Foto do meu verdelhão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

terça mai 18, 2004 6:21 pm

O PROMETIDO É DEVIDO

Sim, agora que jáa descobri uma forma de colocar fotografias on-line, cumpro o que prometi: mostro-vos uma foto do verdelhão de que vos falei.

Informei-me e também sei que ainda é cedo para dizer se é macho ou fêmea. De qualquer forma agradeço a quem me respondeu ou venha a responder.

Imagem
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta mai 20, 2004 1:27 pm

Devo dizer que esa cria de Verdilhão (Carduelis chloris) está em situação ilegal.
De acordo com a Directiva Aves e a Convenção de Berna, esta e outras espécies constam dos respectivos anexos.
De acordo com a legislação referida atras, é proibida a sua detenção ou comercialização, salvo por licença a emitir pelo ICN.
Como já há uns bons anos que foi deixado de emitir licenças, bem como quotas de captura, o animal está ilegal.
A não ser que se prove que tenha nascido em cativeiro de pais legalizados.

Quanto ao sexo, e tratando-se de um juvenil, a melhor forma de saber é a seguinte:
Macho- as rectrizes apresentam amarelo nos 2 lados da pena (exterior e interior)
Femea- as rectrizes apenas apresentam amarelo no lado exterior da pena.

Espero ter ajudado.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quinta mai 20, 2004 2:23 pm

:o

Muito obrigado pela informação. Desconhecia que era ilegal ter verdelhões. Agora vou ter de conversar com a minha namorada para decidirmos o que fazer. É pena, porque gostamos muito dele e está cada vez mais "esperto".

Tchau.
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta mai 20, 2004 2:51 pm

Olá!
Mas o passarinho nasceu aí em casa? Como é que o arranjaste?
De qualquer forma, agora o bichinho já está habituado a que o alimentem, na minha opinião se ele for solto pode não conseguir arranjar comida sozinho e morrer...Será que a lei é mais importante que a vida de um animal?
jah
Membro
Contacto:

quinta mai 20, 2004 5:00 pm

:o
Pois, eu concordo que se as leis existem, são para serem respeitadas. Mas não há regra sem excepção.

Prefiro ficar com o verdelhão: apanhei-o à mão numa rua envolta de prédios (sem árvores de onde possa ter caído). Por outro lado, e nunca tinha pensado nisso, há uma loja de animais a cerca de 100 m. É possível que tenha fugido. Foi numa sexta-feira e, a loja em causa, costuma receber animais para nos finais de semana.

Só sei que o apanhei e muito provavelmente salvei, pois um pouco à frente estav um cão que podia muito bem comê-lo.

Já o disse no fórum: o meu objectivo era libertá-lo depois de mostrar à minha namorada que estava perto, em sua casa. Assim o fiz, mas o afecto por animais bébés fala sempre mais alto.

Espero ter respondido à tua pergunta.
Não usei nenhuma armadilha, simplesmente encontrei-o no passeio muito assustado. Apanhei-o (à segunda tentativa, pois o pássaro voava pouco e estavassustado sem saber como reagir).
Aliás, quando o quis "soltar" na gaiola (que fui comprar de propósito), foi difícil convencê-lo a largar o meu dedo.:lol:

Ps: vou seguir o teu conselho e vou ficar com ele. ;)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta mai 20, 2004 9:01 pm

Ainda bem!!!!!! Que susto :( tadinho do passarinho que não tem a culpa de estar ilegal...é bom saber que ele vai ser bem tratado e amado nessa casa! beijinhos e boa sorte com o pequenito :lol:
Responder

Voltar para “Aves”