Todos os caes mudam o pelo, ou há excepçoes ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta mai 21, 2004 9:56 am

Caros foristas,

E possível existirem cães que não mudam o pelo?
Eu pergunto isto porque no caso da minha cadelinha, a Rita não noto que lhe caia o pelo quando a penteio.
Já o Snoopy quando o escovo, fica sempre pelo morto agarrado á escova.

Depois acontece que o pelo da Rita , que tem fios muito compridos tem esses fios com metade de uma cor , e outra metade de outra cor.
E estranho mas eu explico : cerca de 4 cm junto á ponta do pelo, este é identico ao que tinha em bebé tem cor preta e é baço , enquanto que cerca de 6 cm a partir da raiz este é de cor cinza claro e tem muito brilho, por isso é que eu acho que ela não muda o pelo. Isto é normal ?
O que é que acham ?
Embora não fosse muito do meu agrado, porque ela é muito linda com o pelinho comprido, estou a pensar seriamente em tosquiá-la para ver se ela fica toda da mesma cor.
O que é que me aconselham a fazer ??
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta mai 21, 2004 10:02 am

Os Yorkies não mudam o pêlo, assim como os cães de pêlo cerdoso, os pêlos mortos não caiem, têm de ser arrancados, o pêlo nasce, cresce e morre no folículo piloso.

Não sei se serão só os Yorkies ou todos os cães com o mesmo tipo de pêlo, comprido e liso. Esperemos que mais alguém se pronuncie. ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 21, 2004 4:03 pm

Os cães nus também não largam pelo. ;) :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta mai 21, 2004 4:41 pm

Pois é Fang, alem de nao largarem pelo, deve ser uma maravilha
dar-lhes banho....e enxugá-los...
Que inveja.......
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

sexta mai 21, 2004 9:40 pm

Os yorkies não mudam de pêlo! Uma das muitas vantagens da raça... :lol:
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado mai 22, 2004 12:55 am

Os cães que não têm sub-pelo não têm muda. Que é o caso dos caniches, yorkshires, cães d' água ;) , etc. Também não têm queda, e se isso acontecer é porque algo não está bem.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 22, 2004 9:06 am

isabelnobre Escreveu: Os cães que não têm sub-pelo não têm muda. Que é o caso dos caniches, yorkshires, cães d' água ;) , etc. Também não têm queda, e se isso acontecer é porque algo não está bem.
Hummm.... não é bem assim.
O whippet não tem sub-pêlo, mas o pêlo normal cai. Mas cai naturalmente e não por motivos de doença. Cai e de que maneira!!! :lol:
Já se falou nisto aqui noutros tópicos e lembro-me vagamente de se terem referido outras raças que também não têm sub-pêlo, mas em que a renovação do pêlo é feita muito naturalmente pela sua queda e nascimento de um novo pêlo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mai 22, 2004 9:21 am

E Bobtail tem sub-pêlo mas não tem muda.

Acho que será difícil arranjar uma regra. Tem que se ir raça a raça (ou grupos de raças).
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado mai 22, 2004 1:50 pm

SeaLords Escreveu: E Bobtail tem sub-pêlo mas não tem muda.

Acho que será difícil arranjar uma regra. Tem que se ir raça a raça (ou grupos de raças).
Sealords quando estava a escrever a mensagem lembrei-me do bobtail, mas como não tinha a certeza não o mencionei. Sei que tem sub-pêlo, mas não me lembrava se tinha muda ou não. :oops: Achava que não, uma vez que o pelo cresce e cresce mas não quis mencionar.

Quanto ao whippet, não sabia que não tinha sub-pêlo. Pensei que tivesse, como tem o pelo curto.

Seja como for raça a raça seria melhor, porque grupos de raça arranja-se sempre alguma excepção.
Responder

Voltar para “Cães”