sábado mai 22, 2004 3:37 am
Guloseimas- Banana, maçã, cereais,ferretone,queijo,carne ou frango ou fígado mas cozidos(crus podem causar-lhes bichas), em troços pequeninos para não se engasgarem nem causarem obstruções intestinais.
Leite, vulgarmente causa diarreias, só se for uma colher de chá.
Mas cada furão tem o seu gosto próprio e que varia. Hoje gosta mas amanhã já não.
Para dormir aconselho uma cama suspensa na gaiola, tipo rede e depois uma toalha por cima para ele se esconder, isto se não tiver redes já cobertas.E no inverno costumo colocar por cima da cama que já é coberta, uma toalha para ficar mais quentinho.
Eles aguentam melhor o frio que o calor. Atenção que o máximo de temperaturas que eles aguentam é de 26 ou 28 graus. Eu já escrevi aqui essa informação há pouco tempo.
Com o frio correm risco de gripe, inclusive podem pegar de nós e vice-versa.
Com o calor correm risco de desidratação, que lhes pode ser mortal.
O sol não lhe deve dar directo e se está muito calor convém colocar uma ventoinha virada para o ar(nunca directa a ele) para refrescar o ambiente e talvez um guarda sol.
Não esquecer que devem ter sempre água e comida à disposição.
No chão da gaiola do Opale, eu optei por não colocar nada.
Na caixinha wc, coloco areia de gato que absorve a urina. Mas cuidado com a qualidade dessa areia. Se se desfaz em pó, ele pode ser alérgico ou ir-lhe para os pulmões. Se é a de bolinhas , ele pode engulir. A melhor é uma grossa transparente, mas não sei o nome. No início vai ter de fazer experiências conforme o comportamento dele. Mandei vir agora uns sacos de papel reciclado próprios para eles.
Já leu o tópico das FAQ'S? Tem lá os sites portugueses com informações que é conveniente os futuros donos lerem.
MHZ