ania Escreveu:
olá.
Tenho uma caturra há 1 semana, só que ela é super "má", só quer picar e tá sempre a soprar quando alguém se aproxima , tento diariamente dar-lhe muita atençao, mas até a dar-lhe comida ela tenta picar-me.
o que faço para ela ficar mais calma?!?
Ajudem-me... |
Ola Ania,
1 semana é muito pouco, alias Pouquíssimo!!
mas tambem varia de ave para ave, tive umas que levaram 1 mês e outras menos, como o PrettyBoy que foi 2 semanas.
Quanto mais ansiosa estiveres para que ela seja mansa pior é porque eles sentem isso no ar.
A voz tem de ser sempre igual no mesmo ton, que é baixo e meigo, posso dizer mesmo mariquinhas e não desistir quando ela nos sopra. Eu na brincadeira cada vez que ela soprava, eu soprava (de leve, não um vendável) de volta a brincar com ela. Logicamente a reacção era de espanto “o que é isto de onde veio este vento” e aos poucos foi deixando de soprar, porque recebia de volta.
Todos os dias perder bastante tempo com a caturra, no princípio com uma luva porque as bicadas são mesmo duras. Enquanto vamos falando e fazendo meiguices na crista (cabeça)
Nunca lhe bata nem tão pouco de deixe de dar comida !!!! Não é assim que ela vai ser sua amiga / amigo.
Tem de haver uma confiança total entre os 2.
No principio o meu PrettyBoy também soprava e dava bicadas até o osso que as lágrimas vinham-me aos olhos. Mas nunca se deve nem zangar com ela por nos morder, nem tão pouco gritar ou bater.
Agora é o mais mariquinhas lá de casa a seguir à gata, chega ao ponto de baixar a cabeça para gata lhe fazer meiguices na cabeça, como nos faz a nós. Só que a gata fica a olhar com cara de parva sem saber o que ele quer.
Vá dando noticiais.
bej