Queria imenso um Furão!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

terça jun 01, 2004 9:12 pm

Cara Bixaninha:

Nenhuma das minhas respostas lhe era dirigida, mas sim a quem disse “Quem gosta, não liga a dinheiro, por isso vai em frente”, não acho que isto seja um bom conselho e ainda com a agravante de envolver outro ser vivo.

Mas se acha que reúne as condições necessárias, sou eu que digo vá em frente.

Também não encontro nenhuma resposta neste tópico que afirme algo sobre a sua condição económica, apenas a alertam para o facto de que possuir um animal não é só “tê-lo”, mas também estar prevenido para os custos da sua alimentação e saúde que em alguns casos pode ultrapassar largamente o preço normal ou corrente de um furão.

Mas se o seu pai a pode ajudar porque não lhe crava uns trocos para comprar o animal, em vez de andar a pedinchar.
Não sou criador de furões mas depreendo que a sua criação envolva custos, por isso eu acho natural que se peçam estes preços.
Mas se alguém tiver disposto a fazer um desconto ou até mesmo a dá-lo, quem sou eu para dizer que não…
Última edição por vald em terça jun 01, 2004 9:16 pm, editado 1 vez no total.
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

terça jun 01, 2004 9:13 pm

Não foi minha intenção ofender ninguém.
Limitei-me apenas a debater a questão da necessidade de haver dinheiro para se cuidar dos animais, pois discordei da opinião da leoa_nova_.

Bixaninha espero que consiga um furanito lindo e que sejam os 2 felizes :)
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

terça jun 01, 2004 9:18 pm

buzio Escreveu: bem, a minha gata tb morde muito, será que veio do monte?! não é para gozar, mas qualquer animal deve ter as condições mínimas necessárias para viver com algum conforto. não digo com isto que seja necessário ter 1001 brinquedos, montes de caminhas e roupinhas... mas a alimentação necessária e os cuidados médicos imprescindíveis - qualquer animal -
desculpe-me MHZ mas não concordo nada consigo, não podemos distinguir neste aspecto o furão, apenas porque já nos habituamos a ver cães e gatos e outros nas ruas... desenrascam-se melhor porque com o decorrer dos tempos tiveram mesmo de se desenrascar. estou certa que que a maioria dos furões de cativeiro não se desenrascariam na natureza, mas existiriam sempre alguns que o conseguiriam fazer, o mesmo acontece com cães ou gatos, uns conseguem e a maioria não.
ninguém diz que uma pessoa pobre não pode ter cão, claro que pode, mas não será isso um acto de egoísmo? por outro lado, há pessoas que tratam o animal como parte de si, logo se não há eukanuba há orlando(passo a publicidade), mas há; enquanto que na maioria dos casos, não há dinheiro? deita-se fora o cão. Do mesmo modo, que no meu trabalho verifico muitas vezes, não há dinheiro? deita-se fora o filho...
temos de ser responsáveis pelos nossos actos e se achamos do fundo do nosso coração que temos condições para ter, seja o que for, então tudo bem, acho bem que se tenha. Agora ter uma coisa só porque nos faz A NÓS sentir bem é uma maneira de pensar bem egoísta.
Nem mais, nem menos... com a sua permissão, assino por baixo!!!!

Quem julga que já viu tudo, o mais certo é não ter visto nada... :roll: :roll: :roll: Tanta «choradeira» por um capricho, credo!!!
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça jun 01, 2004 9:42 pm

Pessoal... há pessoas mais sentimentais que outras... respeitem isso :roll: eu já tive cães, gatos, chinchilas, etc... e sempre quis mais (eu não passo sem animais, eles são a minha vida), mas sinceramente nunca tive muito dinheiro. é que há muita gente que chora que não tem dinheiro, mas gasta em cinemas, concertos, futebol, roupas... se uma pessoa poupar arranja sempre para coisas mais importantes. (eu pelo menos sou assim) ;) se tens condições e keres ter um, tudo bem, agora não podes pensar só na comida do bixo, são as vacinas acessórios (gaiola, cama, comedouro, bebedouro, areia, "cagatório" ....) se fores como eu inventa :lol: a cama da minha Winkie fui eu que fiz, a gaiola é dada, mas tenho que comprar uma, o "cagatório" é um tupperwere (ta mal escrito :lol: ?) que roubei à minha mãe; o bebedouro e comedouro passou da geração dos gatinhos que tive :lol: e até eu ter $ para comprar tudo novinho tem que ser assim :oops: mas aos poucos e poucos vou comprando coisinhas para ela. um pouco de imaginação (pensando nas necessidades do furão tambem) e já está ;)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jun 01, 2004 10:03 pm

Buzio:

Muito dificilmente um furão conseguiria sobreviver sózinho. Quem diz furão, diz coelho, porquinho da índia, etc. Tudo animais que retirados do seu habitat, perderam a noção de sobrevivência porque se deshabituaram a procurar alimento. Eles não sabem viver dos caixotes do lixo, como os gatos e cães. Estes últimos, muitas vezes conseguem quem lhes dê de comer. Por exemplo, nas traseiras do meu prédio vivem há pelo menos 20 anos, montes de gatinhos que são alimentados por nós, que mal nos vêm chegar às varandas, correm logo à espera da refeição.
Já com outros animais acima referidos isso não se passaria, a maior parte das vezes, no caso dos furões, animal que conheço melhor, são confundidos com ratos, os cães matam-nos, são atropelados, não sobrevivem sem água, etc...
Há muitos autores que são de opinião que não conseguem sobreviver mais que dois a três dias na natureza.
Ou seja, a percentagem de furões sobreviventes, é mais que mínima comparada com a do gato e do cão.
E sou a favor de quem quer um animal para companhia e com pequenas posses, portanto para seu próprio egoísmo, pois poderá satisfazê-lo fazendo ao mesmo tempo uma boa acção, que é adoptar um desses cães ou gatos sem dono, que proliferam por aí.
Conheço uma velhinha que mora numa ilha e que adoptou os gatinhos que por lá andam. Dá-lhes os restos da sua comida ( que a Sta Casa da Mesericórdia lhe leva ), dormem com ela, são a sua companhia.
Evidentemente que se adoecerem...Mas de qualquer modo a vida deles passou a ser melhor do que a que tinham.
Os furões já não proliferam por aí, ou seja, teriam de ser comprados e, no caso deles, já é preciso alguma disponibilidade financeira e capacidade de fazer sacrifícios em prol deles, caso necessário.
Não me parece que haja assim uma grande diferença de opiniões entre nós.

Eu parto sempre do princípio que quem convive na arca, tem sempre alguma disponibilidade monetária, pode é não ter bem a noção de quanto é que custa manter um determinado animal, por falta de experiência ou conhecimento. E não acho mal que se alerte um futuro comprador para estas "pequenas" minúcias, nem considero que ele deva levar a mal esta franqueza.
Quando o meu filho resolveu ter um cão e um gato e não tinha problemas desses, mesmo assim achei bem lembrar-lhe este aspecto. Lembro-me que me respondeu que não ficava tão caro assim. Com o que gastou com eles, já dava para ir ao Brasil... É que os imponderáveis acontecem mais frequentemente que pensamos.
Mas para ir a Roma há tantas maneiras diferentes de lá chegar... ;)

MHZ
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jun 02, 2004 7:41 pm

Kahoro e MZH, eu concordo convosco, eu kuando disse ñ ligues ao dinheiro eu referia me ao custo do animal!!! Pk se ela consegue arranjar o dinheiro para o comprar deduz se k também arranjará para os seus meios de sobrevivência!!!
Akyna
Membro Júnior
Registado: domingo mai 30, 2004 10:01 am

quinta jun 03, 2004 7:47 pm

passei por aqui por curiosidade... estava mesmo convencida que é ilegal a posse do furão... desconhecia que havia criação deles... tal como desconhecia ser um animal tão apreciado..... não sei como, talvez porque conheço mal...
Mas a conversa à volta do dinheiro para ter animais.... e quem não tem dinheiro para comida... vet e etc... não pode ter animais ou não deve.... essa não encaixa lá muito bem....
O ano passado em menos de três mese fiquei com 6 gatinhos..... crias de quintal... daquelas que não são de ninguém.... tentei que não ficassem mais animais ao abandono nos quintais.... seria uma tragédia em poucos meses pois a gata aos 4 meses de idade já pode procriar.... dos 6 consegui arranjar dono de confiança para 3... os outros três ainda estão comigo.... eu já tinha 2 gatos (talvez o equivalente para a minha bolsa!)..... Então???? Não devia ter socorrido os 6 só porque à partida ultrapassavam a minha bolsa??? Ou socorria os 6 e depois os 3 que sobraram (1 gato e 2 gatas) devolvia aos quintais??? Está bem, iam para a liberdade.... apanhar frio, fome, calor,.... depois de terem tudo, comida, miminhos???? Em que ficamos???
Ok. Concordo a 100% quando se trata de comprar um animal..... quem compra deverá pensar no depois... e o depois não é só o dinheiro.... é o trabalho, a prisão quando se quer viajar.... e nunca esquecer... um animal dura x anos, queremos mesmo ter esse animal x anos ou é um capricho momentaneo??? E se tudo correr bem, o animal, que criamos desde bebé, vai envelhecer..... e depois??? mandamos abater porque está velho ou vamos aturá-lo na velhice também??
E isto sem falar na questão que também foi levantada das amizades e da solidão.... isso seria outro tópico que talvez merecesse ser abordado aqui, nos exóticos, pq o ser humano no fundo é um animal super exótico....
Bom..... ficaria aqui a questionar-me e a questionar-vos o resto da noite.... mas isto já dá para pensar.....
NOTA: tudo o que escrevi é válido para qualquer animal.... ser vivo... se calhar também é válido para plantas ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta jun 04, 2004 10:09 pm

É assim, eu kuando gosto de um animal, eu adquiro o, mas claro tenho k ter o espaço para ele, o trabalho isso é por gosto, cuidar deles é uma parte super importante na minha vida, é como se fossem meus filhinhos :oops: Eu faço sempre de tudo para eles estarem e ficarem o melhor possível, e kuando eu gosto de um animal, eu ñ olho para o dinheiro k ele custa, limito me a pensar k vou tar com ele por muito tempo, o máximo possivel...
E kuanto às férias, eu tenho sempre alguém k trate dos animais k ñ podem vir comigo, alguém de confiança k também ama os animais...a minha avó!!!
Responder

Voltar para “Exóticos”