Que Raça é?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois.
Eu, de vez em quando, fico indignada com a frieza das intervenções do Gary.
Acontece que eu o acho melhor do que se mostra.
Acontece, também, que fiz esta intervenção pelo gosto do argumento.
É que as pessoas se esquecem, muitas vezes, do outro lado da questão - o mundo perfeito é um mundo sem cães.
Ou então com aqueles robôts a imitarem cães.
E é um mundo sem gatos, nem velhos, nem crianças.
Todos são um peso social e uma maçada.
Quem não quer ter maçadas pode-se entreter com um "game boy" ou outro jogo de computador.
Quem gosta de afeições e de vida pois tem de ter maçadas e chatices.
Nada de valor é gratuito.
Eu, de vez em quando, fico indignada com a frieza das intervenções do Gary.
Acontece que eu o acho melhor do que se mostra.
Acontece, também, que fiz esta intervenção pelo gosto do argumento.
É que as pessoas se esquecem, muitas vezes, do outro lado da questão - o mundo perfeito é um mundo sem cães.
Ou então com aqueles robôts a imitarem cães.
E é um mundo sem gatos, nem velhos, nem crianças.
Todos são um peso social e uma maçada.
Quem não quer ter maçadas pode-se entreter com um "game boy" ou outro jogo de computador.
Quem gosta de afeições e de vida pois tem de ter maçadas e chatices.
Nada de valor é gratuito.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Vamos lá explorar um pouco esta sua afirmação:aisd Escreveu: Mas não havendo demais, porquê escolher de raça se os rafeiros são mais espertos, mais saudáveis e igualmente bons cães ?
Os SRD's são:
- "Mais espertos" -

-"Mais saudáveis"-

-"Igualmente bons cães"- Depende o que esperar do cão, e o que considerar um bom cão.
E só mais uma coisa o Lab não é um cão urbano e moderno é sim o cão da moda.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Voltamos sempre ao mesmo.aisd Escreveu: Para garantir a subsistência dos criadores ?

Vou voltar a dizer, aquilo que sempre disse, não conheço nenhum criador de jeito, ligado a uma raça, que trabalhe como deve ser, que tenha lucro com os cães.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Já viram as voltas que este tópico deu? Deu muitas voltas porque há aqui vários assuntos interligados e aos círculos, isto é, toca-se num e passado um bocado toca-se no mesmo. Faz lembrar o "volta o disco e toca o mesmo". Isto ironizando, embora ache o tema interessante comparado com muitos outros. À autora do tópico é que nunca lhe passou pela cabeça que isto ia ter todo este desenvolvimento.
Na minha opinião, ainda bem que assim sucedeu.
Eu já por diversas vezes tenho defendido as intervenções do Gary e desta vez não fujo à regra. Mas não é por ser o Gary ou o fulano ou o sicrano. Nem sequer o conheço pessoalmente. É que mais uma vez ele foi mal interpretado. Usa uns termos muito directos, sem papas na língua e de uma frontalidade que não é muito comum.
Eu já antes, nas primeiras mensagens deste tópico, tinha dito que em países civilizados praticamente não havia cães sem raça definida porque as pessoas aprenderam que a canicultura não deve ser feita ao deus dará e os cães, de raça ou não, não andam pelas ruas a fazer meninos sem qualquer controlo.
Quando o Gary diz que os cães SRD não têm razão de existir, claro que se refere aos FUTUROS e não aos PRESENTES. Certamente que ele não está a defender que se metam os que existem na câmara de gás.
Por outro lado, eu desta vez não estou de acordo com a aisd.
Em mensagens anteriores em que eu confrontei alguns conceitos sobre os cães de raça com o FBC, embora não tenha levado a discussão até ao fim, pois houve uma mensagem que eu tinha alinhavada e que não cheguei a editar, basicamente defendi que houve uma evolução na sociedade urbana, que facilitou o usufruto do cão numa função diferente daquela para que fora criado, a função de animal de companhia.
Lembro-me de o FBC ter comparado o cão de raça ao Jeep, alegando que muitos destes meios de transporte já não eram usados para a função para que foram criados, nunca saindo do asfalto.
Pois é aqui que está o busílis da questão. De facto, o jeep de hoje já não é o que era dantes e (talvez) só muito raramente é usado como carro de trabalho.
E isto porque, mal ou bem, a sociedade de hoje é completamente distinta da de há 30 anos atrás. Mudou e temos que a compreender como ela é e não querer que ela seja como era.
Eu não discuto, porque não sei, se há raças que, tendo sido criadas para uma função muito específica e hoje sejam exclusivamente usadas para companhia, isso seja um completo disparate. Neste aspecto eu e o FBC ácertámos algumas agulhas.
Mas há efectivamente raças, como o whippet, que ganharam um estatuto completamente diferente daquele para que foi criado, exactamente por revelar ser um excepcional animal de companhia.
Até poderei concordar com os exemplos que a aisd deu sobre algumas raças que hoje já não fazem sentido, pela simples razão de as tarefas que deveriam executar já não existirem. Não discuto isso porque não tenho conhecimentos seguros.
Mas haverá outras raças (não sei dar outra que não seja o whippet) que se revelem igualmente com características interessantes para animais de companhia...
Só queria sublinhar isto: sempre defendi que os cães devem ter uma ocupação, uma tarefa, uma brincadeira, um jogo, chamem-lhe o que quiserem, que se aproxime daquelas para que foi criado.
Resumindo e sossegando as consciências: ninguém está contra os SRDs, mas estou perfeita e honestamente convencido de que se não for fomentada ou facilitada ou negligenciada a sua reprodução, o problema do abandono dos cães diminui drasticamente.
Na minha opinião, ainda bem que assim sucedeu.
Eu já por diversas vezes tenho defendido as intervenções do Gary e desta vez não fujo à regra. Mas não é por ser o Gary ou o fulano ou o sicrano. Nem sequer o conheço pessoalmente. É que mais uma vez ele foi mal interpretado. Usa uns termos muito directos, sem papas na língua e de uma frontalidade que não é muito comum.
Eu já antes, nas primeiras mensagens deste tópico, tinha dito que em países civilizados praticamente não havia cães sem raça definida porque as pessoas aprenderam que a canicultura não deve ser feita ao deus dará e os cães, de raça ou não, não andam pelas ruas a fazer meninos sem qualquer controlo.
Quando o Gary diz que os cães SRD não têm razão de existir, claro que se refere aos FUTUROS e não aos PRESENTES. Certamente que ele não está a defender que se metam os que existem na câmara de gás.
Por outro lado, eu desta vez não estou de acordo com a aisd.
Em mensagens anteriores em que eu confrontei alguns conceitos sobre os cães de raça com o FBC, embora não tenha levado a discussão até ao fim, pois houve uma mensagem que eu tinha alinhavada e que não cheguei a editar, basicamente defendi que houve uma evolução na sociedade urbana, que facilitou o usufruto do cão numa função diferente daquela para que fora criado, a função de animal de companhia.
Lembro-me de o FBC ter comparado o cão de raça ao Jeep, alegando que muitos destes meios de transporte já não eram usados para a função para que foram criados, nunca saindo do asfalto.
Pois é aqui que está o busílis da questão. De facto, o jeep de hoje já não é o que era dantes e (talvez) só muito raramente é usado como carro de trabalho.
E isto porque, mal ou bem, a sociedade de hoje é completamente distinta da de há 30 anos atrás. Mudou e temos que a compreender como ela é e não querer que ela seja como era.
Eu não discuto, porque não sei, se há raças que, tendo sido criadas para uma função muito específica e hoje sejam exclusivamente usadas para companhia, isso seja um completo disparate. Neste aspecto eu e o FBC ácertámos algumas agulhas.
Mas há efectivamente raças, como o whippet, que ganharam um estatuto completamente diferente daquele para que foi criado, exactamente por revelar ser um excepcional animal de companhia.
Até poderei concordar com os exemplos que a aisd deu sobre algumas raças que hoje já não fazem sentido, pela simples razão de as tarefas que deveriam executar já não existirem. Não discuto isso porque não tenho conhecimentos seguros.
Mas haverá outras raças (não sei dar outra que não seja o whippet) que se revelem igualmente com características interessantes para animais de companhia...
Só queria sublinhar isto: sempre defendi que os cães devem ter uma ocupação, uma tarefa, uma brincadeira, um jogo, chamem-lhe o que quiserem, que se aproxime daquelas para que foi criado.
Resumindo e sossegando as consciências: ninguém está contra os SRDs, mas estou perfeita e honestamente convencido de que se não for fomentada ou facilitada ou negligenciada a sua reprodução, o problema do abandono dos cães diminui drasticamente.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu não me indignei contra a sua intervenção, mas contra uma que vem na sequência de uma linha de pensamento que me tira do sério.Caras anjaazul e Siioux;
Eu acho que estão a estremar as Vossas posições, aqui ninguém (e falo principalmente por mim) disse que os Rafas estão a mais (aliás eu até tenho 1), o que se disse é que eles nascem sem motivo e não nascem com qualquer objectivo pré-definido, normalmente são resultado de acidentes, ou de ideias vindas da cabeça de gente estúpida.
O facto de aqueles que já existem, terem obviamente direito à vida, não impede que o resto do que foi dito seja verdade.
Acalmem-se, que ninguém quer exterminar os Vossos meninos.
quem me dera que não existissem cães e gatos srd. o que eu não poupava.
eu não vejo sentido nenhum na reprodução dos meus animais. então fazia sentido recolher um e mandar, eventualmente para a rua não sei quantos? mas os outros? os de raça? mesmo os criadores sérios... que garantias têm que sejam bem tratados e que cumpram as funções para que foram criados?
eu de facto, não vejo sentido na existência de muitos cães, gatos, pessoas porque a maioria são fruto do acaso. e não é com "câmaras de gás" que se resolve o problema. é como em tudo, com a evolução e mudança de mentalidades.
também me irrita um bocado o que se passa em certos países civilizados. é tudo demasiado racional, programado, asseptico.... tem vantagens, claro. mas nesses países, não há quem queira adoptar alguns rafeiritos portugas? é que a uniformidade tb. chateia. é sempre bom encontrar a diferença.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Não têm uma garantia absoluta, mas não podemos comparar esta situação com a criação ao deus dará...anjaazul Escreveu: ...mesmo os criadores sérios... que garantias têm que sejam bem tratados e que cumpram as funções para que foram criados?
Pois eu acho que passa por aqui a resolução de muitos problemas ligados não só à canicultura como à própria cinofilia.... é como em tudo, com a evolução e mudança de mentalidades.
Ó anja, isto é o que se chama ser preso por ter cão e por não ter. Não se é perfeito e não se pode ter tudo......também me irrita um bocado o que se passa em certos países civilizados. é tudo demasiado racional, programado, asseptico...
Eu por acaso conheço um caso. Um amigo meu que vive em Londres há muitos anos adoptou uma rafeirinha cá. Aliás, foi a mulher, que é inglesa, que a adoptou e têm-na lá em Londres. Ele inicialmente não queria, mas depois converteu-se... mas não conto mais....mas nesses países, não há quem queira adoptar alguns rafeiritos portugas? é que a uniformidade tb. chateia. é sempre bom encontrar a diferença.
Qualquer dia conto esta história que tem muito que se lhe diga e tem muito a ver com o que se tem tratado neste tópico.
Anja, aproveitei tudinho da tua mensagem. Diz mais coisas para eu responder

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
Se são de raça e já não têm uma função específica, então também podem ser enquadrados na designação «Cães que Deixaram de Ter Sentido de Existir».FAbarm Escreveu: Boa Tarde
Julgo ser bastante fácil enquadrar a designação: "Cães Sem Sentido de Existirem".
Se todas as raças têm ou tiveram uma função especifica é facil perceber que isto não se aplica de forma directa a um SRD.
É apenas a minha opinião
Cumprimentos
Tiago

Ou não dá jeito? Ou parece mal?

Quanto à designação «cães do lixo»... é uma questão de estilo, à minha prefiro chamar Sioux. É mais personalizado...

aisd,aisd Escreveu: Só cães de raça porquê ?
Para garantir a subsistência dos criadores ?
aqui não concordo.
Nem que seja para "exibir", o gosto de cada um por uma determinada raça é sempre válido.
Não é por acaso que se apaixonou pelo labrador e depois do Calvin, comprou a sua Zorra.
Uma raça, mesmo que não desempenhe as suas funções originais, é escolhida (quando em consciencia) pela sua aparencia e temperamento característico.
Há sempre um exagero de quem diz que uma raça que não a tenha utilidade para que foi criada, não deve existir.
Há sempre actividades paralelas que acabam por manter activas as características inatas das raças.
Quanto a subsistencia de criadores... talvez alguns, muitos outros acabam por deixar de criar porque o investimento com a raça, bem como a vontade de ir mais além, os deixam na falência.
Já vi gente com muito boa vontade e conhecimento técnico ficar pelo caminho por pensar 2 vezes. É que o dinheiro não cai do céu e as pessoas podem-se muito bem afundar por causa de uma paixão: Criar o cão perfeito.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
As raças foram-se adaptando aos tempos modernos... ou seria fácil treinar srd's para cães guia? primeiro que se encontrassem os com aptidões naturais para isso ou já se tinha encontrado cura para todos os tipos de cegueira ou quem deles nececitasse não os tinha... com o labrador (e de linhas especificas e sujeito a treino próprio desde muito novo) esse trabalho está simplificado... claro que não é o cachorro criado no vão da escada...topdown Escreveu:Se são de raça e já não têm uma função específica, então também podem ser enquadrados na designação «Cães que Deixaram de Ter Sentido de Existir».FAbarm Escreveu: Boa Tarde
Julgo ser bastante fácil enquadrar a designação: "Cães Sem Sentido de Existirem".
Se todas as raças têm ou tiveram uma função especifica é facil perceber que isto não se aplica de forma directa a um SRD.
É apenas a minha opinião
Cumprimentos
Tiago![]()
![]()
![]()
Ou não dá jeito? Ou parece mal?![]()
Quanto à designação «cães do lixo»... é uma questão de estilo, à minha prefiro chamar Sioux. É mais personalizado..., digno de uma cadela espectacular como ela o é!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cães pastores... ainda há pastores em todos os paises da Europa e ainda utilizam cães, por outro lado aptidões específicas de pastoreio fazem cães especializados em desportos caninos, como seja o caso do Border Collie... Ou os cães de guarda de rebanhos, que numa sociedade moderna e com elevados indices de criminalidade dão excelentes guardas... outras raças, em sociedades em que não se praticam actividades em que utilizem as suas funções específicas - tipo caça à raposa - a preservação do Fox Terrier vale não só pelo excelente trabalho que este cão faz a eliminar ratazanas e outros bichos, como é um excelente cão de companhia, cumprindo assim a sua função social.
Não nos podemos esquecer de uma das raças mais artificiais dos tempos modernos, o Pastor Alemão, que é utilizado por todas as polícias do mundo, não porque seja o melhor cão em actividades específicas, mas por ser o mais homogéneo em todas as actividades policiais.
O srd pode ser giro, até pode cumprir com o que pedimos aos cães modernos que trabalham, mas a selecção em função da "profissão" é onerosa (uma vez que não há tipo definido nem forma de, através de cruzamentos consanguínios, fixar características, são cães que se extinguem e não deixam mais que um benefício transitório durante o seu tempo de vida).
O cão de raça está tipificado, pelo que é possível seleccionar a raça ou raças com aptidões para os trabalhos pretendidos, e por trabalho pode-se entender a sua função social como animal de companhia, sejam características comportamentais e morfológicas ou comportamentais ou morfológicas (o caniche é hipoalergénico, por exemplo).
Numa sociedade moderna, num amanhã que ainda se avizinha lento por estas bandas, o srd não existe por dois factores:
a) mais cuidado na criação e no maneio dos cães bem como uma melhor concencialização dos problemas da reprodução excessiva e do abandono;
b) o entendimento do cão como um animal que mais do que apenas a sua função é um repositório genético de qualidades que vamos precisando ao longo do tempo e com benefícios quer para os animais quer para nós.
Não sou "racista", aliás, e para mim, a grande vantagem do cão de raça sobre o srd é o facto de podermos escolher o cão que mais se adequa à nossa personalidade/condições de vida, de resto têm ambos 4 patas e reacções semelhantes

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Ora aí está a grande confusão.casadotrevo Escreveu:Voltamos sempre ao mesmo.aisd Escreveu: Para garantir a subsistência dos criadores ?![]()
Vou voltar a dizer, aquilo que sempre disse, não conheço nenhum criador de jeito, ligado a uma raça, que trabalhe como deve ser, que tenha lucro com os cães.
Se não fizesse sacrificios pessoais (eu e a minha família, da qual por vezes levo com umas "bocas"), há muito que tinha desistido de criar cães.
Mas isto é um vício (por muito dinheiro que se perca) e a vontade de fazer algo mais além, a esperança na nova ninhada (por muita desilusão que nos traga), o evoluir dos cachorros, etc. é mais forte.
A minha mulher quando está com a "neura", chama-lhe capricho. Se calhar é! E um capricho MUITO caro.
<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Bem, eu já fui acusado no fórums dos pastores alemães pelo inenarrável Jcsousa ( agora também conhecido como noricum04)de não ter animais de qualidade pelo facto de ter animais sem raça definida nas mesmas instalações que os meus Dogues Alemães ( não se leia no mesmo canil individual, mas sim, no mesmo local).
Isso é o mesmo que dizer que um judeu vivendo no apartamento ao lado de um ariano o pode conspurcar...
Isso é o mesmo que dizer que um judeu vivendo no apartamento ao lado de um ariano o pode conspurcar...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Não????casadiscaes Escreveu: Não sou "racista", aliás, e para mim, a grande vantagem do cão de raça sobre o srd é o facto de podermos escolher o cão que mais se adequa à nossa personalidade/condições de vida, de resto têm ambos 4 patas e reacções semelhantes![]()

Também escolho os meus amigos, que serão por certo, diferentes dos seus... acha que «mande exterminar os seus», por poderem não se adequar ao que procuro num amigo?

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Acabei de dar exemplos concretos do porquê da manutenção do cão de raça e da sua utilidade... deu-se ao trabalho de ler ou é apenas idiota?topdown Escreveu:Não????casadiscaes Escreveu: Não sou "racista", aliás, e para mim, a grande vantagem do cão de raça sobre o srd é o facto de podermos escolher o cão que mais se adequa à nossa personalidade/condições de vida, de resto têm ambos 4 patas e reacções semelhantes![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Também escolho os meus amigos, que serão por certo, diferentes dos seus... acha que «mande exterminar os seus», por poderem não se adequar ao que procuro num amigo?![]()
Era só uma hipótese...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

OK
Vou agora fezer um exercicio filosófico que me veio agora à cabeça.
Donos de cães de raça não se ofendam :p , trata-se apenas de uma linha de pensamento a que eu achei graça
- Vou recomendar um filme.
Chama-se "Gattaca" e já deu na televisão portuguesa.
- Vou também recomendar um livro.
Chama-se "Admirável Mundo Novo"
A Uniformização tem como consequência a perda da idêntidade pessoal.
Os cães de raça são uma criação artificial.
A partir do lobo a humanidade modelou os cães a seu belo prazer.
As caracteristicas infantis foram as mais procuradas de forma a criar um novo animal que fosse para sempre sempre criança, que gostasse sempre de brincar, ao contrário do lobo que amadurece e torna-se adulto.
O produto puro é o lobo, o lobo é a raça pura.
Os cães são fragmentos dessa raça. Cada "raça" canina procurou apurar determinadas caracteristicas do lobo, conforme as necessidades dos manipuladores (seres humanos).
Assim um cão de raça é um ser parcial, um fragmento do todo que é o Lobo.
Quando aparece um rafeiro, este rafeiro está mais perto do todo. Um rafeiro está mais perto de ser um animal completo, pois acumula em si várias caracteristicas fragmentares e que no rafeiro voltam a unir-se.
Todos os cães são rafeiros. No entanto, aqueles a que chamam cães de raça são ainda mais rafeiros do que os SRD.

Donos de cães de raça não se ofendam :p , trata-se apenas de uma linha de pensamento a que eu achei graça

- Vou recomendar um filme.
Chama-se "Gattaca" e já deu na televisão portuguesa.
- Vou também recomendar um livro.
Chama-se "Admirável Mundo Novo"
A Uniformização tem como consequência a perda da idêntidade pessoal.
Os cães de raça são uma criação artificial.
A partir do lobo a humanidade modelou os cães a seu belo prazer.
As caracteristicas infantis foram as mais procuradas de forma a criar um novo animal que fosse para sempre sempre criança, que gostasse sempre de brincar, ao contrário do lobo que amadurece e torna-se adulto.
O produto puro é o lobo, o lobo é a raça pura.
Os cães são fragmentos dessa raça. Cada "raça" canina procurou apurar determinadas caracteristicas do lobo, conforme as necessidades dos manipuladores (seres humanos).
Assim um cão de raça é um ser parcial, um fragmento do todo que é o Lobo.
Quando aparece um rafeiro, este rafeiro está mais perto do todo. Um rafeiro está mais perto de ser um animal completo, pois acumula em si várias caracteristicas fragmentares e que no rafeiro voltam a unir-se.
Todos os cães são rafeiros. No entanto, aqueles a que chamam cães de raça são ainda mais rafeiros do que os SRD.

-
- Membro Veterano
Os exemplos são válidos para si, não para mim.casadiscaes Escreveu:Acabei de dar exemplos concretos do porquê da manutenção do cão de raça e da sua utilidade... deu-se ao trabalho de ler ou é apenas idiota?topdown Escreveu:Não????casadiscaes Escreveu: Não sou "racista", aliás, e para mim, a grande vantagem do cão de raça sobre o srd é o facto de podermos escolher o cão que mais se adequa à nossa personalidade/condições de vida, de resto têm ambos 4 patas e reacções semelhantes![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Também escolho os meus amigos, que serão por certo, diferentes dos seus... acha que «mande exterminar os seus», por poderem não se adequar ao que procuro num amigo?![]()
Era só uma hipótese...
E fique lá com a sua falta de educação que eu nunca lhe chamei nomes e não lhe reconheço o direito de me chamar nenhum. Não é preciso saber só ler, convém saber também escrever sem ofender!!!!

Fique bem