Comunicado do CPC dá nformações alarmantes sobre as raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 31, 2004 4:41 am

O Cão de gado trasmontano está muito bem de saude e assim continuará enquanto houver lobos e apoio do parque natural do montesinho. Quanto aos possiveis futuros criadores, "shows" e jardins de vivendas suburbanas, quanto menos melhor. "Peluches" e feiras de vaidade já há de sobra.
FBC
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 4:44 am

repetida
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 8:55 am

FBC Escreveu: "Peluches" e feiras de vaidade já há de sobra.
Eu quase apostava, que V. Exa. é alguém que já perdeu a sua "vaidade" numa dessas feiras. :o
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mai 31, 2004 10:58 pm

Registos de 2003, que incluem os RI´s:
Serra de Aires - 112
Fila S. Miguel - 396
Serra Estrela - 763 (inclui o p.curto)
Rafeiro Alentejo - 384
Castro Laboreiro - 96
Podengo Grande - 65
Podengo Médio - 128
Podengo Pequeno - 257
Perdigueiro Port. - 280
Cão de Água - 105

Fonte: Relatório do CPC de 2003. Segundo o mesmo, não existe nenhuma raça em risco ou rara, classificando-as como se segue:

Situação critica - Podengo grande P.liso
Situação critica/perigosa - Podengo grande p.cerdoso
Situação perigosa - Castro Laboreiro, Serra de aires, Serra P.curto, Podengos médios e pequenos
Situação perigosa/vulneravel - Cão de Àgua
Situação vulneravel - Serra p.comprido, Rafeiro do Alentejo, Fila S.MIguel e Perdigueiro Português.

Acrescenta que este situação tem como referência o número estimado de exemplares existentes, registados, e segundo os critérios da FAO.

Isabel
Pedra
Membro Veterano

terça jun 01, 2004 12:36 am

FBC Escreveu: O Cão de gado trasmontano está muito bem de saude e assim continuará enquanto houver lobos e apoio do parque natural do montesinho. Quanto aos possiveis futuros criadores, "shows" e jardins de vivendas suburbanas, quanto menos melhor. "Peluches" e feiras de vaidade já há de sobra.
FBC, qual o papel do Parque Natural do Montesinho, em relação á raça?
È o parque que controla actualmente a criação desta raça, por exemplo?
Isabel
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 01, 2004 10:52 am

Pedra Escreveu: E o que é isso dos 1000 a 5000?
Houve 105 registos o ano passado, 112 no serra d'aires, 65 no podengo grande e 96 no castro laboreiro.
Isabel
Os números, apresentados nesta situação referem-se ao nº de cadelas em idade de procriar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pedra
Membro Veterano

terça jun 01, 2004 11:07 am

casadotrevo Escreveu:
Pedra Escreveu: E o que é isso dos 1000 a 5000?
Os números, apresentados nesta situação referem-se ao nº de cadelas em idade de procriar.
Interessante....

Isabel
FBC
Membro Veterano

quarta jun 02, 2004 4:06 am

[quote=Pedra]

FBC, qual o papel do Parque Natural do Montesinho, em relação á raça?
È o parque que controla actualmente a criação desta raça, por exemplo?
Isabel
[/quote]

Exatamente, é o parque que controla a criação da raça e faz uma selecçaõ baseada, não só nos aspectos físicos, mas principalmente, na sua funcionalidade, que é o mais importante. Era desta forma que todas as raças deveriam ser seleccionadas.
Espero bem que cada vez existam mais lobos e que o cão de gado nunca mude de profissão.
Dou tambem os meus parabéns ao grupo lobo pelo trabalho que tem feito com as restantes raças caninas de cães de gado. Espero ver estas raças cada vez mais nas serras que é um lugar muito mais bonito e adecuado que as "passereles".
Pedra
Membro Veterano

quarta jun 02, 2004 11:43 am

FBC Escreveu:
Exatamente, é o parque que controla a criação da raça e faz uma selecçaõ baseada, não só nos aspectos físicos, mas principalmente, na sua funcionalidade, que é o mais importante. Era desta forma que todas as raças deveriam ser seleccionadas.
Espero bem que cada vez existam mais lobos e que o cão de gado nunca mude de profissão.
Dou tambem os meus parabéns ao grupo lobo pelo trabalho que tem feito com as restantes raças caninas de cães de gado. Espero ver estas raças cada vez mais nas serras que é um lugar muito mais bonito e adecuado que as "passereles".
Obrigada pela sua resposta. E espero sinceramente que as coisas continuem a andar bem como até aqui e que o Parque, com o tempo, não leve o mesmo caminho que o Parque Natural da Ria Formosa, que em principio e no inico tinha mais ou menos os mesmos objectivos.
Não concordo totalmente com a sua ideia de passereles e feira de vaidades, pois entendo que uma coisa não prejudica a outra, e o ideal seria sempre a selecção quer em morfologia quer em aptidão para trabalho, em conjunto. E isso pode ser feito, e é feito, nalguns casos.
Isabel
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quarta jun 02, 2004 1:14 pm

Olá a todos!

Sou nova por aqui e tenho estado a ler os tópicos para me integrar um pouco nas "discussões"...

Ao ler este tópico, não consegui deixar de comentar ....

Não estou muito de acordo com FBC quanto aos quintais e feiras de vaidades ... Tenho 2 Serras da Estrela no meu quintal e não é por vaidade. São cães de porte grande, bons guardas e extremamente gentis com as crianças (suportam tudo e mais alguma coisa!) coisa essencial lá em casa!!!

Quanto às "feiras", prefiro vê-las como uma forma de dar a conhecer as raças portuguesas aos portugueses! São cães bonitos, grandes ou pequenos e com tanta "classe" como qualquer outra raça!

Quanto ao Cão de Gado que fala.... aceito a minha ignorância mas nem nunca vi nem sequer tinha ouvido falar :oops:!!! Por acaso tem alguma foto que possa mostrar???

Adorava registar os meus cães no CPC, de forma a que se soubesse que pelo menos há mais um casal que futuramente (ainda só têm 3 meses) poderá contribuir para o sucesso/continuação da raça mas ainda não consegui perceber bem o que tenho que fazer.... Apesar de serem puros, não foram adquiridos em criadores XPTO, são filhos de plena Serra! Filhos de cães que ainda fazem aquilo para que foram criados .... guardar gado e andar pela montanha livremente!!!!

Gelly
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quarta jun 02, 2004 1:17 pm

Olá a todos!

Sou nova por aqui e tenho estado a ler os tópicos para me integrar um pouco nas "discussões"...

Ao ler este tópico, não consegui deixar de comentar ....

Não estou muito de acordo com FBC quanto aos quintais e feiras de vaidades ... Tenho 2 Serras da Estrela no meu quintal e não é por vaidade. São cães de porte grande, bons guardas e extremamente gentis com as crianças (suportam tudo e mais alguma coisa!) coisa essencial lá em casa!!!

Quanto às "feiras", prefiro vê-las como uma forma de dar a conhecer as raças portuguesas aos portugueses! São cães bonitos, grandes ou pequenos e com tanta "classe" como qualquer outra raça!

Quanto ao Cão de Gado que fala.... aceito a minha ignorância mas nem nunca vi nem sequer tinha ouvido falar :oops:!!! Por acaso tem alguma foto que possa mostrar???

Adorava registar os meus cães no CPC, de forma a que se soubesse que pelo menos há mais um casal que futuramente (ainda só têm 3 meses) poderá contribuir para o sucesso/continuação da raça mas ainda não consegui perceber bem o que tenho que fazer.... Apesar de serem puros, não foram adquiridos em criadores XPTO, são filhos de plena Serra! Filhos de cães que ainda fazem aquilo para que foram criados .... guardar gado e andar pela montanha livremente!!!!

Gelly
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 02, 2004 3:11 pm

Gelly Escreveu: Não estou muito de acordo com FBC quanto aos quintais e feiras de vaidades ...
Não ligue, isto é o disco riscado do FBC, por mais que diga acaba sempre no mesmo. É tipico em quem apanha desilusões com as "feiras de vaidades". Traumas ... ??? ... ???
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta jun 02, 2004 3:44 pm

Boas,

E não terá o membro FBC razão naquilo que diz??

Cumprimentos,

Daniel Carreira
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta jun 02, 2004 3:48 pm

Pessoalmente tb não acho.

Um cão para ser completo, devia ter as duas vertentes perfeitamente conjugadas!
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 02, 2004 4:16 pm

baiha Escreveu: Boas,

E não terá o membro FBC razão naquilo que diz??

Cumprimentos,

Daniel Carreira
Mais um que apanhou alguma desilusão, nas exposições.

Será que vocês não percebem, que se a selecção for só funcional, acaba-se por ter uma raça para cada função?
Passo a explicar melhor para os lentos de ideias; Se não for o aspecto morfológico, e face á função, o que é que distingue um Serra da Estrela de um Rafeiro do Alentejo, ou de um cão de gado ?
Não interessa ver o que é óbvio, pois não ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”