Cuidados a ter com um coelho anão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sonia_2730
Membro Júnior
Registado: segunda mai 24, 2004 2:38 pm

segunda mai 31, 2004 10:26 am

Decidi comprar um coelho anão e tenho algumas dúvidas.
1 - eles habituam-se a fazer as necessidades sempre no mesmo sítio ou é raro isso acontecer?
2 - cheiram mal? (dizem que o cheiro da urina é muito forte)
3 - afeiçoam-se aos donos e conhecem-nos?
4 - é melhor um coelho ou uma coelha?
5 - ficará bem sozinho num apartamento na cozinha com a porta da gaiola sempre aberta?
Obrigada!
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda mai 31, 2004 5:21 pm

Resposta "Sim" a todas, excepto à nº 4 - como só tenho um macho não sei responder.
Boa sorte!!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mai 31, 2004 5:46 pm

1-sim, mas tens k os ensinar, e eu já te disse como no outro tópico;
2-Os coelhos são animais super asseados, ñ xeiram mal, só a urina, mas se lavares a casota 2 vezes por semana nunca irás sentir esse xeiro;
3-sim, os meus sabem vir a mim kuando os xamo, mas se um estranho(para eles) o fizer ele já ñ vai;
4-Para mim é melhor um coelho, pk as coelhas têm o problema do cio, e são menos asseadas por causa disso, pois podem fazer fezes moles devido a isso( já consultei a vete)
5-Se ñ tiveres fios eléctricos, ou plantas, panos, ao pé, tudo bem!!! :D

Agora boa sorte com o teu novo amiguinho!!!
Sonia_2730
Membro Júnior
Registado: segunda mai 24, 2004 2:38 pm

terça jun 01, 2004 7:32 am

Só mais uma pergunta ainda em relação à questão macho/fêmea. Os machos não marcam território? Se calhar as coelhas são mais limpas porque não andam sempre a urinar em todos os lados, ou os coelhos tb aprendem e não fazem isso?
Obrigada.
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jun 01, 2004 6:04 pm

Ñ, os coelhos são como as coelhas em relação a isso, eles só marcam território se sentirem o xeiro de outro macho, e às vezes das femeas, mas só vais ter um coelho certo? O meu pelo menos só o solto a afastado da fêmea para ele ñ fazer isso.
Como já lhe disse os coelhos são mais asseados, por exemplo, a minha coelha faz xixi na casota dela toda, e o meu coelho só faz a um cantinho da casota!!!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 01, 2004 8:59 pm

eu tb prefiro os machos, pois acho-os menos agressivos com as pessoas (as coelhas em cio costumam ser mais agressivas), mas curiosamente não noto diferenças de asseio entre macho e femeas (só tenho 4 machos e resto femeas num total de 19). certo é que o meu coelho mais asseado é macho, o kiko da sararp, mas não acho que seja por ser macho, acho que é mesmo a personalidade do coelho. todos os meus coelhos sem excepção fazem no cantinho (e 90% deles no canto superior direito lol) da gaiola.
qual é a diferença entre os seus machos e as suas femeas? :|
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta jun 02, 2004 7:48 pm

A diferença é k as minhas coelhas por terem o ciobebem muita água, e depois fazem fezes moles, e sujam se todas, e fazem xixi em toda a casota, enquanto k o macho(neste momento só tenho 1) faz sempre a um cantinho!!!
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jun 03, 2004 11:21 am

Olá Sónia :D

1- Os meus nunca se habituaram a fazer as necessidades num sitio próprio, fazem por todo o lado

:(

2 - Em relação ao cheiro, a urina deles tem um cheiro muito forte, mas se no Wc colocares, aquele aglomerante em rolinhos, esse é bom e " chupa" os cheiros. ;)

3- De todos os meus coelhos, já tive 5, o Tim Tim é o mais afectuoso, ouve pelo nome, se eu o chamo ele vem ter comigo, adora aninhar-se em mim, fazia xixi em cima de mim quando era pequeno, se o trago pró trablho, fica aqui na secretária ao pé de mim e não sai, lambe-me a roupa e adora aninhar-se no pescoço atrás dos cabelos :) . Ele também foi o unico que me foi oferecido por uma amiga que fez criação e ele nasceu na casa dela e desde cedo que ela começou logo a andar com os bébés ao colo, penso ser por isso que ele é tão meiguinho :D

4 - Prefiro coelhos. As coelhas são mais mázonas. Arranham, bufam e mordem.

5 - Os meus sempre estiveram na cozinha, mas não aconselho a teres sempre a gaiola aberta. Só deves abrir quando estás em casa, pois eles adoram inspecionar e se estiverem sozinhos só fazem disparates. Os meus iam prá sala, roeram os fios da televisão, do video, do DVD, das colunas... de tudo o que apanharam :evil: , já para não falar das revistas e dos livros :evil: :evil:
Xanessa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 9:19 pm

sexta jun 04, 2004 5:07 pm

Oi :=) Td bem?
Eu tenho uma coelha k por a caso n e ana! lol :) chama-se nessa! Pois bem a nessa ao contrário k ja li no forum, deve ser uma coelha a exepçºao da regra! É bastante fofinha.... gosta mto k lhe pegue, k lhe de miminhos, Pula para cima de mim, quando tou sentado....tá sempe aos saltos :=) nao bufa(embora houve um periodo em k tava mais má...já amansou, pk passei-lhe a dar mimos a toda a hora lol eu axo k ela agora tá e mimada demais), e mto activa e relativamente a higiene é bastante asseada!! :) faz as suas necessidades na sua casotinha!! :)
Aconselho desde já q tenha o maximo cuidado cm os fios... assim como as folhas, afastando-as todas!! De resto espero q tnha uma companhia e um novo amigo(a) :) ehehe! :) felecidades
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

domingo jul 18, 2004 12:20 pm

oi eu também tenho um coelho macho. alguns dos cuidados que deves ter são:

1º-escolher uma gaiola não muito pekena.

2º-deixá-lo passear muito.

3º-dar-lhe a alimentação ke ele PRECISA.

4º-ter cuidado com os fios electricos.

depois ponho + se der

´jocas
Responder

Voltar para “Exóticos”