Viva,
Normalmente a monta custa 300 Euros.
Se o Boxer for Ch. Atibox então o preço pode ser de 500 Eur. (ex. Savério de Soragna, em Madrid) ou 400 (Pierce, na Holanda), existem outros criadores que cobram o que querem e nós pagamos aquilo que eles pedem... (ex. Sr. Tanoni do canil Del Colle dell'Infinito, em Itália).
Os donos dos machos, quando pagos, não tem direito a NENHUMA cria (regra geral tb não querem), elas são sempre do criador, salvo acordo em contrário.
O preço normal (seja Ch ou não) costuma ser 300, mas é uma questão de se perguntar ao dono.
Mais importante que o cão ser CH. é se ele é o BOXER CORRECTO para a sua Fêmea, ou seja, se as caracteristicas dele são suficiente boas para colmatar os defeitos da sua menina (acredite que não existem Boxers perfeitos. Boxers perfeitos, Mamutes, Vampiros e Lobisomens foram todos extintos há uns milénios atrás).
Este ponto é o mais importante da criação de Boxers, ninguém gosta de ter um Boxer parecido com um perdigueiro ou com um S. Bernardo, senão tinham optado por um cão dessas raças... Temos de saber escolher o melhor macho para a nossa fêmea, para dar SEMPRE bons exemplares e não "Oxers" (quando são pequenos parecem Boxers mas depois quando crescem... dão-nos umas desagradaveis surpresas...)
Alguns exemplos?
- Cruzar um Boxer muito prognata com uma femea parecida vai dar Boxers MUITO prognatas, com problemas respiratórios e tudo o que daí advém.
- Cruzar um Boxer com braço curto com uma femea parecida vai dar Boxers que parecem "bulldoguezinhos" quando o pretendido eram Boxers...
- e continua por aí além... além que temos de olhar para o pedigree dos dois progenitores e ver se são minimamente compativéis pois fazer consaguinidades sem se perceber (pelo menos um bocadinho) o que se está a fazer pode dar origem a coisas muito desagradaveis...
Posso dar a minha opinião ?
Junte muito dinheiro pois manter a ninhada durante os dois meses seguintes é MUITO mais caro que isso... junte ao dinheiro da monta aí uns 200-300 contitos... e reze para que corra tudo bem e não haja complicações pois também os Vet's sabem ser muuuuuuito caros...
O piso onde vai ter esses cachorros durante esses dois meses não pode ser escorregadio, evitamos assim que abram patas, fechem quadris ou pior ainda façam Displasia da Anca.
A mãe deve ser desparasitada de acordo com as indicações do seu Vet assim como a ninhada. Prepare-se para não dormir durante 2 ou 3 mesitos (sei do que falo)... ou então coloque a ninhada na rua e prepare-se para uns quantos percalços com os bébés mais pequenos.
Para os pequenos terem registo (LOP) os progenitores devem ter "LOP" e "chip" e deve ir ao CPC (ou ao site deles
www.cpc.pt) levantar os papeis de registo, esses papeis deve ser preenchidos, assinados por ambos os donos dos progenitores e essa incrição deve ser paga. depois com os novos papeis que lá lhe dão, e depois de tudo preenchido e assinado devem esses tb ser entregues e novamente pagos... os cachorrinhos ficam assim com o LOP provisório, depois de devidamente "chipados" leva-se novamente o LOP provisório ao CPC para este passar a definitivo... e paga-se...
Não vou falar de vacinas... a mãe deve estar vacinada e os cachorros também o deverão ser, note que o preço de vacinação para um cão (normalmente as pessoas tem um cão em casa) não é o mesmo que o preço de VÁRIOS CÃES... e prepare-se... pode nascer só 1 ... como podem nascer 10 ou mais... tudo depende do nº de ovulos disponiveis que a femea tiver (assim como da quantidade de espermatozoides saudaveis que o cão produzir).
Quer o tal conselho, bem pessoal ? Não o faça, se o decidir fazer informe-se MUITO BEM e com muitas pessoas (quantas mais opiniões melhor)antes de fazer uma asneira (os humanos são o animal mais especialista neste capitulo: asneiras, basta olhar para o que fizemos ao planeta Terra... isto podia ser um paraíso...)
Qualquer dúvida "apite", os meus contactos pessoais estão no site.
