Não sei se a mudança vai ser para apartamento ou para casa com acesso à rua. Se for a 2ª hipótese, muito cuidado! Deve deixá-los fechados numa divisão apenas para que se ambientem!
Aproveito a oportunidade para contar um caso que aconteceu com uns amigos e que pode servir de alerta a casos futuros:
Tinham um gatinho (Charlie Brown) e viviam num T1 pequenito. Ora um dia mudaram-se para um r/c com quintal para trás e acesso directo à rua para a frente. No mesmo dia da mudança e mesmo apesar dos avisos para o fecharem, o Charlie Brown foi solto em casa à sua vontade. É claro que não demorou nem meia hora para ele se "pisgar". Andámos um tempão a chamá-lo e nada. Passaram-se as semanas e os meses e nada de Charlie Brown. A dona desgostosa "desistiu" e desfez- se de tudo o que era dele.
3 meses depois ele lá apareceu, magro, arranhado e "feito" gato de rua. Costumávamos dizer que ele parecia o "John Kid Carcaça, o Terror das Padarias" e que só lhe faltava o cigarro ao canto da boca tal era o ar de "El Matador" Jingão. Fez-se o "mauzão" das redondezas. Deixou de usar o caixote em casa e passou a aparecer apenas para comer e dormir.
O pior mesmo é que passados uns tempos adoeceu. Sei agora que era FIV. Foi nessa altura que ouvi pela 1ª vez a expressão "sida dos gatos".
Se eu soubesse o que sei hoje, esse gatinho ainda estaria vivo. A ignorância de todos permitiu que esse gatinho fosse abatido por medo de contágio aos humanos...
Eu própria mudei de casa há cerca de 5 anos, tinha a minha Baixinha 1 ano. Correu bem. Para evitar stress, soltei-a só ao 3º dia. Para garantir que não havia problemas, deixei-a fechada, com o seu "enxoval" apenas numa divisão nos primeiros 2 dias.
Ainda a propósito do Charlie Brown, há quem diga que os gatos ao verem-se fora do seu território, tendem a escapar-se para ir procurar a sua casa. Não sei se é mito mas mais vale não arriscar
Boa sorte e mta calma. Vai ver que corre tudo bem!