Tenho um cachorrinho Golden Retriever com pouco mais de 4 meses.
Antes de mais referir que este é o meu primeiro cachorro.
Ontem quando o levei à rua para fazer as necessidades, ele abocanhou algo (que mais tarde vi que era um osso de frango ou peru), o que despertou logo a minha atenção (porque ouvi o partir do osso na boca). Chamei-o e tentei ver o que é que ele tinha na boca. Até aqui tudo normal, só então reparei que era um osso, e como tal pedi para ele abrir a boca para o tirar, ele normalmente abre a boca, ou pelo menos não oferece muita resistência, mas não foi o caso!
Eu queria mesmo tirar o osso porque toda a gente (inclusive os vets) tem me avisado que os ossos de aves podem ser muito perigosos para o estômago dos cães (ainda para mais um osso achado na rua)!
Continuando, ele não achou lá muito boa ideia eu tentar tirar o osso e volta-se contra mim, chegando mesmo a morder-me. Nisto eu agarrei-o pelo pescoço, dei-lhe umas sacudidelas, gritei, e imobilizei-o para ver se ele se acalmava. Parecia ter funcionado
Reparei que tinha sangue (meu) no braço e no polegar, como tal dirigi-me para casa e chamei-o. Como seria de esperar ele não veio. como tal agarrei na coleira, e levei-o para casa (estava a 3m da porta). Contudo ele continuava a querer voltar-se, tentando morder a mão com que eu agarrava a coleira.
Levei para casa e quando estava a leva-lo para a sala para po-lo de castigo (dentro do bar), ele começa a ficar mais exaltado e tenta mesmo morder-me outra vez. O castigo que lhe dou é ele ficar ali num canto sem brinquedos, mas sem estar fechado, ou seja vê-nos mas não pode vir para junto de nós.
Imobilizei-o no cão agarrando com uma mão o pescoço e com a outra o resto do corpo. Isto estava a ficar pior e eu como não o queria magoar não apertei muito, o que foi um erro pois ele conseguiu virar-se para morder-me e quase que o fazia, nessa altura agarrei-o com mais firmeza, ele estava de lado, e dei-lhe uma palmadas no lombo.
Acalmou um pouco.
Para além das minhas feridas fisicas, estou triste por ter chegado ao ponto de bater no cão. Nunca tinha acontecido! Nem quero que se repita!
Sei que os cães são possessivos com a comida, mas até agora nunca tinha tido problemas.
O cão nunca está mais de 3h sozinho durante o dia, tem espaço, brinquedos,passeia 2 vezes por dia (2h), brinco com ele, trato-o da melhor forma que sei, mas pelos vistos algo falhou.

Se calhar estou a fazer uma tempestade num copo de água, mas como disse, é o meu primeiro cão.
Gostava de vos ouvir. que me digam onde é que fiz mal, como é que vocês procederiam,etc. Estou aqui para os ouvir e aprender.