Petruska, peço desculpa, mas "perdi-me" um pouco na cusquice e não lhe respondi ao post. Mea culpa.
Aqui vai.
A minha gata de exposição toma banho quase todas as semanas. Tem pêlo que nunca mais acaba. Não tem qualquer cheiro. Quando a época de exposições abranda, dou-lhe menos vezes banho. Continua a não ter qualquer cheiro.
Note que os machos, mesmo que tomem banho todas semanas, acabam por cheirar sempre a ... macho.
A tosquia, e isto é apenas a minha opinião, é excelente para nos evitar as chatices da muda de pêlo. Na tosquia de um Persa, quando feita por profissionais, não se toca na cauda, cabeça e "calcinhas". Como já aqui disse, cerca de 1 a 2 meses depois, o pêlo começa a notar-se outra vez e eles ficam muito engraçados, parecem bebés de novo.
Não tosquio os meus exemplares de exposição, mas sei que há criadores que o fazem sem qualquer problema. Umas amigas criadoras, que têm gatos com pelagens impressionantes (quem foi ao CFA em Espinho viu-os de certeza) rapam os gatos de exposição nesta altura.