jah Escreveu:
Quanto à colocação do aquário na tua varanda, deverás respeitar o seguinte o aquário deve apanhar sol directo, sem interferências de vidros, para que assim a tartaruga possa absorver os raios UV e activas as suas funções vitais; ter o cuidado de não expor a tartaruga a correntes de ar para não se constipar; e ter o cuidado para que esta não corra o risco de ser predada (isto é, comida por pássaros ou gatos, por exemplo.)
Também convém que as tartarugas tenham água numa profundidade mínima correspondenteào tamanho da sua carapaça. A água também é importante para a tartaruga se refrescar, sempre que necessitar.
Espero ter ajudado.
Sim eu ja sei muitas coisas dessas, pois esta tartaruga que tem este problema já a tenho a quase 2 anos. Quanto a absorção de raios UV não é possivel pois o aquário vai ficar de modo a não apanhar sol directo, pois acaba por criar verdete rapidamente. O que eu custumo fazer e por as tartarugas num alguidar com agua quando lhes vou dar comida e aproveito pondo parte desde ao sol. Assim recebem sol e não sujam a agua do aquario tão rapidamente.
A minha pergunta em relação a por o aquário lá fora foi o problema daqueles dias de mais vento. Será que vai ser prejudicial? Eu tenho o aquario tapado (+-) até meio e ainda tenho outra tampa de vidro para cobrir o resto ficando apenas com uns cortes laterais para entrar ar. Posso por essa tampa nos dias de maior vento. É que dentro de casa não tenho muito espaço, e na varanda ficava melhor e como tb já li que elas necessitam de sitios calmos, a varanda é o melhor pois não se costuma ir para lá. O aquário tem 16cm de altura de água com uma plataforma para elas subirem o que para já e suficiente, mas sei que terei de começar a pensar noutro maior.
De qq das maneiras agradeço a ajuda prestada e se tiverem mais alguma dica agradeço, pois vou agora separar as tartarugas e começar o tratamento a "doente".
Cumprimentos.