Rottweiler em apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
serieiii
Registado: terça mar 05, 2002 6:38 pm

terça mar 05, 2002 6:54 pm

Muito Boa tarde,
acabei de me registar neste site/forum.
A minha questão é a seguinte:
Tendo mudado de casa recentemente, sendo esta um apartamento, queria saber opiniões sobre ter um rottweiler num apartamento.
O apartamento é grande com 2 enormes varandas, mas acho que mais importante que isto e a disponibilização dos donos para dar atenção/passeios de rua ao cão. estou certo ou errado????
Se eu disser que o cão seria passeado 3 a 4 vezes por dia e nunca passaria mais de 3/3.30H sózinho em casa o que é que me diriam a esta situação?
O desejo de ter um rottweiler é enorme inclusive convivo com alguns mas será que estou a pensar correto ao querer ter um num apartamento?
POr favor agradeço sugestões de quem tenha passado pelo mesmo tipo de situação.

Cumprimentos

Serie III (Rui)
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

terça mar 05, 2002 7:40 pm

eu sei o q é esse desejo mas um rottie não é só passeios...
neste forum encontrará várias indicações de sites com mais info das necessidades desta raça...
pf informe-se bem antes de qualquer decisão...
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça mar 05, 2002 8:21 pm

Olá,

Eu não vejo nenhum mal no seu caso.
Concordo consigo,a atenção dos donos está em primeiro lugar. E sou da opinião que um cão que viva numa casa com quintal e receba pouca atenção dos donos,é muito mais infeliz do que um cão que viva num apartamento mas que se farte de passear com o dono e brincar.
Mas atenção: passear o cão não é pegar na trela e andar de um lado para o outro até que o cão faça as suas necessidades,como vejo fazer. O passeio é uma parte do dia importante,tanto para o dono como para o cão,e deve ser um momento em que o seu cão possa brincar e correr(se estiver num sitio sem ninguém) ou conhecer outros cães/pessoas.

Desde que o passeie regularmente e dê-lhe atenção,o seu rottie pode ser um cão muito feliz :)

Boa sorte
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça mar 05, 2002 8:31 pm

Ola a todos
Eu acho que nao havera nenhum problema com o seu cao já que voçe tem um apartamento grande e o leve a rua :)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 06, 2002 9:13 am

Olá a todos,
Não há problema algum em ter um cão num apartamento ( seja Rottweiler ou outra raça) desde que você respeite as seguintes regras:
- Deverá ter bastante tempo disponível para passear, brincar, SOCIABILIZAR e conviver com o seu cão;
- Deverá ter próximo de casa ( ou bastante acessível) um lugar para passeios prolongados e brincadeiras ( mata, praia, jardim grande, etc.);
- Não deverá deixar o seu cão fechado na varanda ( ou varandas). Ele é um membro da familia;
- Sonde os seus vizinhos e veja se não têm nada contra cães que o possa levar a conflitos mais tarde;
- Prepare-se para efectuar limpezas frequentes ( em casa e se necessário nas partes comuns do seu prédio) por forma a que não existam cheiros, pêlos ou outras coisas que possam incomodar a terceiros;
- O cão deve ser ensinado a respeitar e reconhecer o seu lugar dentro da 'matilha', com quem vai conviver de perto;
- Não o deixe fazer em cachorro o que não quer que faça em adulto ( por exemplo subir nas camas ou nos sofás, saltar para o colo das pessoas, etc.);
- Considere já todas as possíveis mudanças que possa haver na sua vida ( um Rottweiler dura em média cerca de 10 ou 11 anos) que possam levá-lo a desfazer-se do cão ( Nascimento de bébés, reclamações de vizinhos, casamentos ou divórcios, etc) e veja se está disposto a lutar por ele.

Estas são algumas coisas que me lembrei agorta de repente, mas decerto haverá mais algumas.

No que isso possa ajudá-lo os meus DOIS Rottweilers vivem 80% do tempo em apartamento ( só aos fins de semana é que normalmente não estão) e estão muito bem. São calmos, não têm stress e estão bem sociabilizados.

Boa sorte
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mar 06, 2002 10:22 am

Olá,

Acho que já foi quase tudo dito, por isso apenas posso falar da minha experiência pessoal.

O meu Rottweiler (actualmente com 4 anos) foi criado num apartamento e nunca teve problemas por causa disso.

Vai à rua cerca de 3 vezes por dia e dá longos passeios.

As pessoas têm a ideia que os cães de grande porte são para viver em quintas pois precisam de espaço para correr. Ora isso não é bem assim. Se deixarmos um cão sozinho numa quinta ele não vai passar o tempo todo a correr de um lado para o outro. :p

Mas como já aqui foi dito, pondere bem a decisão de vir a ter um cão e os gastos que isso acarreta.

Só mais um conselho, informe-se sobre as escolas de treino que existem perto da sua área de residência, e se vier a ter um cão, comece desde cedo a frequentar aulas de obediência com ele. Além de aprender muito sobre como ensinar o seu cão, é divertido e estimulante para ambos.

Boa sorte!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 06, 2002 11:45 am

Olá,
É bem verdade essa ideia dos cães grande só devem viver em 'quintas' ou em casas com jardim. O que é mais triste é que depois se verifica que em 90% dos casos os cães de quintas vivem efectivamente em quintas, mas estão presos a correntes ou fechados em canis e limitados a espaços muito menores do que um cão que vive em apartamento. No caso dos cães de casas com jardim, muitos deles não connhecem outro espaço na vida, e um passeio no campo é uma raridade.
Claro que nos apartamentos também existem os tristes exemplos dos desgraçados que vivem vidas inteiras fechados numa varanda, e os dos cães que vêm à rua fazer as necessidades em 5 minutos ( normalmente à porta do prédio e nos passeios :evil: ) e voltam logo para cima.

Por isso é que eu digo que, como em tudo, há que haver bom senso. O ideal será efectivamente ter um bom espaço exterior em casa, deixar os cães conviverem com a familia livremente dentro e fora de casa, dar passeios diários e prolongados com eles, fazer exercicio, brincar, etc. Mas não se pode ter tudo, e decerto que haverá soluções de compromisso em que se abdiquem de algumas coisas em função de outras. O que tenho a certeza porem é que é melhor para o cão abdicar do espaço em casa ( quinta ou jardim) mas não abdicar do tempo do seu dono, das brincadeiras, dos passeios diários e do Amor e dedicação dos donos.
angel
Membro Veterano

quarta mar 06, 2002 1:02 pm

Pela minha experiência de têr 2 cães, neste caso 2 épagneuls bretons, num apartamento, não tenho problemas.
Na minha opinião, não tem a vêr com o porte do animal, mas sim com a assistência que lhe é dada.
Não estragam nada, por isso andam há vontade pela casa.
Escusado será dizer, que devido há energia própria desta raça pouco param, mas sem fazerem disturbios.
Teem bastante companhia, vão várias vezes há rua, para gastarem um pouco do spide que transportam ;) ...
O dizerem que um animal de porte grande só pode ficar em espaços grandes, ás vezes será mais uma desculpa. Porque um animal, num apartamento acaba por têr mais companhia, e não só, do que própriamente numa quinta, onde a maioria acaba por ficar presa a uma corrente e pouco mais...
Tem tudo a vêr com a sensibilidade do dono do animal!
Responder

Voltar para “Cães”