olá a todos

Em relação à questão colocada das criancinhas, deixem que lhes diga que, eu tenho 3 filhos e, nenhum deles se aproxima ou mexe em cães que não conheça. Não é que eles tenham medo. Eles sabem, por terem experiência c/ cães, que nem todos eles estão receptivos a serem acariciados e, não se deve forçar qualquer contacto logo de início.

Os cães só atacam qd provocados. Sejam pelos seus congéneres ou por humanos.

Temos que ensinar as crianças a respeitar os animais e a sua privacidade e, somos nós os adultos que temos que lhes dar o exemplo.

Eu sou louca por cães. Até qd vou a conduzir e vejo algum, seja ele de raça ou não (qualquer dia ainda bato). Tive que aprender a controlar-me em relação às festas. Não havia cão que eu visse que não quisesse fazer uma festinha, mas aprendi que isso não é bom. Especialmente aqueles que vão à trela. Podem se sentir ameaçados pelo pouco espaço de fuga, que o rodeia (a trela limita-os) e, por vezes os próprios donos não o conseguem controlar.

Onde eu moro, existe um Rotti que, qd sai à rua c/ a dona, arrasta-a.
Não liga nenhuma aos chamamentos dela.
Eu nem me atrevo a fazer uma festa qd ele está preso. Rosna... e olha-nos com o olhar. Quando está solto, nem pareçe o mesmo.

Felizmente, com o meu cão não tenho problemas. qualquer pessoa (q tenha boas intenções, o cão tb não é parvo), lhe pode fazer uma festa, esteja ele c/ trela ou não.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 14, 2002 10:05 am

Quanto a sermos atacados mais os nossos caes de trela por cães agressivos cujos donos sejam tontos quais as medidas que acham necessárias em termos de protecção ?
Eu, pessoalmente, já me fartei de passar por situações limite com os meus cães por causa de donos ignorantes e que não sabem o que é uma trela. E garanto que é algo dificil controlar um cão de 40 ou 60kg, quando vem outro todo lançado para morder ou para intimidar. Quando isto acontece, das duas umas, e partindo do principio que não tenho hipotese de sair dali, ou dou trela "solta" ao meu cão, na esperança que eles se entendam sem haver necessidade de mostrar os dentes (nao vou por o meu com trela curta, para o outro se satisfazer mordendo-o), ou o outro cão apanha com um pontapé algo forte (mas que não magoe) só para assustar.

Mas, é claro, que estas situações seriam perfeitamente evitaveis, se andassem com os cães à trela, mas como, infelizmente em Portugal, não há respeito pelo outro ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Elsa
Membro Veterano

sábado set 14, 2002 11:47 am

Por acaso eu já fui mordida por um Serra da estrela ( peço desculpa aos serras, mas ali prós meus lados, a maioria tem mau carácter) quando passeava o meu husky pela trela. O serra estava a ser passeado á solta, por um miudo de 12 anos, claro está que veio direitinho meter-se com o meu. Eu já sabendo que o meu não se ia ficar, gritei ao muido para chamar o cão dele e prendê-lo... tá bem tá... já era tarde de mais. Os dois engalfinharam-se a lutar e sem largar o meu da trela ( pois se o separasse sempre o podia arrastar dali para fora), tentei SOZINHA separá-los, pois o puto só olhava cheio de medo. Tive que dar uns pontapés no serra e isso valeu-me uma dentada na perna que até rasgou-me as calças. O que vale é que o serra percebeu o erro e largou tudo. Puxei o meu e fui-me embora pôr o meu cão em casa. Quando voltei para falar com o miudo, claro que já tinha ido embora. O que vale é que o serra não foi fundo, só me arranhou a pele, mas e se tivesse ido?

Hoje em dia vê-se muita gente a passear cães que não controlam e quanto mais perigosos/possantes forem, menos os trazem á trela, ou por não os controlarem fisicamente ( já vi raparigas de 50 kilos serem puxadas tipo trenó por Danois ou Rottweilers, velhinhas com pastores alemães, crianças com molossos.. enfim é o que se queira) ou então porque assim que o seu cão se mete á zaragata com outro ficam histéricos e não fazem nada. Quase que é preciso dar-lhes dois estalos para acordadrem e agarrarem no cão deles, pois uma pessoa a separar dois cães á luta é extremamente esgotante e perigoso.

Enfim haja paciência...
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado set 14, 2002 1:41 pm

Eu também já fui atacada por um cão.
Tinha ido a uma tabacaria aqui perto de casa comprar umas coisas e passei por uma rua onde não estava praticamente ninguém, só um casal sentado numa escadaria com um fox terrier sem trela que apenas usava um peitoral e andava por lá.
Mal entro por essa rua, o cão vê-me e vem direito a mim mordendo-me o sapato. Felizmente bastou uma sacudidela forte que ele largou-me e foi agarrado pelos donos (agarrado, pois eles nem tinham uma trela com eles).
O que aconteceu foi que o cão veio na minha direcção e casal pensou que me vinha cheirar. Eu por acaso percebi logo, porque não estava ninguém na rua e o cão tomou aquilo como território dele e eu era supostamente a "intrusa".

Depois disso os donos pediram imensa desculpa, e disseram que "ele nunca morde", "gosta de mto crianças" etc. etc.
Até me deram o nº telemóvel para se fosse preciso eles pagarem alguma coisa. Felizmente, descalcei-me, e reparei que ele só tinha ferrado os dentes na sola, nem tinha atingido a pele.

A questão é, o que é que se espera de alguém que nem conhece o cão e nem tem trela para o segurar nestes momentos?

Quanto ao tema, uso sempre trela nos meus cães, seja onde for.
Só mesmo em campos onde não se vê vivalma é que os solto.
Responder

Voltar para “Cães”