Caros amigos,
antes demais gostaria de me identificar. O meu nome é Nuno e possuo o único Dogo Argentino que pratica neste momento Mondioring em Portugal, e segundo me consta o Único até ao momento, é o Urkhan dos Makuas filho do Chacal de la Herencia que tanto é enaltecido neste Forum

Gostaria de tocar em alguns assunto que têm vindo aqui ou ali a ser aboradados por pessoas mais ou menos conehcedoras do que realmente é o Mondioring, os exercícios que este contempla.
A quem comparou um Dogo Argentino com um Malinois, segundo a minha experiência que já não é pouca, e até porque sou figurante tambem e sei "sentir" a mordida de um Malinois de um Dogo Argentino.
É de facto verdade que o Dogo Argentino tem uma das mordidas mais fortes e letais do mundo canino , senão mesmo a mais forte, no entanto ensinar um cão a morder não é Fácil nem para qualquer um, é preciso ter sensibilidade e saber o que es´tá fazer, caso contrário aí sim pode ser perigos. Fazer morder um cão não é enconstá-lo a uma parede bater-lhe à espera que ele morda o figurante, por detraz disto está muito trabalho que quando feito por quem sabe jamais irá colocar a agressividade num cão.
Morder não é agarrar e largar, morder é morder de boca cheia e fixar. Se comparar-mos a mordida , vamos supor de 1 Dogo e de um Malinois que estejam ao mesmo nível de mordidar, é claro que a do Dogo é mais possante, o que é facto é que muito raramente se encontram Dogos a "morder bem" -pena, e sem dúvida que morfológicamente e pela selecção de anos que os malinois tem em cima para esta modalidade, os tornam sem dúvidfa com uma Mordida mais forte que um Dogo Argentino.
Agora certamente que um Javali ou a um Puma terão uma opinião diferente da minha....
A quem diz que é brincar com o Fogo por um Dogo Argentino a morder só tenho que lamentar, não critico porque quem diz isso demonstra um profundo desconhecimento ácerca da Modalidade e tb acerca do que é o treino de um cão.
O Mondioring é dos Desportos caninos que mais exige ao nível de obediência. O Cão que é ensinado a morder dentro de ring e neste desporto especificamente, fa-lo por prazer e por brincadeira e não por maldade. O Grau de obediência e de controlo no cão, seja ele qual for, para o mandar ao ataque de um figurante e de o mandar parar à ordem é tão grande que eleva a Obediência ao seu Expoente máximo. Para além do mais o Mondioring não se resume a defesa e ataques a figurante, existem outros exercícios tão ou mais bonitos do que uma mordida num figurante.
Bom para além do mais qualquer cão de pratique Mondioring precisa de passar um teste de sociabilidade, aprovado pelo CPC e pelo ministério da Agricultura. O meu cão já passou o teste de Sosiabilidade.
E gostava tb de referir que não é conhecido nenhum acidente com cães que praticam Mondioring, Ring Francês, Belga, Holandes ou outras modalidades de trabalho (RCI). Em todos estes regulamentos os cães estão por diversas vezes em contacto com muitas pessoas e não as podem morder como devem imaginar.
Realmento o Dogo é um cão que pelo seu porte se cansa mais rápido que um malinois, que não tem a elasticidade de um malinois, mas nem por isso deixa de fazer o que faz um Malinois.
Devido à Modalidade possuo hoje um maior poder de contolo sobre o meu cão seja em que situação for, e ainda mais tenho prazer de dizer que o meu cão que foi ensinado a morder, posso deixa-lo em casa de qualquer um de voz e ficar descansado da vida!!!
Bom para terminar gostaria de vos convidar a ver algumas Fotos do meu Cão - Urkhan dos Makuas na prática do Mondiring, iraõ ver outros exercícios que não só morder, como saltos, recusa de comida, etc que só por si elevam o cão a uma obediência extrema e a um controlo total do Dono sobre o Cão. Irão conhecer um pouco tb e para quem sabe pouco da modalidade, o que de facto é o Mondioring.
Visitem:
[b]
http://www.dogodosmakuas.com/urkhan_Mondioring.htm[/b]
outras fotos, para quem estiver interessado:
[b]
http://www.dogodosmakuas.com/urkhan.htm[/b]
Espero que gostem, e um bem haja para todos e para esta Modalidade apaixonante que é o Mondioring.
Abraço para todos vocês sem excepção!!