?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Acrata
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 11:33 pm

sexta mai 21, 2004 5:08 pm

Olá a todos :D
tenho umas perguntas, que talves me possam responder
gostaria de saber o que é que dão como guloseimas aos vossos furaninhos, porque pelo que sei há comida que lhes faz mal, como o leite e vegetais em excesso.
Pelas fotos que vi nos fundos das gaiolas colocam-se panos e mantas, que outros materiais são usados?
Na varanda onde vou por o alojamento da Bruma tenho vindo a reparar que no inverno é um pouco fria e no verão quente, será que isso não pejudica o furanito?de qualquer forma acho que uns panos resolvem o assunto.

Aguardo noticias
Tiago
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mai 22, 2004 3:37 am

Guloseimas- Banana, maçã, cereais,ferretone,queijo,carne ou frango ou fígado mas cozidos(crus podem causar-lhes bichas), em troços pequeninos para não se engasgarem nem causarem obstruções intestinais.
Leite, vulgarmente causa diarreias, só se for uma colher de chá.
Mas cada furão tem o seu gosto próprio e que varia. Hoje gosta mas amanhã já não.
Para dormir aconselho uma cama suspensa na gaiola, tipo rede e depois uma toalha por cima para ele se esconder, isto se não tiver redes já cobertas.E no inverno costumo colocar por cima da cama que já é coberta, uma toalha para ficar mais quentinho.
Eles aguentam melhor o frio que o calor. Atenção que o máximo de temperaturas que eles aguentam é de 26 ou 28 graus. Eu já escrevi aqui essa informação há pouco tempo.
Com o frio correm risco de gripe, inclusive podem pegar de nós e vice-versa.
Com o calor correm risco de desidratação, que lhes pode ser mortal.
O sol não lhe deve dar directo e se está muito calor convém colocar uma ventoinha virada para o ar(nunca directa a ele) para refrescar o ambiente e talvez um guarda sol.
Não esquecer que devem ter sempre água e comida à disposição.
No chão da gaiola do Opale, eu optei por não colocar nada.
Na caixinha wc, coloco areia de gato que absorve a urina. Mas cuidado com a qualidade dessa areia. Se se desfaz em pó, ele pode ser alérgico ou ir-lhe para os pulmões. Se é a de bolinhas , ele pode engulir. A melhor é uma grossa transparente, mas não sei o nome. No início vai ter de fazer experiências conforme o comportamento dele. Mandei vir agora uns sacos de papel reciclado próprios para eles.
Já leu o tópico das FAQ'S? Tem lá os sites portugueses com informações que é conveniente os futuros donos lerem.

MHZ
Acrata
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 11:33 pm

sábado mai 22, 2004 7:09 pm

Olá MHZ
Onde existe esse papel próprio para eles?
MHZ
Membro Veterano

domingo mai 23, 2004 1:04 am

Eu coloquei ess informação no tópico:" Produtos vindos do estrangeiro Parte2"
Não sei se irá a tempo de encomendar, se estiver interessada,mando-lhe os dados por pm.

MHZ
patuxas
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 5:50 pm

domingo mai 23, 2004 12:30 pm

Olá Acrata

pelo o que o Vet me disse da ultima vez que lá estive, eles são alergicos à lactose, pelo que não lhe deve ser dado nada que contenha lactose, apesar de eles gostarem... tal como n´s muitas vezes também gostamos de coisas que nps fazem mal. Também não devem comer alimentos que tenham fibras, porque o estomago deles não a digere. Portanto a alimentação deles deve ser rica em proteinas e gorduras e pobre em fibras.

Espero que tenha ajudado um bocadinho, aqui no forum tamos esta vantagem vamos aprendendo uns com os outros.

Bjs

Patricia
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda mai 24, 2004 12:54 am

Olá a todos,
Realmente eles não têm tolerância à lactose... Mas o leite de gatinhos que se comercializa no mercado não tem lactose ;)
Beijinhos,
Rita
MHZ
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 1:45 am

Qual é a marca, Moya?
É que eu estou farta de procurar aqui no Porto e não encontro. Mesmo em Lisboa, não consegui encontrar, talvez me passe despercebido pelo facto de não saber a marca.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta mai 27, 2004 2:48 pm

MHZ,

a whiskas tem leite para gatinhos...
pingo doce, sem querer fazer publicidade ;)
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 11:42 pm

Obrigado Scar raf, mas o Opale também faz alergia a esse leite. O leite que eu falo vinha numa garrafinha, com tampa rosa e esse é que nunca mais encontrei.
E o Rosca, tem passado bem?
Beijinhos

MHZ
lmbg
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2004 3:22 pm

sexta mai 28, 2004 11:08 am

Eu só dou ração própria para furões... e muito de vez em quando dou-lhe leite de gatos pequenos (wiskas).
lmbg
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2004 3:22 pm

sexta mai 28, 2004 11:12 am

Já agora, aconselharam-me a misturar para cada parte daquele leite, duas de água...nunca tive problema.
MHZ
Membro Veterano

sexta mai 28, 2004 11:44 am

lmbg Escreveu: Já agora, aconselharam-me a misturar para cada parte daquele leite, duas de água...nunca tive problema.

É boa ideia, vou experimentar.Obrigada pela dica.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sexta mai 28, 2004 2:45 pm

Eu também misturo o leite para gatinhos da Whiskas com água para não ficar muito grosso. No entanto, no caso da Peludinha, não posso dar muito porque ela enquanto não vê o fundo da tijela, não pára. Se bebe muito, fica com diarreia.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta mai 28, 2004 6:56 pm

eu nunca dei... lambe algum dos cereais que lhe dou de manha e fica todo contente ;)

MHZ:
ele está bem, mas eu ando triste porque com a vida que cá tenho não lhe posso dar tanta atenção... :( também se tem queixado de saudades do amigo, mas agora vamos deixar passar esta febre de fiscalização?? não me vá parar um operação stop :?
e o opale??
MHZ
Membro Veterano

sexta mai 28, 2004 7:22 pm

Deixa-o cá ficar um dia de manhã, passa cá o dia e vens buscá-lo à noite.
Eu vou começar com obras cá em casa, portanto vou estar muito por cá.
Assim já se divertem juntos.
Agora já há mais uma furanita cá no Porto, Já somos três fora da lei.

MHZ
Responder

Voltar para “Furão”