Despiste à displasia de anca!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta mai 28, 2004 5:21 pm

Boas!!

Apesar dos medos que tenho acerca da anestesia, decidi que o Golias na proxima segunda feira irá fazer o despiste à Displasia de Anca na faculdade de medicina veterinaria de lisboa, despiste esse com leitura e relatório claro!!.
Não sei se fiz bem escolher a Faculdade para o fazer e espero que tudo corra bem.
Existe ainda na minha cabeça o medo da anestesia, pois debaixo daquele corpo imenso está uma criatura a meu ver fragil!!
Já me pediram várias vezes para cruzar o Golias...e já perdi algum dinheiro he he he he he pois sempre achei que não o cruzaria sem saber principalmente deste aspecto.

As perguntas que deixo aqui é: Quais os graus existentes?? são como os outros?? A,B,C,D?

Em termos de cruzas...até que grau são admitidas ou ninguem liga a isso???

Mais uma pergunta..esta mais dirigida ao casalc, diz-me uma coisa? no NOSSO clube de raça, aqueles exemplares que estão lá disponiveis para cruzas, é lhes exigido algum relatório de Despiste da Displasia de Anca!???

Abraços,

Arcanjo
Merino
Registado: quarta mai 19, 2004 2:12 pm

sábado mai 29, 2004 12:35 am

Olá Mestre,

No clube de raça não é exigido o grau de displasia dos exemplares. Se o tiveres e quiseres anexar ao nome do exemplar, pode funcionar como uma mais valia.

No teu caso, como tens um macho, o grau de displasia pode ser solicitado por potenciais interessados em montas.

Cá em Portugal não conheço nenhuma monta que tenha sido recusada por grau de displasia. No entanto, em Espanha e França é normalmente solicitado o grau de displasia aquando de uma monta.

No entanto nem todos as instituições têm credibilidade para um certificado de displasia.
Sei que a nivel Espanha/França os certificados mais idóneos são os emitidos pelo DCF (clube Francês). O processo é simples:
-és sócio e tens um macho (ou fêmea) que queres rastrear;
-Na revista do clube, tens as instruções para tirar um RX numa de duas clinicas Portuguesas. Uma no norte e outra no sul. No norte sei que é o hospital vet. do Porto (por azar o mais careiro). No sul, não sei onde é.
- Esse RX tem que obedecer às exigências do DCF. As instruções são precisas e os vet. sabem como devem fazer.
- metes o RX no correio junto com 23 euros e recebes um certificado emitido pelo DCF que te é reconhecido em qualquer parte da Europa.

Não tenho memória de qualquer contestação de um certificado do DCF. Basta dizer que o grau sai da opinião de 3 gurus, em regiões diferentes e sem se conhecerem entre eles.

Nota que nestas coisas de displasia não são só os A que servem para reprodutor.
Nos anuncios de França vêm-se muitos machos com B e C que têm muita clientela. Afinal há campeões e BIS com displasia C. No ringue portam-se bem melhor que alguns com grau A.

O programa de erradicação da displasia tem acompanhamento bimensal pelo DCF. Por cá, o assunto está em estudo.

Um abraço,
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

sábado mai 29, 2004 12:41 am

Olá novamente (agora correcto),

A resposta anterior (do Merino) é minha.
O meu filho esteve a mexer no meu computador e entrou aqui com o nick dele. Eu quando entrei agora, não reparei que estava "logado" nele.
As minhas desculpas,

um Abraço,
TiagoFernandes
Membro
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Contacto:

sábado mai 29, 2004 3:48 pm

Bons dias.
Na monográfica espanhola houve uma conferência sobre a displasia de anca em que a veterinária que estava a apresentar refere claramente que para se conseguir combater esta doença só se deve cruzar cães com grau A e B. Conseguir isto só cativando e mostrando aos criadores a importância de combater esta doença tentando que se criei com melhor qualidade.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quarta jun 02, 2004 6:26 pm

Arcanjo,

Fizeste o teste de displasia? Conta lá essa aventura.

Um abraço,
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”