Almofadinhas das patas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda mai 24, 2004 9:34 am

Bom dia a todos :D

Ontem fui a uma corrida com o Tião e entre andar e correr, fizemos 7 Km em alcatrão..... à noite fui dar uma vista de olhos nas almofadinhas das patas e as das patas traseiras estavam completamente lisas ao centro ( ele tem as almofadas muito rugosas e ásperas), principalmente na almofada grande e estas tinham uma mancha pequena mais escura, parecia que ali tinha levado um desgaste maior. Não apresenta qualquer ferida nem fissura.

Será que lhe devo pôr alguma coisa? Ou deveria ter posto antes da corrida?

:roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 24, 2004 9:41 am

Não se preocupe ;)

As almofadas são zonas sensíveis, através das quais eles percebem tal como nós com o tacto. Enquanto cachorros a pele é mais frágil e susceptível, com grande probabilidade de se cortar em vdros ou de se picar. Mas com o tempo vai ganhando resistência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 10:21 am

Obrigada Nel, pela sua resposta ;)

Já fico mais descansada :)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 24, 2004 1:54 pm

Não é bem assim. O alcatrão pode ferir as patas se o animal se exercitar nele muito tempo. Já me aconteceu com a dobermann, que fui dar uma volta enorme de bicicleta pela urbanização e quando voltou coxeava. Fui a ver e tinha as almofadinhas em carne viva.

É verdade que quanto mais novo é o cão, mais sensiveis são as almofadinhas e também é verdade para os cães "de alcatifa" ou "relvado".

Pode-se endurecer as almofadinhas com treinos mais curtos mas regulares, mas o alcatrão mesmo assim é muito duro e rugoso e causa desgaste nas articulações. O ideal é correr em terra batida.

Existem produtos, umas pomadas, para endurecer as almofadinhas. Em caso de ferida, desinfectar com betadine e colocar halibut para cicatrizar rapidamente.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 24, 2004 2:32 pm

Obrigado, Elsa, pela correcção ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 9:32 am

Obrigada Elsa, pela sua resposta :)

As almofadas não têm qualquer ferida, mas já lhe aconteceu ficar sem um bocadinho do meio da almofada :o , como se fosse um buraco pequeno ao centro... aí desinfectei com betadine e na altura fui ao vet com ele e além do betadine, punha-lhe uma pomada, que não me lembro do nome :?

A corrida era mesmo no alcatrão, não podia fugir ao percurso :D
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça mai 25, 2004 12:07 pm

Gostaria apenas de acrescentar umas linhas e alertar para o perigo que o alcatrão constitui durante o tempo quente. A temperatura dos pisos em alcatrão aumenta drasticamente com o contacto do sol, magoando/queimando as almofadinhas dos nossos animais.
Responder

Voltar para “Cães”