Idade da separação
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O recomendável é que um gatinho nunca seja separado da mãe antes dos 60 dias de vida, mesmo que já coma sozinho.
Os ensinamentos da mãe são preciosos e não convém desperdiçá-los.
Os ensinamentos da mãe são preciosos e não convém desperdiçá-los.
-
- Membro Veterano
Para mim, e certamente que outras pessoas terão opiniões diferentes, tratam-se de problemas comportamentais.
O carácter de um gatinho será em grande parte definido pelo que aprende na ninhada e com a mãe. Separá-lo demasiado cedo dos irmãos e progenitora poderá (e quase sempre dá) dar origem a um animal desconfiado, agressivo e nervoso.
Para mim, mais do que a beleza, é importante o comportamento de um animal. Mas claro, isto é apenas a minha opinião.
O carácter de um gatinho será em grande parte definido pelo que aprende na ninhada e com a mãe. Separá-lo demasiado cedo dos irmãos e progenitora poderá (e quase sempre dá) dar origem a um animal desconfiado, agressivo e nervoso.
Para mim, mais do que a beleza, é importante o comportamento de um animal. Mas claro, isto é apenas a minha opinião.
-
- Membro
- Registado: domingo abr 13, 2003 9:47 pm
- Contacto:
Sem Palavras!
Última edição por dianespride em sábado ago 28, 2004 4:52 pm, editado 1 vez no total.
<p>Beijos,</p>
<p>Diane of Diane's Pride</p>
<p><a href="http://www.dianespride.com">www.dianespride.com</a></p>
<p> <a href="http://seabreezestudio.blog.com/">http: ... om/</a></p>
<p> </p>
<p>Diane of Diane's Pride</p>
<p><a href="http://www.dianespride.com">www.dianespride.com</a></p>
<p> <a href="http://seabreezestudio.blog.com/">http: ... om/</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
O ideal é mesmo os gatinhos permanecerem os primeiros três meses com a mãe. Não só para estarem perfeitamente sociabilizados mas tambem pelo facto de continuarem a mamar de vez em quando (sempre qua a mãe deixa) ficam muito mais resistentes de intestinos.
Maria João
E supondo que o gatinho está com a ninhada e com a mão num ambiente muito diferente do que aquele onde vai viver, isso não o poderá induzir a ter hábitos como por exemplo fazer as necesssidades na terra do quintal e não dentro da caixinha de pedras? Não irá habituar-se e depois só querer fazer dentro de sitios que tenham terra, como vasos por exemplo? E não se sentirá mais solitário se ficar muito tempo com a mãe e os irmãos e depois ser separado deles??

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Quando respondi ao seu post estava a pensar de que a gata mãe era um animal de casa e que teria todo o acompanhamento dos donos na sociabilização às pessoas, adultos e crianças. Se a gata é de rua, realmente se os gatinhos permanecerem com a mãe até tão tarde, torna-se bem mais difícil a convivência com o ser humano. O dono terá de ter paciência para o transformar num gatinho simpático e ternurento. Neste caso penso que entre as sete e nove semanas será uma boa idade para retirar os gatinhos da mãe.
Maria João
-
- Membro Veterano
Mantenho o que disse. Sendo de casa ou de rua, o convívio até pelo menos aos 60 dias de vida com a mãe e irmãos é fundamental para o futuro.
Quem acompanhou o desenvolvimento de ninhadas sabe que mesmo quando os bebés já não mamam, passam longas horas a brincar/aprender com os irmãos e com a própria mãe.
Quem acompanhou o desenvolvimento de ninhadas sabe que mesmo quando os bebés já não mamam, passam longas horas a brincar/aprender com os irmãos e com a própria mãe.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Perfeitamente de acordo
O mínimo são os 2 meses, o ideal serão os 3, quando houver possibilidades.
Dei os meus amados bébés siameses (
) com pouco mais de 2 meses, mas se fosse hoje (nem os dava sequer) mas teria esperado até aos 3!
O convívio com a mãe e os irmãos é essencial!

Dei os meus amados bébés siameses (

O convívio com a mãe e os irmãos é essencial!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Tenho neste momento uma ninhada que nasceu a 28/04. Estão numa fase muito engraçada (passo horas só a observá-los) e vejo a atenção com que seguem os movimentos da mãe e os comportamentos dela.
Tenho para mim que eles vêm todos a correr para os meus pés quando entro e adoram que lhes mexa precisamente por verem o encanto com que a mãe encara a minha entrada e os mimos que lhe dou.
O mais pequenino deles (que é todo palhacito) já se deita no meu colo na mesma posição exacta em que a mãe o faz.
Tenho uma casa de banho aberta pequenina que ponho sempre às ninhadas, mas está igualmente disponível o WC coberto da mãe. Hoje já vi um a tentar entrar no da mãe, com ela ao lado a observá-lo.
Gosto tanto de os ver evoluírem ...

Tenho para mim que eles vêm todos a correr para os meus pés quando entro e adoram que lhes mexa precisamente por verem o encanto com que a mãe encara a minha entrada e os mimos que lhe dou.
O mais pequenino deles (que é todo palhacito) já se deita no meu colo na mesma posição exacta em que a mãe o faz.
Tenho uma casa de banho aberta pequenina que ponho sempre às ninhadas, mas está igualmente disponível o WC coberto da mãe. Hoje já vi um a tentar entrar no da mãe, com ela ao lado a observá-lo.
Gosto tanto de os ver evoluírem ...

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
É algo indescritível!! Foram momentos que guardo como únicosGosto tanto de os ver evoluírem ...
![]()

Os primeiros ensaios de saltos, ainda muito desastrados, o lento mas incrível progredir ... para as competências felinas

Céus!!! Que saudades!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta jun 03, 2004 4:45 pm
- Localização: 1 gatinho persa, 1 gatinha ragdoll, 1 bosques da noruega e 1 rafeirinho
Eu fui buscar o meu castro qd ele tinha 3 semanas, mas ele agora portasse mal e tá fechado na casa de banho. mas como ele é rafeiro isso não interessa nada ... mas os meus de raça (lindos) sempre se portaram bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am
[quote=madreteresadosgatos]
Eu fui buscar o meu castro qd ele tinha 3 semanas, mas ele agora portasse mal e tá fechado na casa de banho. mas como ele é rafeiro isso não interessa nada ... mas os meus de raça (lindos) sempre se portaram bem.
[/quote]
Pois claro que não interessa nada evil , você quer abandoná-lo evil evil evil
O que eu não entendo é que reacção é que espera das pessoas deste fórum, que na grande maioria são pessoas que se preocupam com o bem estar de TODOS os animais e não só dos "IMPORTADOS DE MARCA" evil evil evil evil evil
Não gosto de tratar mal ninguém e não o costumo fazer, mas tenho que lhe dizer que só li 2 mensagens suas e já me está a meter nojo!!!
Peço desculpa aos restantes membros do fórum, mas se forem ver o tópico sobre este gatinho Castro, acho que todos me vão compreender!!
O tópico chama-se " Não sei o que fazer"
[/quote]
Pois claro que não interessa nada evil , você quer abandoná-lo evil evil evil
O que eu não entendo é que reacção é que espera das pessoas deste fórum, que na grande maioria são pessoas que se preocupam com o bem estar de TODOS os animais e não só dos "IMPORTADOS DE MARCA" evil evil evil evil evil
Não gosto de tratar mal ninguém e não o costumo fazer, mas tenho que lhe dizer que só li 2 mensagens suas e já me está a meter nojo!!!
Peço desculpa aos restantes membros do fórum, mas se forem ver o tópico sobre este gatinho Castro, acho que todos me vão compreender!!
O tópico chama-se " Não sei o que fazer"