Pois, eu concordo que se as leis existem, são para serem respeitadas. Mas não há regra sem excepção.
Prefiro ficar com o verdelhão: apanhei-o à mão numa rua envolta de prédios (sem árvores de onde possa ter caído). Por outro lado, e nunca tinha pensado nisso, há uma loja de animais a cerca de 100 m. É possível que tenha fugido. Foi numa sexta-feira e, a loja em causa, costuma receber animais para nos finais de semana.
Só sei que o apanhei e muito provavelmente salvei, pois um pouco à frente estav um cão que podia muito bem comê-lo.
Já o disse no fórum: o meu objectivo era libertá-lo depois de mostrar à minha namorada que estava perto, em sua casa. Assim o fiz, mas o afecto por animais bébés fala sempre mais alto.
Espero ter respondido à tua pergunta.
Não usei nenhuma armadilha, simplesmente encontrei-o no passeio muito assustado. Apanhei-o (à segunda tentativa, pois o pássaro voava pouco e estavassustado sem saber como reagir).
Aliás, quando o quis "soltar" na gaiola (que fui comprar de propósito), foi difícil convencê-lo a largar o meu dedo.
Ps: vou seguir o teu conselho e vou ficar com ele.