Petição para a Legalização do Furão Doméstico

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quarta dez 17, 2003 11:56 am

Bom dia!
Já deixei lá a minha assinatura! ;)
Espero que resulte! :)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta dez 17, 2003 2:12 pm

Olá a todos,
Estive a rever alguns dos tópicos daqui e em conversa com a Barbie ocorreu-me o seguinte:
Se a proibição da caça dos furões foi implantada há poucos anos... Quer dizer que quem tinha furões deixou de poder caçar com eles... Mas que destino foi dado a estes animais? Houve alguma recolha feita por alguma entidade oficial? ou alguma campanha de castração/ esterilização?
Estive a procurar um pouco na net e não encontrei nada a este respeito.
O que portanto indicaria que ainda é possivel que esses furões que eram usados na caça viriam a criar e talvez sejam progenitores dos furões que alguns de nós temos em casa, correcto?
Fang, a si especialmente peço-lhe se me consegue dar algumas respostas a estas questões... Pois assim significaria que tem de haver uma lacuna na lei que não contempla esta situação.
Como não ouvi falar de nenhum centro para furões "caçadores" reformados, que foi feito desses animais?
Um abraço,
Rita
A proibição de caça com furão não foi implantada há poucos anos.
Quando era miudo, lembro-me vagamente do meu avô que era caçador ter um furão que morava dentro de um baú e era alimentado com leite e ovos, isto na decada de 60.
Naquele tempo todos os caçadores detentores de furão tinham muito medo da "venatória" (Brigadas venatórias da DGF) porque sabiam que estes eram proibidos e corriam risco de "cana".
A detenção de furões pela legislação da caça já vem pelo menos desde a 1ª metade do sec XX. O que tem acontecido é que a lei da caça tem sido alterada sendo a legislação anterior revogada pela mais recente. No entanto a questão dos furões tem transitado para a legislação actual sem grandes alterações. Como não tem havido motivos para mudar, fica na mesma.
A unica alteração que a nova lei da caça definiu em relação á anterior, foi a permissão de detenção de furões por entidades privadas gestoras de caça. Anteriormente só e apenas era autorizada a detenção de furões aos serviços do Ministério da Agricultura.

Quanto aos furões ilegais, estes sempre existiram. Tal como o meu avô, era usual aqui na aldeia os caçadores deterem furões ilegalmente. Naquela altura os tempos eram dificeis e a caça tinha um grande peso na alimentação das populações rurais. As pessoas arriscavam para não passar fome. E caçar com um furão era muito mais "rentável".
Actualmente esta prática ilegal tem caido em desuso, no entanto vai-se "apanhando" em conversas que algumas pessoas (caçadores) ainda os criam.
Os furões tem sido mantidos e criados iligalmente duante décadas. Como se trata de um animal fácil de esconder, vai passando despercebido na maioria das situações ás entidades fiscalizadoras.
Sei de fontes fidedignas que em varios locais do país ainda são utilizados regularmente para caça ilegal, sendo simplesmente abandonados sempre que aparecem brigadas da DGF. Basta mudar de local, disfarçar e o furão por lá fica, dentro das tocas dos coelhos.
Ainda há 2 anos, observei 2 furões a caçar um coelhinho em plena natureza. Tratava-se sem duvida de furões abandonados por caçadores para não irem "de cana" quando apareceu a fiscalização.

Portanto não existe qualquer vazio na legislação. Pelo contrário ela é demasiado taxativa e a "preto e branco".
Falta é alguma abertura na legislação que pudesse abrir um regime de excepção para furões de companhia.

Quanto ao método de identificação, tambem acho o microchip uma boa solução.
Como é a DGF que tutela o registo de furões, estes poderiam ser lá registados tal como são os que estão em posse das associações de caçadores gestoras de caça. Apenas a finalidade seria diferente: não seriam de "trabalho" mas sim de companhia.
É apenas uma pequena divagação sobre o assunto...

No entanto creio que isso seria muito dificil, pois não está previsto na lei e a DGF teria decerto receio de perder o controle sobre os furões existentes no país.
Diga-se de passagem que apenas tem controlo sobre os furões legais, pois existem em Portugal furões "ás carradas" ilegais.
Mas como só dá a cara quem os tem como animal de companhia... só esses são conhecidos. Os outros são tabu!

Daquilo que me ocorre, apenas pode legalizar um furão quem esteja ligado a uma entidade privada gestora de caça (Clube ou associação de caçadores) sendo este furão registado na DGF como pertença dessa entidade para todos os efeitos.
Mas como as entidades gestoras de caça apenas podem deter um nº limitado de furões, mesmo assim torna-se muito complicado.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta dez 17, 2003 3:42 pm

Pois é Moya... metemo-nos numa bela empreitada.
Vou redobrar a minha dose de rabanadas este Natal, para ter forças p'ra tarefa que se avizinha.

Fang, parece-me que está bem dentro da engrenagem, qual a melhor maneira de os sensibilizar para a nossa causa? Além destas que já conhece?
Em paralelo também já estamos a pedir esclarecimentos à DGF sobre a legalidade do furão.

Saudações
MHZ
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

quarta dez 17, 2003 4:18 pm

Olá a todos,
Já deixe a minha assinatura e tratei de enviar a outras pessoas para fazerem o mesmo.

Fiquem bem

rubbi
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

quarta dez 17, 2003 9:26 pm

Olá a toda a comunidade furónica ;)
Quero agradecer todo o empenhamento que tem sido feito por membros do forum (incluindo o meu :roll: )que é bastante positivo, mas para ser sincera, aqui onde moro muito pouco posso fazer :? mas tudo o que estiver a meu alcançe faço-o com muito gosto. Fiquei até de pedir a um "stor" meu que tb é advogado de escrever uma carta dirigida á DGF, sobre a legislação do furão como animal de companhia,mas.... agora vieram as férias, e só depois do Fim de Ano retomarei, mas nunca perdendo o incentivo,e a força de vontade ;)
Ah já assinei na petição de assinaturas, e acabei de enviar um mail a todos os meus contactos para que fizessem o mesmo, penso que pode ser um meio bastante útil e vantajoso.
Deste modo, só me ou "nos" resta esperar, e lutar pelos direitos das nossas mascotes..
Beijinhos e Cumprimentos a Todos
Dete & Minnie 8) .
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta jun 04, 2004 1:14 am

Olá a todos:
Já passamos das 500 assinaturas!
eh eh eh
Beijinhos,
Rita
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta jun 04, 2004 8:54 am

Já ontem tinha reparado nisso. Mas... quantas são precisas?
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sexta jun 04, 2004 9:04 am

Quantos mais melhor .......

Será que os nossos furanitos também podem assinar ?????
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 9:31 am

Não...,não têm direito ao B.I... :evil: ;)
Mas que dava jeito, dava.

MHZ
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

sexta jun 04, 2004 2:19 pm

Olá a todos,

já assinei a petição e já enviei para todos os meus contactos :)

Criei um tópico num fórum estrangeiro para pedir que assinem a petição para a legalização do furão em Portugal, podem consultar o tópico em [url]http://www.petshub.com/forums/showthrea ... #post72573[/url].

Espero tar a ajudar :)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta jun 04, 2004 6:03 pm

Obrigada pelo apoio, xofinha, todas as ajudas são preciosas!! ;)
MHZ
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 6:10 pm

xOfiNha

A comunidade agradece todas as ajudas.

Uma lambidinhinha do Opale

MHZ
Responder

Voltar para “Furão”