Cães de Raça para adoptar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta mai 27, 2004 8:39 am

Eu só posso falar por mim, mas penso, tal como o Diamantino, que a responsabilidade do criador não acaba no momento da venda. Aqueles nasceram porque nós, deliberadamente, os fizémos nascer. Os cachorros que saem daqui podem voltar sempre que os donos assim decidam,aliás, no contrato que assinamos, eu tenho sempre preferência no caso de precisarem de se desfazer do cão, e, num aperto, também os albergo nas férias (sem custos, excepto a ração, claro). Agora isto só é possível por ter muito poucas ninhadas. Se tivesse 10 ninhadas ano seria impossível, não é? Se funciona? Até hoje, que eu tenha conhecimento, só tive um canito a passar mal. Vendido a "amigos", que se divorciaram e o deram a uma empregada que o mantinha acorrentado :evil: Felizmente houve um senhor que viu, advogado, puxou dos galões e levou-lhe o cão (a senhora era pouco conhecedora e ele, felizmente, aproveitou-se disso). Entrou em contacto comigo, e hoje o cão está óptimo.
E continuo a achar que o preço faz diferença. Quem compra um cão caro, não o abandona facilmente, não por gostar mais dele, mas porque vale dinheiro. E dinheiro é o que as pessoas prezam acima de tudo.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mai 27, 2004 8:50 am

casadofarol Escreveu: Aqueles nasceram porque nós, deliberadamente, os fizémos nascer.
Ora, aí é que está a questão. Não é que tenhamos que ficar com eles, mas temos mais obrigação do que as associações e concerteza temos mais hipóteses de os colocar em novos lares.
Eu pessoalmente, até hoje só tive 1 situação destas com cão criado por mim, e mais 2 em que apesar de eu não ser o criador, me vieram pedir ajuda, de qualquer das vezes, resolvi o problema sem incómodos de maior.
Aínda penso, que à semelhança dos EUA, os clubes de raça deveriam ter um papel importante nestas situações.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadofarol
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 8:52 am

Rep.
Última edição por casadofarol em quinta mai 27, 2004 8:54 am, editado 1 vez no total.
casadofarol
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 8:53 am

Aínda penso, que à semelhança dos EUA, os clubes de raça deveriam ter um papel importante nestas situações
Diamantino, importa-se de explicar o que fazem os clubes?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 27, 2004 8:56 am

casadofarol Escreveu: Diamantino, importa-se de explicar o que fazem?
[/quote]
Têm abrigos para os cães abandonados da raça que representam, onde os recolhem até tratarem das suas adopções. No fundo fazem o mesmo que as nossas associações, com a vantagem de serem especificos da raça X.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quinta mai 27, 2004 1:14 pm

casadotrevo Escreveu:
casadofarol Escreveu: Diamantino, importa-se de explicar o que fazem?
Têm abrigos para os cães abandonados da raça que representam, onde os recolhem até tratarem das suas adopções. No fundo fazem o mesmo que as nossas associações, com a vantagem de serem especificos da raça X.
[/quote]

Para completar a resposta do casadotrevo aqui fica um link dum desses clubes de raça, neste caso Golden Retriever Club of America, e da forma como estão organizados.

http://www.grca-nrc.org/
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 27, 2004 1:33 pm

Casa do Farol e Casa do Trevo, não podia concordar mais com o que dizem.

Não crio cães, crio gatos, mas sigo os mesmos princípios: eles não pediram para nascer, portanto a responsabilidade é toda minha e durante toda a vida deles.

Por enquanto ainda não há contratos no mundo dos gatos, mas peço a todos os compradores que se lembrem de mim se quiserem desfazer-se dos animais.

Mas lá está, eu tenho uma ninhada de quando em quando, por isso é fácil manter o controlo de todos os meus bebés.

Também concordo que o preço ajuda não só a seleccionar os donos, como a proteger o futuro dos animais.

Tenho conhecimento do trabalho das Associações de Raça nos EUA em termos de resgate e adopção, mas infelizmente acho que cá em Portugal os Clubes e Associações perdem mais tempo e gastam mais energias em polémicas internas, lutas de poder e patetices afins do que a cuidarem das raças que defendem.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 27, 2004 1:59 pm

Pois......há clubes para os quais "promover uma raça" significa promovê-la exclusivamente do ponto de vista comercial! Fazem-se exposições e organizam-se eventos para promover e valorizar canis e cães reprodutores. Não é A RAÇA que está em primeiro lugar, mas sim os dividendos que dela se podem obter e os lucros que cada exemplar gera. Depois....havendo dinheiro envolvido, é natural que apareçam máfias, suspeições, lutas pelo poder, etc. Quem perde e quem ganha com isto? Perder, perdemos nós todos e os cães, ganhar ganham os tais produtores de 400 cães por ano ;).
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta mai 27, 2004 2:15 pm

olá a todos,

só acrescento uma coisa...

casadotrevo e casadofarol: é bom saber que ainda existem criadores assim :)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 27, 2004 2:33 pm

scar_raf Escreveu: casadotrevo e casadofarol é bom saber que ainda existem criadores assim )
Felizmente existem muitos mais, aqui mesmo neste fórum pode encontrar uns quantos. Normalmente o que têm em comum é sentido de responsabilidade, interesse pela raça que criam e obviamente não "produzirem" os tais 400 cães por ano.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta mai 27, 2004 2:35 pm

Lá isso é verdade, eu tenho andado a fazer uns contactos pois estou em vias de adquirir um cão, devo faze-lo até finais de setembro, e já tenho falado com tipos que aquilo é uma tristeza, não querem saber de nada, nem que condições é que o comprador tem ou não, e depois fazem jogo de preços, já apanhei um ou outro que vai desde o cão que tem LOP, vacinas, desparasitação e até chip e que vão apresentando diferentes valores até chegarem a uma especies de cão de "vão de escada", super acessivel mas sem condições nenhumas e só deus sabe o estado dos coitados. :o

Caramba, isto vale tudo para fazer dinheiro, infelizmente. :(

:)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 27, 2004 2:40 pm

Por acaso até nem me estava a referir a essa vertente comercial (mas concordo com o que dizem sobre ela), estava sim a referir-me às lutas absurdas por ... nem sei bem o quê. Prestígio? Orgulho? "Eu é que sou o presidente da Junta"?

Não me digam que nunca assistiram a estas lutas palhaças nas associações e clubes.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mai 27, 2004 3:11 pm

Eu cá coloquei o meu porque me mandaram o mail ha dias....
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 27, 2004 11:20 pm

casadofarol Escreveu: E continuo a achar que o preço faz diferença. Quem compra um cão caro, não o abandona facilmente, não por gostar mais dele, mas porque vale dinheiro. E dinheiro é o que as pessoas prezam acima de tudo.
Não concordo, pelo menos não é essa a experiência que tenho (do que tenho visto). Muito ou pouco caro, quando a porca torce o rabo... lá vai ele... (o cão, claro).
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 28, 2004 2:55 am

O que eu acho curioso é que estas crises, estas necessidades, estes "motivos de força maior", dão súbitamente quando o cão começa a ser velho e se perspectivam despesas de veternário no horizonte.
E, realmente, já não brinca tanto com as criancinhas, já não é divertido.
De repente - coincidência ? - há uma necessidade enorme de dar o cão...
Desculpem lá a desconfiança, mas não acredito.

Porquê só cães com 7 e mais anos ?
Porquê só cães doentes ?
E onde pára a família ?
Um colega meu herdou um cão de um familiar, sem LOP, nem nada.
Mas não pensou, até agora, em dá-lo.

Cada vez me convenço mais que sou eu que vivo num mundo áparte.
Aparentemente, mão há crises, nem motivos de força maior.

É claro que vão aumentar os abandonos de cães de raça.
Primeiro acabam-se com os SRD, depois até podem acabar com os dos produtores de cães mas, desculpem, jamais acabarão com os maus donos.
Responder

Voltar para “Cães”