Cuidados nos passeios pelos jardins e no banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado mai 22, 2004 4:47 am

Cuidado ao passear com eles nos parques. Os furões, tal como nós, são alérgicos a coisas, ou bichos, como por exemplo as aranhas e a picada delas, sobretudo as venenosas, pode provocar-lhes uma reacção alérgica, incluso um choque anafiláctico. E algumas plantas podem causar-lhes problemas respiratórios, ocasionando um edema pulmonar e consequentemente a morte.
Portanto, se formos com eles a zonas com jardim, temos primeiro de fazer um rastreio do chão e vigiar bem os nossos marotos. E se estiver calor, não esqueçer que não aguentam temperaturas altas.
Sempre mais vale prevenir que remediar.

Depois de lidar com um furão, fazer de baby-sitter, não deve custar nada. ;)

MHZ
Última edição por MHZ em segunda mai 24, 2004 1:51 am, editado 1 vez no total.
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

segunda mai 24, 2004 1:03 am

Olá a todos:
Realmente a MHZ tem razão, as voltinhas no jardim podem ter alguns perigos... Tambem é importante que os jardins não estejam sujeitos a pesticidas, desinfestações, etc... Quando levo os baixinhos a passear em jardins, prefiro os espaços "mais selvagens" do que aqueles muito cuidados.
Com a chegada do verão, não esquecer uma gota de advantage na parte de trás do pescoço para evitar as pulgas e carraças.
Beijinhos.
Rita
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 24, 2004 1:59 am

Sobre o banho:

Eles, na natureza, gostam da água. Só que sendo criados em cativeiro, devemos nas primeiras vezes ensinar-lhes a gostar do banho, proporcionando-lhe uns brinquedos que os estimulem a brincar na água.
Depois de introduzidos na banheira pode dar-se-lhes um prémio para os aliciar e associarem que banho dá coisa boa.
Há quem aconselhe um banho de 15 em 15 dias, outros acham melhor de mês a mês, outros de 2 em 2 meses e ainda há quem os lave 2 vezes por semana e quem defende esta ideia já foi criadora e estuda agora para veterinária. Ela lavava os dela só com shampoo de bebé e diz que sempre foram saudáveis.
Podem ler em http://www.todohurones.com/bano.html
No Inverno aconselho a secar com o secador mas interpondo a nossa mão entre eles e o secador e no botão que fizer menos barulho para não os stressar. No Verão, podemos deixá-los secar sozinhos evitando as correntes de ar. Eles adoram rebolar na toalha.
Podemos aproveitar a altura do banho para lhes limpar as orelhas e os ouvidos. Pode ser com um cotonete molhado em Frontline, ou com o líquido próprio, ou óleo de amêndoas doces morno. São atreitos a ácaros nos ouvidos, o que lhes pode provocar alguns problemas. Mas cuidado para não o magoar.

Sobre a areia do w.c.:

Outra informação que tirei é a de uma dona que aprendeu nos E.U. a colocar em vez de areia, comida de coelho de cor verde. Sai muito barato e não lhes faz mal. E parece que o furão não a come. Como a li, assim a passo. Quem experimentar, depois diga o que achou.
Outra hipótese é a areia do Carrefour, que não é bem areia, mas umas pedras transparentes que não largam pó.

MHZ
Responder

Voltar para “Furão”