provas de trabalho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

RuiBorges
Membro
Registado: quarta out 09, 2002 1:31 am
Contacto:

terça mai 25, 2004 8:21 pm

SeaLords Escreveu:
Não me vai dizer que o 2º Grupo é o Grupo dos cães de trabalho, pois não ? :o

Eu estou com a Cindel, mal estamos quando as coisas se fazem por serem "obrigatórias" .

Só um pequeno àparte, quem gere a raça é o CPC (o BCP só "risca" o que a tia Carla deixar).
Viva,

Muito obrigado por discordar da minha opinião :) É a falar que "a gente" se entende (neste caso é a falar que discutimos opiniões)

Realmente não existe um grupo com essa denominação, o Grupo 2 (Grupo 2 - Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suiços) é onde está inserido o Boxer.
Eu usei essa frase para reforçar a (minha) ideia que devemos fazer trabalho com o Boxer.

Também concordo com a frase da CindelP (também eu sou um sonhador), o problema é que estamos no mundo real onde só assim as coisas trabalham.
Concerteza que já reparou que o move o mundo é o dinheiro, infelizmente esta é a realidade da sociedade humana. (Eu pessoalmente não vejo nenhum contribuinte a pagar impostos por achar que isso é correcto para a sociedade, pagam porque isso é obrigatório, acontece o mesmo com os criadores pois vivemos nesta sociedade).

Está mal ?? Concordo plenamente !
A verdade é que para as crias que saem da minha casa serem vacinadas eu pago, para serem desparasitadas eu pago, para elas comerem a melhor ração do mercado eu pago, para terem LOP eu pago, para um BOM macho as montar eu pago, para as femeas serem radiografadas eu pago, para ser sócio das instituições caninas que sou eu pago, resultado ?? TUDO É MOVIDO A DINHEIRO...

Na minha opinião o melhor caminho a seguir é tentar que os assuntos de interesse possam ser levados paralelamente às questões economicas, de contrário esses assuntos importantes "esbarram" no dinheiro e acabam por não seguir avante (é o que se passa actualmente).

Somos muito poucos os criadores de Boxers que pensam que este é um assunto importante, creio que somente os sonhadores o fazem, e sozinhos não vamos a lado nenhum, é necessário que sejam as entidades a tomarem iniciativas e a "legislarem" aquilo que podem.

Revolta-me, neste país que parece civilizado, eu poder vender crias sem serem vacinadas (a única vacina obrigatória é a da raiva), sem serem desparasitadas (não é obrigatório) , sem terem chip (não é obrigatório), sem os progenitores estarem aptos a criar, isentos desta ou daquela doença (não é obrigatório) e é precisamente neste último caso que o ZTP iria E MUITO ajudar... SE FOSSE OBRIGATÓRIO. Bolas, eu gasto uma fortuna para produzir bons exemplares e "o Zé da esquina" vende a metade do meu preço e eu sou "um g'anda ladrão que vivo à custa dos cães..." claro que também posso increver os meus cães numa escola, mas quantos criadores o farão se isso não for obrigatório ??
Esta é a minha opinião...

Não concordo com o seu "àparte", o BCP tem "riscado" muito na raça Boxer e também tem convidado representates de outras raças a "riscarem".
A tia "Carla" (creio que se refere ao CPC), que tem estado presente em todos os eventos "riscados" pelo BCP e pelo seu actual Presidente, tem aplaudido muito o trabalho levado a cabo, segundo as palavras da representante o BCP, é o melhor clube de raça canina em Portugal devido às inumeras iniciativas que tem tomado e que levaram esta raça onde ela está hoje (a nível nacional, claro).
Espero que não entenda esta última frase como uma vaidade ou algo de género, pois não pretendo "andar a trocar galhardetes" do género "o meu é melhor que o teu...", o facto é que esse club tem feito imenso pela canicultura nacional, mais do que eu já vi alguém fazer. Apesar disso considero que há muito mais a fazer e, pela minha parte, ajudo em tudo aquilo que posso.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 25, 2004 11:19 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:54 pm, editado 1 vez no total.
LindAlba
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 2:26 pm

SeaLords Escreveu: ... o BCP é, de facto, um Clube modelo, e queria aqui tirar o meu chapéu ao Zé Eduardo e restante equipa, que, além de competentes, são óptimas pessoas ...

... Quem cria bem sem obrigatoriedades não precisa de obrigatoriedades para trabalhar bem. Quem está à espera de obrigações para avançar - cá para mim não está a trabalhar bem.
... não muito curto ...
... mas objectivo ...
Na mouche !
8)
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
RuiBorges
Membro
Contacto:

quarta mai 26, 2004 8:17 pm

Pois é, isso é tudo muito bonito, mas é por causa desse tipo de mentalidade que temos cada vez mais os coitados dos futuros donos a comprarem gato por lebre ... a lei permite... compram 1 Boxer bébé com LOP e quando ele cresce aquilo é 1 belo exemplar ... de Oxer !!!

Eu falo por experiência própria, antes de comprar o meu 1º Boxer informei-me sobre quais as coisas que eram necessárias:

Era preciso ter LOP, vacinas, vermos os pais, ver se o criador era uma pessoa séria e tal...

Foi o "tal..." que me tramou...

O meu 1º cão tinha tudo isso dos LOP's e tal (fiquei a saber o que isso era), vi os pais (pareciam boxers, eu nao entendia nada da raça...) as pessoas pareciam sérias (apesar de não saberem o que estavam a fazer) os bébés eram lindos (eu acho que qualquer bébé o é) e hoje tenho um Oxer... as pessoas não fizeram nada de mal, venderam-me um cão com esses requesitos e tudo...

Comprei gato por lebre (Oxer por Boxer) por não ter os conhecimentos que devia.

Ando a informar-me à cerca de 6 anos e descobri que mesmo assim tenho ainda muito a aprender, por exemplo, até os melhores criadores vendem Oxers por Boxers.

Na minha humilde opinião para se criar um exemplar, reconhecido pelo CPC como pertencente a essa raça, esse exemplar devia de, pelo menos, estar próximo do estalão da raça.
Para isso acontecer, e como a SeaLord é criadora, não vou sequer mencionar o que os progenitores devem ser nem falar do quanto os criadores devem ser conscientes, pois o CPC não faz absolutamente mais nada que meter o dinheiro das papeladas no bolsinho.

É que o comum dos mortais acha que o LOP é o certificado passado pela entidade canina máxima no nosso país que atesta que o animal é da raça tal. E isso está completamente adulterado !!!

Neste belo país que vivemos eu podia ter registado até o exemplar branco que me nasceu (que é lindissimo) pois não apareceu em minha casa nenhum membro do CPC a fiscalizar, penso que por eles eu podia criar dinossauros com LOP, desde que eu pagasse...

E os senhores acham que devemos deixar isso na consciencia de cada criador ??
Defender o cliente não interessa ? Ele que aprenda por ele ??
Isso é fomentar o mercado para os criadores menos honestos...

Perdoem-me a minha indignação, isto é só a minha opinião, afinal estou ainda a aprender.
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 9:53 pm

Pois, eu também já passei por esta fase. Mas já me passou. E hoje acho que tudo passa pelos compradores. Quem não quer ser enganado, que se informe. E é tão simples. Em vez de dizer "Não quero um cão para exposição, que isso é só mariquices, e eu só quero um cão de companhia" patati patatá, é só dizer "eu quero um cão de exposição". Os que são pseudo-criadores virão com a história das mariquices, e a companhia, blá blá blá, e portanto, são logo de pôr de lado, um criador a sério, sabendo que um cão seu poderá sair em ringue, terá todo o interesse em disponibilizar um cão conforme ao estalão. Tão simples, né? Pois, ainda hoje estou à espera que me peçam um cão para exposição (é que, para a maioria do pessoal, cão de exposição é muito pior que cão com lepra). Por isso - querem ser enganados? Sejam-no. Não tenho pena nenhuma.

Ah, e o CPC tem, antes de mais, que confirmar a veracidade das declarações (logo, dos pedigrees que emite). As verificações de ninhadas, quanto a mim, não servem para grande coisa a não ser gastar dinheiro inutilmente. A única arma contra as fraudes são os testes de ADN. Mas se o pessoal nem chip quer pôr ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 26, 2004 10:44 pm

O BCP é de facto um exemplo de que um clube da raça pode funcionar, no entanto a Sealords tem toda a razão no que diz.

Se um criador precisa de entrar para um clube para começar a fazer as coisas da forma correcta, então algo está errrado com esse criador.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 26, 2004 11:34 pm

Um clube de raça deveria ser uma equipa, uma boa equipa que existe apenas e só para melhoramento da raça. E se cada jogador dessa equipa for bom, ou se, com a orientação do clube, se melhorar, então teremos bons resultados, nem que seja a longo prazo.
Isabel
RuiBorges
Membro
Contacto:

quinta mai 27, 2004 6:19 pm

Ainda bem que existem várias opiniões...

Eu vou tentar compilar uma série de dúvidas, ideias e respostas e expor o pouco que sei no meu site para ajudar aqueles que eu consiga "atingir".

Visitem o tópico DUVIDAS SOBRE O LOP http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15420 para verem mais uma pessoa em apuros... graças a cada um fazer aquilo que lhe dá na gana e ser tudo legal...

Se eu conseguir ajudar pelo menos uma pessoa já ficarei contente.

Se não me virem por aqui nos próximos dias é porque estou a compilar textos.

Não me saí da cabeça a frase:
"Por isso - querem ser enganados? Sejam-no. Não tenho pena nenhuma. "
Eu acho que quando alguém erra é por ser ignorante nessa matéria especifica, não porque quer ser enganado ... mas claro, isso é só a minha opinião, pois foi isso que aconteceu comigo.
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

sexta mai 28, 2004 12:14 am

Eu vou dar 2 exemplos totalmente opostos e que ilustram exactamente o que aqui está a ser tratado. Passaram-se comigo e com a minha namorada.

1º Quando comprei o meu Boxer nada, mas mesmo nada, percebia sobre Boxers ou até mesmo cães. Comprei simplesmente por ter visto um Boxer branco numa loja e querer um igual. A unica coisa que sabia é que para ter um cão era preciso tempo, disponibilidade, algum dinheiro e espaço. Como vi que tinha minimamente estas 4 coisas... resolvi ir ao ataque. O cão que estava na loja... era 80 contos. Dinheiro que na altura não tinha... e por isso abri o jornal Ocasião...(sim, porque é o que as pessoas do senso-comum fazem) e puz-me a telefonar. Para todos que telefonei... só 2 tinham Boxers brancos. O ultimo (onde comprei o Quake), disse-me que tinha 5 cachorros, incluindo 1 branco. Perguntei o preço. 60 contos disse ele. Eu disse: 50 contos e vou já ai buscar o cão. Eram +/- 5 da tarde. Ele ficou desoconfiado e nem disse que sim, nem que não, disse para que lá ir para conversarmos. Telefoneí á minha namorada, e mais 1 amigo que andou a telefonar cmg e fomos direitos ao Cartaxo. Por volta das 20 horas estava no Cartaxo. Cheguei á vivenda dele e vi o canil. Tinha umas quantas divisões para cães e vi então a ninhada. Estavam ainda debaixo de uma luz vermelha que, dizia ele, era para aquecimento, e eu acreditei. Deu-me o livro do cão, já com a 1ª vacina, desparasitado e ainda 2 comprimidos para a 2ª desparasitação. Informou-me que o cão não podia ter registo (por ser branco) e que se eu não quisesse que ia ele ficar com ele. Desde o inicio que insistiu para ficar com os tigrados, pois esses tinham registos mas... o preço... eram 180 contos. Informou-me que estava a levar um cão frágil, que quando crescesse ia ficar um cão forte... mas muito meigo, e que de saude requeria bastantes cuidados em cachorro, nomeadamente, correntes de ar em casa e a nivel da alimentação. Perguntou-me onde morava, com quem morava e para que queria o cão. Ao fim de um pequeno questionário, avancei e juntei o util ao agradavel. Trouxe o mais barato, o mais bonito e aquele que até veio logo ter comigo... como quem diz: "leva-me"!.
E assim foi, trouxe o cão e comecei a informar-me sobre a raça, sobre a canicultura, sobre como tratar e treinar um cachorro etc etc etc.
Hoje em dia posso-vos dizer que vou lá de 2 em 2 meses mostrar o cão a ele e á esposa (a esposa adora-o... e ele a ela!!!). Quando não vou lá telefona-me a perguntar se ele já está a treinar e se já tem o COB. As divisões que na altura axei graça... são 22 Boxes individuais para cerca de 10 cães com um espaço á volta do tamanho de um campo de futebol! A luz vermelha de aquecimento... é a luz de infra-vermelhos para aquecimento dos cachorros... e o Quake até é filho do Perico du val d'Europe!!! Não tem nenhum problema genético (displasias ou cardiopatias) e em termos de caracter... não podia ser mais Boxer! Só lhe falta mesmo... fazer umas madeixas... e tornar-se tigrado...!

2º O mesmo não aconteceu com a minha namorada. O Quake esteve 2 dias em casa dela... até poder ir para a minha. (Teve de esperar por ordem para ser admitido cá em casa! Hoje em dia não passam sem ele!) Esses dois dias foram os suficientes para querer também uma mascote. Deciciu-se por um Labrador. Como mora perto de Sintra (zona onde moram criadores de diversas raças em abundancia) numa tabuleta perto da casa dela estava a dizer: "Vendem-se Labradores. Com LOP". Como não entendiamos nada... lá fomos. Trouxemos a cadela, e o criador aconcelhou a dar a ração "Yamura"... que ele mesmo vendia. Como veterinário aconcelhou um que trabalha clandestinamente num barracão em part-time (isto é mesmo verdade) e, por fim, em ralação ao LOP pediu a fotocopia do BI para, dizia ele, registar a cadela em nome da minha namorada. Até ai tudo bem. Apesar de normalmente não ser assim... sempre há criadores que poupam os donos de terem trabalho e registam eles definitivamente os cães. Passaram-se 2 meses... telefonámos a pedir o LOP e ele disse que não tinha tido tempo... que andava atrasado. Passaram-se 5 meses e fomos lá novamente. Ele disse-nos que tinha tido um problema com o dono do macho reprodutor que inda não tinha resolvido essa situação. Até ai tudo bem. Nesse mesmo dia, e como ficava em caminho, fomos ver os Dobermans dos "Ventos Uivantes" e foi ai que tivémos noção da gravidade da situação. Afinal o LOP temporario era entregue com o cão e só depois o dono passava para o seu nome. Passou-se 1 ano e 5 meses... e... até hoje... não apareceu LOP nenhum. Posso-vos dizer que, fisicamente, a cadela até é labradora... mas em termos de caracter... não podia ter sido pior. Desde que veio para a nossa mão (nem 2 meses tinha) que detesta crianças, rosna quando se aproximam, é estranha com tudo o que lhe aparece á frente... para além do que está habituada diariamente e, para brincar, só mesmo depois de ganharem a cofiança dela com muito custo.

Em suma, penso que estão aqui dois exemplos que podem acontecer a quem nada percebe sobre cães. Acima de tudo, é uma questão de sorte.
A questão que deixo no ar é a seguinte:

Será que o cliente é culpado por isto?? Ou se, por sua vez, os criadores fossem obrigados e cumprir certas regras o cliente não ficaria beneficiado? Será que é o cliente que tem de tirar um curso sobre cães para comprar 1 cão? Sim porque até vcs mesmo... que são criadores... podem ser enganados porque não sabem tudo... quanto mais o simples ignorante... que apenas quer um cão para companhia. Reparem no seguinte... quando uma pessoa que comprar um carro... é ao Stand da marca que vai para se informar. Não é á associação de Stands das marcas todas. È dever do vendedor informar das vantagens e desvantagens do carro... e ... se vender gato por lebre... a lei fica em cima dele e... em muitas vezes... é obrigado a aceitar novamente o carro e devolver o dinheiro.
Com um animal, lógicamente que não pode acontecer isto, pois trata-se de um ser vivo e por esta mesma razão, entendo que as regras e respectivas fiscalizações para ver se essas regras estão a ser cumpridas deviam existir. Agora não queiram que seja o CPC a verificar ninhadas. Isso era o mesmo que ser a Associação da Fiat... e fiscalizar os Fiats. Tem de ser um organismo, na minha opinião, NOVO, TOTALMENTE IMPARCIAL e que não seja minimamente corrupto o que, sinceramente, não me parece que seja o CPC.

Lembrem-se que se continuam a vender cães em lojas... e que não podemos dizer apenas "se que ser enganado... que seja. Não tenho pena nenhuma." Infelizmente não somos dotados da total sabedoria e será que todos os aqui presentes nunca foram enganados, pelo menos uma vez nada vida, em algo que compraram? Certamente que sim. E porquê?? Porque vivemos numa sociedade com poucas regras... e as que existem... não tem nenhum supervisionamento. Por isso mesmo, e porque se trata de animais e não de carros, motas, barcos, televisões ou telemoveis, as regras devem ser impostas e devidamente fiscalizadas para que todo fiquemos a ganhar: O compradores porque não são enganados; os criadores porque acabam por valorizar o seu trabalho e ver recompensado o seu esforço e... os cães, pois são selecionados para terem uma vida saudavel e livre de deficiencias genéticas com que podem nascer.
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

sexta mai 28, 2004 9:45 am

Viva,

No tópico onde publicou as fotos do Quake o fl1pp3rpt escreveu:
O Quake veio da casa du Val D'Europe, em França, e é filho do Perico du Val D'Europe e da Nikita du Château des Hauts de la Malnoue. Como não tem LOP ou LOF, não posso dizer Quake du Val D'Europe. Mas não é isso que importa.
Agora, neste tópico, foi comprado num criador do Cartaxo.... :?:

Elias
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

sexta mai 28, 2004 2:44 pm

Se ao menos mandasse uma PM antes de fazer afirmações tristes... eu sempre teria todo o gosto em o esclarecer.

O homem trouxe 5 cães da ninhada e vendeu-os cá? Onde é que está a duvida?

Isto não é mentira porque um dos tigrados ficou com um amigo meu e tem LOF onde se pode ver todo o pedigree. Para a próxima informe-se antes de desconfiar dos outros.

Não tenho necessidade nenhuma de dizer que o cão vem da vagina x ou da vagina y. Como já disse isso não tem valor nenhum porque é branco. O que importa é não ter problemas e ser saudavel... coisa que muitos criadores e muitos pseudo-intendidos na raça ainda continuam a afirmar redundantemente...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 28, 2004 7:52 pm

Não pode ser o CPC a inspeccionar as ninhadas mas um orgão novo, não corrupto ?... querem fazer o mesmo que se passou com a JAE e dividir em 3 institutos para dar ainda mais confusão ?

Não venham falar no CPC quando existem alguns clubes de raças que nada mais são que uma coutada partcular de grupos de cridores mediocres que os usam como forma promocional dos seus " produtos" e para se valorizarem acima da sua mesquinhez.

No que se refere aos criadores terem de ser eles a educar os donos está certo em parte.

E digo em parte pois há um problema grave, é que aqui falou-se de carros. O problema é mesmo esse, antes de comprar um carro, vista-se stands, compara-se preços, performances, capacidade de manter as despesas do carro.

Quando se compra um cão é quase sempre por impulso. Quantas vezes já ouvi eu ou os meus pais, que adoram o "Dog" Alemão ou o "Gand Danoir" desde sempre e vai-se a ver, nem sabem quanto cresce ou come, longevdade, história...NADA...

Afinal.... se o criador tem a obrigação de informar pessoas de bem e filtrar os anormais que não podem ter um cão a pilhas sequer, o comprador tem de ter dscernimento para saber o que compra, para mais porque se trata de um ser vivo
CAVEAT EMPTOR :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

sábado mai 29, 2004 7:05 pm

Apesar de as mensagens já se terem afastado, e muito, do tópico inicial não posso deixar de mostrar o meu descontentamento com muitas coisas que aqui já foram ditas, principalmente em relação à obediência e agility.
Sim, e falo com conhecimento de causa, pois já treino cães há muito tempo.
De todos os cães com quem lidei sempre senti que o boxer é especial. Existe uma verdadeira cumplicidade entre guia e cão nas diversas modalidades. Claro que existem muitas raças com excelentes temperamentos e características para o trabalho desportivo, e em certos casos com vantagens em relação ao boxer. Mas nenhuma tem o mesmo encanto, o mesmo prazer de entrega numa actividade que se quer a dois e não apenas executada porque o dono assim o exige ao cão.
A importância do carácter de um boxer e a sua aptidão para o trabalho desportivo sempre foram a minha maior preocupação, nunca descurando obviamente as características morfológicas da raça. Mas criar boxers com temperamento para trabalho não é enviar os cães para uma escola! E nem por sombras para serem treinados por outros!!!!! Só é possível perceber o boxer na sua totalidade se estivermos verdadeiramente envolvidos na sua extraordinária capacidade de trabalho.
Não acho que seja por um título de trabalho passar a ser considerado no LOP que muitos "criadores" vão trabalhar os seus cães. Parece-me antes que os vão treinar "fora". Bem, mas pelo menos os cães tinham uma vida bem mais interessante :)

Vemo-nos por aí, dificilmente nas exposições de beleza, mas com certeza nas provas de agility e obedience. Espero ver muitos de vós por lá. É muito bom falar do boxer, mas vê-lo a trabalhar é delicioso.

E agora, se me dão licença, vou treinar os meus cães :)

Cumprimentos a todos

Luís Nogueira
Boxers das Terras d'Ouro
akan_thor
Membro Júnior
Registado: quinta mai 20, 2004 1:27 am

sábado mai 29, 2004 7:58 pm

Ora ai està!

È exactamente ai k eu keria chegar ao lançar este tòpico. como voce disse ter um boxer c um bom caracter p trabalhar n è mete-los numa escola, à k fazer uma seleçao cuidada ao reproduzir estes animais, no entanto, penso k qt mais as pessoas puserem os seus caes nas escolas e participarem em provas, mais fàcil serà p descobrir boxers c aptidoes p o trabalho, ou seja, c um caracter equilibrado. posso dar o meu exemplo, qd kiser escolher uma femea p o meu cao, n vou saber qual escolher uma vez k n há practicamente boxers a trabalhar e assim n poderei saber se determinado cao tem ou n o caracter k desejo. pode atè ser o campeao do mundo de beleza, mas o k està "là dentro" è uma incògnita. dai eu achar k participar em provas de trabalho è fundamental, se o cao for fraco n vai fazer dele um leao, embora dê alguma ajuda, mas vai revelar o seu verdadeiro caracter dando-nos mais hipoteses de escolha.

um abraço a todos!
bonga
Registado: segunda mar 22, 2004 3:45 pm

segunda mai 31, 2004 4:22 pm

Bem realmente o membro fl1pp3rpt....... :D

noutro post era Quake de la valle d´oulja... ;)

deve dar é valor ao cão e não andar a anunciar q vem daqui ou de França...

Já agora talvez nos pudesse anunciar para q os mal entendidos terminem...como é possivel virem cachorros tão pequenos de frança...ainda precisavam de " luz vermelha "......... :o :o

cps

bonga
Responder

Voltar para “Boxer”