Finalmente, vou mudar de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Quando mudei de casa, o(s) meu(s) gato(s)

Votação encerrada em domingo mai 30, 2004 10:38 pm

Habituaram-se rapidamente
19
76%
Levaram mais de duas semanas a habituar-se
4
16%
Não sei
2
8%

Total de votos: 25
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 26, 2004 10:40 pm

Ana,

Eles já são crescidos (cinco e três anos). Levam vacinas de seis em seis meses. Não é como quando são pequeninos, ou quando são as segundas doses. Aí sim, tem de se respeitar com rigor os dias.

Só para veres, aqui há um ano e meio, foi o próprio veterinário que sugeriu que eu levasse os dois aos mesmo tempo à vacina. E eu perguntei:
- Como? Cada um leva as vacinas em meses diferentes...
- Da próxima vez trás o gato um mês mais tarde e a gata um mês mais cedo, e assim é mais prático, só vem uma vez.
- E não há problema, perguntei eu.
- Não - respondeu ele.
E lá explicou que não é significativo um mês de diferença.

Inclusivamente disponibilizou-se para me emprestar uma segunda transportadora, sempre que precisasse, porque eu só tenho uma.

E tem sido assim desde então. Vou lá buscar a caixa, ponho os gatos nas transportadoras e lá vou eu com os dois bébés à vacina. :)
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta mai 26, 2004 11:31 pm

Não sei se a mudança vai ser para apartamento ou para casa com acesso à rua. Se for a 2ª hipótese, muito cuidado! Deve deixá-los fechados numa divisão apenas para que se ambientem!

Aproveito a oportunidade para contar um caso que aconteceu com uns amigos e que pode servir de alerta a casos futuros:
Tinham um gatinho (Charlie Brown) e viviam num T1 pequenito. Ora um dia mudaram-se para um r/c com quintal para trás e acesso directo à rua para a frente. No mesmo dia da mudança e mesmo apesar dos avisos para o fecharem, o Charlie Brown foi solto em casa à sua vontade. É claro que não demorou nem meia hora para ele se "pisgar". Andámos um tempão a chamá-lo e nada. Passaram-se as semanas e os meses e nada de Charlie Brown. A dona desgostosa "desistiu" e desfez- se de tudo o que era dele.

3 meses depois ele lá apareceu, magro, arranhado e "feito" gato de rua. Costumávamos dizer que ele parecia o "John Kid Carcaça, o Terror das Padarias" e que só lhe faltava o cigarro ao canto da boca tal era o ar de "El Matador" Jingão. Fez-se o "mauzão" das redondezas. Deixou de usar o caixote em casa e passou a aparecer apenas para comer e dormir.

O pior mesmo é que passados uns tempos adoeceu. Sei agora que era FIV. Foi nessa altura que ouvi pela 1ª vez a expressão "sida dos gatos".
Se eu soubesse o que sei hoje, esse gatinho ainda estaria vivo. A ignorância de todos permitiu que esse gatinho fosse abatido por medo de contágio aos humanos... :cry:

Eu própria mudei de casa há cerca de 5 anos, tinha a minha Baixinha 1 ano. Correu bem. Para evitar stress, soltei-a só ao 3º dia. Para garantir que não havia problemas, deixei-a fechada, com o seu "enxoval" apenas numa divisão nos primeiros 2 dias.

Ainda a propósito do Charlie Brown, há quem diga que os gatos ao verem-se fora do seu território, tendem a escapar-se para ir procurar a sua casa. Não sei se é mito mas mais vale não arriscar ;)

Boa sorte e mta calma. Vai ver que corre tudo bem! ;)
ducha
Membro

quarta mai 26, 2004 11:41 pm

Noggi,

Que história mais triste. :( Fiquei com o coração apertado...

Mas eu vou mudar de e para um apartamento. Vou continuar a não ter quintal. Nem sequer uma varanda. Mas a casa é melhor e mais bem localizada que esta onde vivo.

Os gatos até vão deixar de partilhar o seu quarto com o escritório. Passam a ter um quarto só para eles. ;)

Por isso, a questão das vacinas não é tão premente como no caso que contaste.

Eu vou adiar uma semana as vacinas, porque senão eles têm de passar por dois stresses no mesmo dia. E eles estão habituados a ter uma vidinha tranquila.

De vez em quando lá rebentam uns foguetes na rua que os põem malucos ;) mas regra geral a vida deles é tranquila. Dois problemas no mesmo dia, penso que será pior.

Concordas?
noggy
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 11:53 pm

ducha Escreveu: Dois problemas no mesmo dia, penso que será pior.

Concordas?
Pq não ligas ao vet e perguntas? Se o vet concordar, para quê sujeitá-los ao dois (suplícios) em um? :p

Não sei como reagem os teus às vacinas mas há gatinhos que (tal como os humanos) ficam murchinhos e apagaditos. Juntar a etas reacções adversas, o stress de uma mudança não parece que seja boa ideia a menos que o vet diga que tem mesmo que ser ;)
ducha
Membro

quarta mai 26, 2004 11:57 pm

O meu gato trasfigura-se quando vai ao veterinário. Perde metade do pelo com o nervoso - ao menos fica lá no consultório e não se espalha cá em casa - todos os males vêm por bem, já lá diz o povo.

Mas fora de brincadeiras, o meu gato sofre muito com a ida ao veterinário, porque fica muito irritado e furioso. O vet até tem medo dele. Quando eu chego com o César, nunca mais vejo a assistente. Tenho de ser eu a ajudar o "destemido" veterinário.
Ou seja, para o César (olha ele no avatar) é horrível.

A gata é mais tranquila. Mas, como é muito medrosa - eu acho que ela tem medo da própria sombra -, no vet ainda fica mais encolhida.

Quando chegam a casa ficam na boa. O problema é que desta vez não há casa para voltar...

Estás a ver o filme?
noggy
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 12:24 am

ducha Escreveu: Estás a ver o filme?
Eu quando falava em reação, não era esse tipo de reação mas sim aquele estado meio febril em que eles podem ficar devido ao combate feroz do sistema imunitário contra o vírus e que até o apetite lhes pode tirar.... ;)

De qualquer forma, posso dizer-te que aqui casa tb tenho uma ferinha e um anjinho. A Baixinha que é um doce em casa vira leoa no vet a tal ponto que tem que ser agarrada por duas auxiliares. Grita, bufa, esperneia (até xixi já fez uma vez :oops: )

O Eco é mto medriquinhas e quando chega ao vet deixa-se ficar mto quietinho e agachado na marquesa a fazer-se pequenino pensando que assim ninguém o vê!! :p
ducha
Membro

quinta mai 27, 2004 3:17 pm

Pois, mas como te disse, eles ficam "na boa" quando chegam a casa.

É só brincar.

Um deles - que ainda não consegui identificar qual é - costuma vomitar, o que, segundo o vet é normal, mas em termos de comportamento, nunca dei por nada.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 27, 2004 6:12 pm

Ainda a propósito do Charlie Brown, há quem diga que os gatos ao verem-se fora do seu território, tendem a escapar-se para ir procurar a sua casa. Não sei se é mito mas mais vale não arriscar
uma vez mudei de casa. ficava na mesma rua da anterior, mas ligeiramente afastada. fiquei estúpida quando uma vizinha me disse que o joão gato tinha regressado ao antigo lar. ele já tinha uns 13 anos e foi preciso muita ginástica para sair.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 27, 2004 7:11 pm

A minha filha mudou-se em Agosto passado, de 2 assoalhadas para uma moradia e estavamos preocupados com a mudança...que coitado viesse a ter uma depressão ou falta de apetite ou tentar fugir... bem...para surpresa de todos, assim que se mudou foi logo cuscar a casa toda, desde o rés do chão até ao 1º andar... ;) :lol: . Claro que os 3 primeiros dias tiveram que o deixar fechado numa divisão por causa das entradas e saidas dos móveis... mas depois foi só cusquice da pura... e adorou a mudança.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ducha
Membro

quinta mai 27, 2004 11:13 pm

Obrigada por me tranquilizarem. Acredito agora que não será tão complicada a mudança.

E vão adorar.

Quanto ao vet está definitivamente decidido. Vão conhecer o "novo" vet na outra semana.

Já agora, um dos gatos viajantes é o meu "avatar".
ducha
Membro

segunda mai 31, 2004 11:08 am

Olá a todos,

Estive alguns dias ausente, porque, como anunciado atempadamente, estive de mudança. Os gatinhos já andam todos contentes lá por casa, mas o processo de mudança foi ligeiramente diferente do previsto.

Quando foi para carregar, fechei os gatinhos na casa-de-banho. Coitadinhos tive tanta pena... Ficaram lá a manhã toda. Já com a mobília toda fora de casa, soltamos os gatos na casa antiga - ficaram com a casa para eles - e fomos almoçar e tratar de descarregar as coisas na casa nova.

Descarregadas as coisas na casa nova, voltamos à casa antiga para os ir buscar.

Eles conheceram o novo palácio ao final da tarde de sábado. Muito desconfiados lá começaram a explorar o novo território.

O César, que é mais atrevido, ao fim de pouco mais de duas horas já estava "em casa". A Vitória levou mais tempo. andava agachada a cheirar tudo, cheia de medo e a esconder-se em todo o lado. Mas ontem à noite (domingo) já tiveram, como eu lhe chamo, a sua habitual briga das 10 da noite. Tudo normal, como sempre. )

Em síntese, em pouco mais de 24 horas já estavam os dois integrados.

Já andam os dois de rabinho esticado em forma de ponto de interrogação, como se quer. Contentes, com uma casa maior para viver e brincar. Além disso têm mais sol, e hoje de manhã já os apanhei a tomar um fantástico banho de sol na sala.
Responder

Voltar para “Gatos”