GATINHOS À VISTA ou nao????????????????

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rachel
Membro Júnior
Registado: domingo set 08, 2002 11:56 am

quarta jun 02, 2004 5:42 pm

tenho uma gatinha persa(Lana) com 2anos e durante este ultimo cio nós levamos--la ao gato. ela esteve la 4 dias nos 2ultimos pronto la fizeram o que tinham de fazer.ela agora ja voltou mas.........ja passaram 2 semanas(vai fazer no domingo dia6)e ela os mamilos dela tao um cadinho mais arrebitados mas (eis o problema) ela nao tem comido nada ou quase nada nos ja lhe demos umas vitaminas( a cerca de 2 dias) pa ra provocar o apetite mas nada de novo.que acham que pode ser?? é isto normal na gravides dos felinos?ppf deem-me as vossas opinioes
.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..
.
beijinhos
rakel xophia
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quarta jun 02, 2004 6:15 pm

Na minha opinião deveria fazer uma ecografia à gata, não estará ela a ter problemas de gravidez...
Se tudo estiver bem, existem uns suplementos vitaminicos que poderá dar à sua amiguinha :|

Cuidado que se os bébés se estiverem a desenvolver nos locais errados a gata corre risco de vida :?

Guida
rachel
Membro Júnior

quarta jun 02, 2004 6:23 pm

locais errados??????????' como e isso possivel? quais os sitios?
.
..
...
....
....
......
.......
........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..
.
rakel xophia
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 02, 2004 6:24 pm

Boa tarde,

Geralmente os sinais de gravidez só são perfeitamente visíveis a partir das três semanas de gestação. Será nessa altura (3-4 semanas) que o vet. fará a 1ª ecografia.

O facto de ela estar sem apetite não é normal nem é bom se ela realmente estiver prenhe. Deverá comunicar o facto ao vet.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta jun 02, 2004 6:28 pm

Concerteza a Guida está a referir-se a gravidez ectópica. Mas é muito raro tal acontecer. De qualquer modo não deixe de contactar o seu veterinário.
Maria João
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jun 05, 2004 8:56 am

Bem já me disseram que a ecografia tem algum risco para os bebés, é verdade? :o
Acho um tema interessante a ser verdade e portanto deveria ser aqui discutido ;)

Eu penso que algumas gatas ficam com menos apetite nos dias a seguir à copula, mas não comer mesmo nada não é nbormal, já há notícias desta gatinha? Tá a comer melhor´?
rachel
Membro Júnior

quarta jun 09, 2004 5:52 pm

desculpem a demora da resposta mas e que nao tenho tido tempo para vir
Sim tem comido bastante melhor foi um susto mas parece que ja ta a paxar,so uma pergunta dar lata nao faz mal pois nao??????
e quais sao o sinais mais visiveis de k a gata podera estar com os bebes??????
.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..
.
beijinhos ffx
rakel xophia
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta jun 09, 2004 6:53 pm

por volta das três semanas os mamilos começam a crescer e a ficarem muito rosadinhos, não stress, tudo deve estar bem e se o seu vet não lhe disse para tirar uma ecografia, não o faça, só em caso de necessidade e lá mais para o fim da gravidez.

Já agora, já pensou nos riscos que correu ao levar a sua gata a acasalar com um gato que não reside consigo? Viu o pedigree do gato? viu se estava despistado das principais doenças? Já pensou que os partos das persas são difícies e que muitas vezes podem ter que fazer cesariana? Sabe ajudar no parto? Qual a intenção de cruzar a gata? Quer ser criadora? Se sim, tem os conhecimentos necessários para isso? Sabe quando está previsto a sua gata parir? Criar não é só juntar um gato persa e uma gata persa, criar pressupõe muita coisa, pricipalmente muita dedicação e estar preparada para ter muitas, mas mesmo muitas despesas.

Desculpe-me o testamento, e que tudo corra bem com a sua gatinha

Mai-Mai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 09, 2004 7:02 pm

mai-mai Escreveu: ...pricipalmente muita dedicação e estar preparada para ter muitas, mas mesmo muitas despesas.
...e... muitas horas perdidas..., muitas preocupações... e conseguir vende-los ou dá-los a quem garanta que os estima... ;)

De qualquer forma, boa sorte e vá dando novidades... ;)

Leo

P/S - quanto ao alimento de lata, de preferência " NON " . O alimento seco é o mais apropriado...
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rachel
Membro Júnior

sexta jun 11, 2004 6:04 pm

bem mai-mai tentarei responder-lhe ao testamento lol. :lol:
bem eu nao tou miuto dentro dessa coisa do pedigree se me pode-se explicar o ke e agradecia.
sim o gato nao esta doente pois a dona dele mostrou a minha mae a cadreneta das vacinas e o gato ja é gato de fazer criaçao pois a senhora tem 3 gatas mais ele. sim sei ke os partos dos perças(das perças neste caso)sao dificeis e ke sao muitas vezes por cesariana, pois a senhora dona do gato avisou-nos e tambem ela teve uma das gatas ke ja fez cesariano.nao nao sei como ajudar apenas teoricamente sei, mas na pratica nao sei pois nunca assisti a um parto. Sim a minha mae pretende ser criadora nao sei se a minha mae tem os conhecimentos precisos mas se mos podesse dizer agradecia. ;)bem a Lana fez a 1ªvez no dia 23 de maio bem li ke a gestaçao e de 2meses agora se e verdade nao se por isso se for e mas para 18 de julho nao????? :?: ke vai haver despesas etambem se vai precisar de muito tempo(nao sendo considerado perdido) isso eu sei ;) ;)
tentei responder as suas kestoes pela ordem k mas pos. :)
.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..
.
beijinhos
Rakel Xophia
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta jun 11, 2004 7:11 pm

Bem rachel, agora com a sua resposta à mai-mai fiquei com a sensação de que você iniciou-se na criação dos persas sem se ter preocupado em aprofundar conhecimentos básicos sobre o assunto o que para mim, é de lamentar.
Ora vejamos:
1º) Não sabe quais os sinais de gravidez e quando eles começam a ser visíveis - resposta já dada por mais de um forista.
2º) Levou a gata a cruzar com um gato estranho. Tal facto só é seguro se tomou cuidados básicos, tais como:
. verificar o aspecto geral do gato, se está bem tratado, se não tem peladas
. verificar que o gato tem vacinas (neste caso incluindo a da leucose visto que é um gato que está em contacto com vários gatos estranhos) e desparasitação (interna e externa) em dia
. exigir testes de despiste às doenças FIV, FELV, PIF e PKD.
3º) Não sabe como alimentar a gata gestante. A gata gestante deve alimentar-se da melhor maneira possível. O mais prático e completo é uma boa marca de ração premium. Dependendo da marca que lhe está a dar deverá (ou não) dar-lhe suplementos. Deverá esclarecer a situação com o veterinário da sua gata.
A comida enlatada só deve ser dada de vez em quando como petisco. Agora que está calor é preciso muito cuidado porque as latinhas depois de abertas, deterioram-se rapidamente, provocando diarreias.
Nota:
Não se esqueça que a gata deverá ser desparasitada, internamente, duas vezes antes do nascimento dos gatinhos. Dependendo da marca de desp. as tomas deverão ser dadas no início e no meio da gestação ou então a meio e no fim da gestação. É outra coisa a esclarecer no vet.

4º) Pedigree. É a árvore genealógica da sua gata, ou seja, estudando o registo no LO de ambos os progenitores, podemos ter uma idéia de que tipo vão ser os gatinhos. É claro que é necessário ter alguns conhecimentos de genética e de saber que linhas de criadores são compatíveis com as dos nossos gatos para obtermos animais semelhantes ou então para criarmos a "nossa" linha.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
Maria Jo&atilde;o
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta jun 11, 2004 10:34 pm

Deus do Céu!!! :roll: Mais um criador de perças

:evil:

Haja Deus!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
rachel
Membro Júnior

segunda jul 12, 2004 9:54 am

tal como referi na minha resposta anterior disse que aminha mãe tinha pedido a caderneta das vacinas a dona do gato.nos aspectos gerais (peladas)sim o gato tinha optimo aspecto e as vacinas em dia.
a marca de comida que dou a lana é "Royal Canin"especifiaca para persas.sim eu sei k a comida de lata deveser dada como um petisco e nao como comida de dia-a-dia.e ela tambem nao é de apreciar muito essa comida.sei que dos prosnitores era um tartaruga e o outro um cinza azul como a Lana.
Bem sobre o seu 1º ponto o meu pai ja teve muitos gatos e gatas por isso ele sabe os sinais. eu é a primeira vez que tenho um animal gravido.
(eu sim é a primeira vez que faço criaçao por isso é que tinha muitas duvidas mas informei-me atraves de algo que agora me parece a ser bastante basico que foi o livro"Encicloopedia do Gato"(litexa)mas acho que dizer que foi sem nenhum conhecimento ou preocupaçao nao é verdade)
.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..
.
beijinhos
Rakel Xophia
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda jul 12, 2004 10:38 am

É verdade que se começa a criação "por algum lado", mas a mim parece-me que a senhora sabe muito pouco de persas, para fazer criação.
Se não vender os gatos, a coisa já não está tão mal, mas soa-me que o irá fazer não é?
Não ande apenas a espreitar livros...vá a exposições, procure conhecer os criadores, trocar palavras e conhecimentos, porque só com livros, asseguro-lhe que não vai longe, para além disso leve a sua gata também a exposições, afim de ser avaliada em termos de estalão de raça.
Se um dos objectivos é preservar a raça e suas qualidades, ao fazer uma cruza um pouco descuidada, pode estragar tudo :o , convém ter alguns anos de conhecimentos e experiência antes de sequer pensar nessa ideia de ser "criadora", porque até agora não o é, é apenas uma pessoa que adquiriu uma persa e a cruzou com vista em ganhar uns trocos com isso.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 12, 2004 4:24 pm

Trabalhar na reprodução de animais, não é só com o ler livros... eu também faço óptimas sobremesas através de livros de culinária mas algumas saem furadas... há sempre aqueles pequenos "truques" que só os experts sabem e nos podem transmitir... ;)

Também assisti ao parto da minha Siamesa e da minha cadela Dobermann, num entanto NUNCA me atreveria a dizer que como assisti... também o farei com qualquer outro animal... os partos podem ser fáceis ou muito complicados, variando de raça para raça...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”