Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta mai 19, 2004 10:28 pm

OK 8) Vou agora fezer um exercicio filosófico que me veio agora à cabeça.

Donos de cães de raça não se ofendam :p , trata-se apenas de uma linha de pensamento a que eu achei graça ;)

- Vou recomendar um filme.
Chama-se "Gattaca" e já deu na televisão portuguesa.

- Vou também recomendar um livro.
Chama-se "Admirável Mundo Novo"

A Uniformização tem como consequência a perda da idêntidade pessoal.

Os cães de raça são uma criação artificial.
A partir do lobo a humanidade modelou os cães a seu belo prazer.

As caracteristicas infantis foram as mais procuradas de forma a criar um novo animal que fosse para sempre sempre criança, que gostasse sempre de brincar, ao contrário do lobo que amadurece e torna-se adulto.

O produto puro é o lobo, o lobo é a raça pura.

Os cães são fragmentos dessa raça. Cada "raça" canina procurou apurar determinadas caracteristicas do lobo, conforme as necessidades dos manipuladores (seres humanos).

Assim um cão de raça é um ser parcial, um fragmento do todo que é o Lobo.

Quando aparece um rafeiro, este rafeiro está mais perto do todo. Um rafeiro está mais perto de ser um animal completo, pois acumula em si várias caracteristicas fragmentares e que no rafeiro voltam a unir-se.

Todos os cães são rafeiros. No entanto, aqueles a que chamam cães de raça são ainda mais rafeiros do que os SRD.

8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 19, 2004 10:35 pm

:roll: :o 8)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2004 10:42 pm

Meus caros,
SRD sempre existirão!!!
1º- As sensibilidades cada vez mais apontam para o "mais fraco", o " mais desprezado", etc.. É uma sensibilidade adquirida nas mais recentes gerações. Embora nunca possam entender a luta pela sobrevivencia de antepassados nossos, onde o cão era uma "ferramenta" fulcral, pelo menos (mariquices aparte) há o respeito pelo ser vivo- o cão. E neste caso não importa raça.
Muita gente acaba por cruzar o seu SRD com outro SRD para ter um prolongamento do seu bobi. Depois o SRD descendente acaba por ser completamente do pai/mãe.

2º- Há quem continue a cruzar raças com intuitos funcionais. Por aqui é hábito cruzar podengos com beagles para a caça ao coelho. Dizem que obtêm excelentes resultados, mas apenas na 1ª geração.
Quem for responsável, não cruza os mestiços. Quem não for, acaba por lançar mais uns SRD "no lixo" para as pessoas do ponto acima citado terem mais "sarna" para se coçarem.

E depois continua a saga... Abundandancia de SRDs que pouca gente quer. Canis de associações superlotados, cães para abate nos canis municipais e coisas ainda piores...

Não sou tão radical como o Gary, mas a grande maioria dos SRD não me parece ter grande sentido de existir. A não ser pela diferença, opção de escolha também feita por quem escolhe cães de raça.
Só que na 2ª, têm pelo menos umas luzes, na 1ª, é escuridão.
OK... mas viva a diversidade! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 19, 2004 10:51 pm

Também quero filosofar um pouco...

Existem também várias espécies de lobos e cães selvagens. Aliás todos os canideos derivam de uma antepassado comum pré-histórico que por sua vez deriva de uma célula inicial no dia em que a vida surgiu na terra... essa sim era raça pura!

As raças são variedades... é como um baralho de cartas, baralha e volta a dar. Um SDR é o único exemplar de uma raça. Se alguém achar-lhe piada pode começar a apurá-lo... porque não? Quantas raças não começaram por ser uma mistura de raças? quantas se extinguiram e quantas mais surgirão?

A velha questão de que o meu cão é que é bom, a minha raça é que é boa ou os SDR é que são bons.. é tudo uma discusão estéril. Gostos são gostos e na essência são todos cães.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 19, 2004 10:53 pm

É uma ideia interessante mas o que não consigo perceber é a ânsia de certas pessoas em quere saber que raça esteve na origem de eu cão para o dizer "arraçado de " nem que seja em um dezasseis avos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Guida__F
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 10:56 pm

:lol: E no princípio foi o Big Bang :lol:

Ora Bolas... eu sei que os cães são todos iguais.

O problema é que nem todos pensam assim
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 19, 2004 10:56 pm

Elsa Escreveu: A velha questão de que o meu cão é que é bom, a minha raça é que é boa ou os SDR é que são bons.. é tudo uma discusão estéril. Gostos são gostos e na essência são todos cães.
Grande Elsa é aqui que eu queria chegar mas a minha filosofia é minima ;) é exactamente isso
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta mai 19, 2004 10:57 pm

Guida__F Escreveu: Todos os cães são rafeiros. No entanto, aqueles a que chamam cães de raça são ainda mais rafeiros do que os SRD.

8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
Até achei graça á teoria, mas com esta discordo.
Se todos os cães são rafeiros, seguindo claro a teoria da Guida, os cães de raça têm menos misturas que os cães rafeiros de hoje em dia. Porquê? Porque além de terem as rafeirices dos cães de raça, ainda têm misturas dos cães de raça, o que os torna ainda mais rafeiros que os outros. :lol: :lol: :p
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2004 11:01 pm

Guida__F Escreveu:

Os cães de raça são uma criação artificial.
A partir do lobo a humanidade modelou os cães a seu belo prazer.

As caracteristicas infantis foram as mais procuradas de forma a criar um novo animal que fosse para sempre sempre criança, que gostasse sempre de brincar, ao contrário do lobo que amadurece e torna-se adulto.

O produto puro é o lobo, o lobo é a raça pura.

Os cães são fragmentos dessa raça. Cada "raça" canina procurou apurar determinadas caracteristicas do lobo, conforme as necessidades dos manipuladores (seres humanos).

Assim um cão de raça é um ser parcial, um fragmento do todo que é o Lobo.
Até aqui concordo em pleno!!
Guida__F Escreveu: Quando aparece um rafeiro, este rafeiro está mais perto do todo. Um rafeiro está mais perto de ser um animal completo, pois acumula em si várias caracteristicas fragmentares e que no rafeiro voltam a unir-se.

Todos os cães são rafeiros. No entanto, aqueles a que chamam cães de raça são ainda mais rafeiros do que os SRD.
Agora este raciocínio, confesso que não percebi...

Não se esqueça que temos cães cuja genética foi pouco alterada em relação ao lobo e outras que tiveram introdução de "sangue puro" para formação da raça.
Para mim, quanto mais heterogeneidade no cruzamento de "fragmentos", maior a tendencia de desvio... do original.
Não esquecer que estes "fragmentos" nunca vingariam na natureza se não fosse o Homem...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 19, 2004 11:11 pm

Guida__F Escreveu:
Agora "Cão do Lixo", isso é lá coisa que se chame a um cão?
Bem eu conheço um que era de raça pura e tinha como nome de registo Raispartaocão, por isso ;)
Mas isso foi só para ligeirar um pouco este tópico, que com 14 paginas que eu não li todas, mas parece-me que uma vez mais estão a discutir o sexo dos anjos. Continuem e quando chegarem a uma conclusão, pf digam-me 8)
Isabel
Guida__F
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 11:11 pm

Para quem ainda não percebeu a teoria é baseada num livro que li há alguns anos: "Dorsai" de Gordon R. Dicson (Colecção Argonauta).
Só que neste livro a situação diz respeito aos humanos.

Vamos lá tentar explicar melhor:

O ser puro é o lobo.
A partir do lobo os humanos começaram a fazer experiências de forma a apurar as caracteristicas que desejavam.

Se o lobo tem em si todas estas caracteristicas, o lobo é um ser total, completo.

Os cães de raça, apurados para desenvolver determinadas caracteristicas adequadas a determinadas funções, deixaram de deter todas as caracteristicas do lobo.

Um rafeiro vai acomular em si várias caracteristicas provenientes de raças diferentes, isto é, de especializações diferentes.
Assim o rafeiro vai ser mais multifacetado.
Vai estar mais perto do animal completo que é lobo.
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quarta mai 19, 2004 11:12 pm

:arrow: O que eu não aceito é que os donos dos «de raça» tentem denegrir a imagem e as qualidades dos «rafeiros» desnecessariamente;

:arrow: Os donos de um cão de raça não são donos de um cão mas sim de um Alaskan Malamute, de um Dobermann, de um Pastor Alemão, de um Rottweiller,...

Afinal... Quem gosta, gosta. Enaltece as qualidades do seu animal como se ele fosse único sem precisar de compará-lo aos demais! ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 19, 2004 11:20 pm

topdown Escreveu: :arrow: O que eu não aceito é que os donos dos «de raça» tentem denegrir a imagem e as qualidades dos «rafeiros» desnecessariamente;

:arrow: Os donos de um cão de raça não são donos de um cão mas sim de um Alaskan Malamute, de um Dobermann, de um Pastor Alemão, de um Rottweiller,...

Afinal... Quem gosta, gosta. Enaltece as qualidades do seu animal como se ele fosse único sem precisar de compará-lo aos demais! ;)
Bem tou feliz da minha vida começo a ver que há GRANDES defensores de CÃES que é isso que no fundo conta e não da raça XPTO.

Bravo Paula
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Guida__F
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 11:32 pm

OK ;)

Apresento-vos os Snoopy.
O Snoopy é um rafeirinho lindo, mais lindo que muitos cães de raça.

De facto o Snoopy é melhor que todos os cães de raça porque é único.

Ele é tão lindo e tão único, que todo a gente que o vê não acredita que rafeiro e inventa-lhe uma raça.

Pois roam-se de inveja donos de cães de raça.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

EXISTEM RAFEIRINHOS LINDO E INTELIGENTES....

... E SÃO MODELOS ORIGINAIS, NÃO SÃO FOTOCÓPIAS BARATAS DE SELECÇÕES FORÇADAS.

Cada Rafeiro é único, portanto muito mais valioso.
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quarta mai 19, 2004 11:36 pm

[quote=Siioux]
[quote=topdown]
:arrow: O que eu não aceito é que os donos dos «de raça» tentem denegrir a imagem e as qualidades dos «rafeiros» desnecessariamente;

Afinal... Quem gosta, gosta. Enaltece as qualidades do seu animal como se ele fosse [size=18][b]único[/b][/size] sem precisar de compará-lo aos demais! ;)
[/quote]

Bem tou feliz da minha vida começo a ver que há GRANDES defensores de CÃES que é isso que no fundo conta e não da raça XPTO.

Bravo Paula
[/quote]

É ISSO AÍ ;)

Ana
Responder

Voltar para “Cães”