ATENÇÃO A TODOS: "Eles andam ai a tentar confiscar os nossos bichinhos"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 26, 2004 10:18 am

ines_faria Escreveu: Como já existe um exemplo de uma carta - que poderemos adaptar - e uma lista de organismos a quem as enviar, talvez o melhor seja começarmos então a enviar, cada um por si.

Façam isso agora, pois neste momento o importante é conseguirmos que o novo Secretário de Estado despache a proposta que está lá, relativa à inclusão das espécies do Anexo III da C.de Berna, para podermos avançar com o processo.
Se cada um conseguir 6 nomes e moradas diferentes, já era bom.
Com Ministros e secretários de Estado novos, é bom voltar a lembrar e fazer pressão.

MHZ
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

quarta mai 26, 2004 10:23 am

MHZ
Até que ponto é seguro enviar os nossos nomes e moradas!? Não corremos nenhum risco ao fazer isso?
Beij ;)
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 10:52 am

catm Escreveu: MHZ
Até que ponto é seguro enviar os nossos nomes e moradas!? Não corremos nenhum risco ao fazer isso?
Beij ;)

O meu nome eles já lá o têm. Agora, podem dar a morada dos pais, ou de um amigo. Assim não correm riscos.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta mai 26, 2004 1:06 pm

Bem, hoje seguiram mais 6 cartas registadas com aviso de recepção.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta mai 26, 2004 5:25 pm

O novo Sec. Estado é uma pessoa que eu conheci nas minhas lides políticas, há uns anos atrás. Um amigo meu ainda tem contacto com ele. A ver vamos, mas se ele continuar a ser como era... :?
VetExotico
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 1:20 pm

quarta mai 26, 2004 6:00 pm

Está a haver uma certa paranóia aqui.
Ninguém está a ser perseguido.
ines_faria
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 8:16 pm

Caro Vetexótico:

Indivíduos credenciados tentaram extorquir de uma proprietária de uma loja de animais nomes de outras lojas e de pessoas que na zona tivessem furões...
E ninguém está a ser perseguido? Se acaso o desconhece, há pessoas a fazerem denúncias à PSP e à GNR. Incluindo veterinários, que como já referiu, apenas se limitam a cumprir a sua obrigação (:? ...)
Seja como for, e enquanto a legislação não for mudada, nós, os donos de furões domésticos, continuaremos a ser discretos e cuidadosos.
Se isso é ser paranóico, eu aceito de bom grado o rótulo.
Cumprimentos,
Inês Faria.
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 10:50 pm

ines_faria Escreveu: O novo Sec. Estado é uma pessoa que eu conheci nas minhas lides políticas, há uns anos atrás. Um amigo meu ainda tem contacto com ele. A ver vamos, mas se ele continuar a ser como era... :?
Agora é outro, parece-me que antigo debutante da JSD.

MHZ

Inês faria

O novo secretário de estado é o Prof. Artur Rosa Pires.
O antigo retomou o seu lugar de deputado na AR, o que também pode ser útil.

MHZ
Última edição por MHZ em sexta mai 28, 2004 3:37 pm, editado 1 vez no total.
ines_faria
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 8:27 am

MHZ, é esse mesmo!
VetExotico
Membro Júnior

quinta mai 27, 2004 12:16 pm

É a lei.
Vamos ver, se uma pessoa quer um leão pode´ter em casa ? Não. Da mesma forma que à obrigação de comunicar ao ICN quando as pessoas levam animais como o camaleão algarvio, millhafres e outros, o fuão nõ pode ser tratado de forma diferente.
A lei não pode ser para uns e não para outros. Acredito que toda a gente aqui tenha furões domésticos, mas digam lá como é que se sabe se um furão é doméstico ou é para caça ?
Não é possível.
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

quinta mai 27, 2004 12:25 pm

Talvez tenha a ver com a forma como os tratamos, não?
Se os considerar-mos um animal de companhia, que temos em casa, cuidamos e amamos, talvez essa seja a diferença! ;)
lmv
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 27, 2004 1:04 pm

Olá VetExótico,

Essa é a nossa guerra contra a lei actual que não tem qualquer cabimento. Por ser utilizado por pessoas para caçar, então faz-se uma lei a proibir toda e qualquer situação de posse. É a mesma coisa que alguém de outro pais cometesse um crime cá e os nossos politicos para resolverem a situação, proibiam todas as pessoas daquele pais a entrar em Portugal. Não tem lógica.

Em relação ao saber se as pessoas utilizam os furões para caça ou para seu prazer, seria efectivamente bastante fácil. Com a lei actual, dou-lhe razão: é proibido e acabou-se. Não há mais conversas (essa é a teoria dos nossos politicos preguiçosos que para mudarem alguma coisa levam anos e anos. Temos tidos mais ajuda externa do que própriamnete de cá. Enfim, Portugal no seu melhor).

Cumprimentos,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VetExotico
Membro Júnior

quinta mai 27, 2004 1:10 pm

Não quero fomentar discussões, mas é fácil saber se é de companhia ou caça como ? Nada impede um caçador de ter um espaço em casa para 3 ou 4 furões e dizer que eles são do filho, indo calmamente para a caça com eles.
A lei actual surge devido ao uso de furões ter quase levado à extinção de espécies cinegéticas em alguns locais.
lmv
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 27, 2004 2:15 pm

Olá VetExótico,

Vou apenas dar dois exemplos:

1º As pessoas que os têm como domesticos são bem tratados, gaiola própria, em condições higiénicas o melhor possivel dado andarem à solta por casa, ração própria e outros. Os que têm como animais para caça, estão fora de casa (num quintal, dado o seu cheiro peculiar), como cama geralmente usam feno e como comida restos ou pão com leite e ovos.

2º Os que são para caça são muito mais agressivos, sendo quase impossivel brincar com eles. Já os domésticos provêm de uma linhagem mansa e que têm um comportamento diferente.

Os exemplos acima podem ser utilizados com base na lei actual. Claro que a lei tem que ser mudada e respondendo à segunda pergunta poderia ser feita assim: "Ex: Quem tem porte de arma para caçar, não poderá ter em sua posse um furão. Parentes directos só poderão ter segundo determinados parâmetros". Isto é apenas um exemplo, o que não quer dizer que tivesse que ser assim. Depois, passariamos para a microchipagem que iria responsabilizar tanto criador como dono pelo uso indevido do furão (o criador teria que ter muito cuidado ao vender os furões porque seria penalizado mais tarde ou mais cedo).

Quanto aos furões terem levado quase à extinção de espécies cinegéticas em alguns locais, isto deve-se aos caçadores e à sua indevida utilização na caça. Mais uma vez friso que geralmente os furões que são utilizados na caça, geralmente vêem de uma linhagem selvagem. Os nossos vêem de uma linhagem mansa e que ainda por cima, não são capazes de sobreviver mais de dois ou três dias sozinhos (estes dados podem ser muito fácilmente consultados na Internet com base em outros paises como o Reino Unido e os EUA. Só no Reino Unido há cerca de um milhão de pessoas que os têm como animais domésticos).

Cumprimentos,

Luis V.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta mai 27, 2004 2:42 pm

caro vetexotico,
o sr é veterinario de exoticos? é que parece-me pouco coerente o seu ponto de vista em caso afirmativo.
de qualquer modo, os foristas aqui definem estrategias para lutar por uma causa comum, e isso está longe de preencher os criterios para "paranoia", como lhe chamou.

lmv, concordo com as 500 cartas, ajudo nos selos.
hoje já seguiram as minhas 4, já comecei a falar à familia...
nao podemos fazer mais nada???
o rosca habitupu-se a ir a rua tds os dias e agora vou sempre com o coraçao nas maos!!! :?
Responder

Voltar para “Furão”