Unhas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 12, 2004 4:05 pm
- Localização: 3 gatos(Ivan, Snow, Blacky), 1 cadela(Paquita), 2 periquitos(Cristinhas, Verdusca)
Este tópico já deve ter sido aqui comentado, mas já agora..
Qual é a vossa opinião sobre o arrancar de unhas?
Eu pessoalmente sou contra, acho totalmente anti-natura e era impensável para mim fazer uma coisa dessas. Mas sei de pessoas que o fizeram.. a velha desculpa dos cortinados e que para eles é igual!
E vocês?
IvanSnow
Qual é a vossa opinião sobre o arrancar de unhas?
Eu pessoalmente sou contra, acho totalmente anti-natura e era impensável para mim fazer uma coisa dessas. Mas sei de pessoas que o fizeram.. a velha desculpa dos cortinados e que para eles é igual!
E vocês?
IvanSnow
Grandes minhaus de Snow, Ivan, Becas e Babuska
Claro está que é horrivel. Considero isso uma mutilação do animal. Mas lá está a diferença entre as pessoas que consideram o bichinho um brinquedo e as outras que o vem como um ser vivo, que sofre como nós.
Abraço

Abraço
Facto: um gato tem unhas. Para quem considere este facto um problema, escolha um outro animal de companhia ou, melhor ainda, um animal de peluche. É preciso não esquecer que as unhas de um gato são bem mais do que "unhas"; correspodem à última articulação das patas. Ou seja, a remoção das unhas corresponde à amputação de parte dos seus membros. Quem tiver estomago tem mais informação e algumas fotos da operação em http://declaw.lisaviolet.com/.
E é preciso não esquecer que existe lei nacional que protege um animal desta mutilação.
Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia
Diário da República - I Série - A - nº 86 - 13-4-1993
[...]
Artigo 10º - Intervenções cirúrgicas
1 - As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:
a) O corte da cauda;
b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.
2 - Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições:
a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal;
b) Para impedir a reprodução.
3 -
a) As intervenções no decurso das quais o animal sofrerá ou poderá sofrer dores consideráveis apenas devem ser efectuadas sob anestesia e por um veterinário ou sob o seu controlo.
b) As intervenções que não necessitem de anestesia podem ser efectuadas por uma pessoa competente nos termos da legislação nacional.
(ver texto completo do decreto em http://www.hospvetprincipal.pt/cepac.htm, por exemplo)
E é preciso não esquecer que existe lei nacional que protege um animal desta mutilação.
Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia
Diário da República - I Série - A - nº 86 - 13-4-1993
[...]
Artigo 10º - Intervenções cirúrgicas
1 - As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:
a) O corte da cauda;
b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.
2 - Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições:
a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal;
b) Para impedir a reprodução.
3 -
a) As intervenções no decurso das quais o animal sofrerá ou poderá sofrer dores consideráveis apenas devem ser efectuadas sob anestesia e por um veterinário ou sob o seu controlo.
b) As intervenções que não necessitem de anestesia podem ser efectuadas por uma pessoa competente nos termos da legislação nacional.
(ver texto completo do decreto em http://www.hospvetprincipal.pt/cepac.htm, por exemplo)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Bom essa é nova para mim
arrancar as nhas ao desgraçado do gato
Eu corto as unhas ao miau de semana e meia em semana e meia e não é pelos cortinados mas sim porque anda sempre no meu colo/pescoço e como sou branquinha marca-me toda ele nem arranha mas quando ficam grandes já não ficam escondinhas nas almofadinhas e quando dou por mim tou num lindo estado :p mas ele até deixa cortar, corto só a pontinha que está sempre afiada que nem agulhas ele adora espatifar os tapetes da casa :p

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
Faz-me lembrar a mutiliação de que são alvo as mulheres em nome de uma relegião...
Nós, no entanto, também mutilamos os nossos animais, mas é para o bem deles acima de tudo...: A esterilização das fêmeas e dos machos.
Mas arrancar as unhas? Mas os pobre dos bichos precisam das unhas, cm é que são capazes? Estou a lembrar-me do que faziam em tempos felizmente idos em Portugal: arrancar as unhas aos denunciados/opositores....
Nós, no entanto, também mutilamos os nossos animais, mas é para o bem deles acima de tudo...: A esterilização das fêmeas e dos machos.
Mas arrancar as unhas? Mas os pobre dos bichos precisam das unhas, cm é que são capazes? Estou a lembrar-me do que faziam em tempos felizmente idos em Portugal: arrancar as unhas aos denunciados/opositores....

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
De notar que a cirurgia de ablação de unhas causa dores terríveis ao gato pois é cortada a ponta do dedo com osso. A esterilização não causa nem metade das dores, não há comparação possível nesse aspecto.
As pessoas que querem gatos sem unhas devem comprar um peluche ou escolher outro animal de estimação que mais se adeque às suas espectactivas.
As pessoas que querem gatos sem unhas devem comprar um peluche ou escolher outro animal de estimação que mais se adeque às suas espectactivas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
Cortar regularmente as unhas dos nossos gatinhos.
Arrancar? Kruzes que aberração, q seres monstruosos serão esses que os fazem?
Arrancar? Kruzes que aberração, q seres monstruosos serão esses que os fazem?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Notem que é uma convenção... e as palavras valem o que valem.. por exemplo, o corte de cauda aì mencionado não é proiblido em Portugal, POtugal acordou PARTE dessa convenção, não a totalidade...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
- Registado: quinta fev 20, 2003 2:28 pm
- Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos
Recentemente uma amiga minha adoptou um gato e o vet onde ela foi aconselhou-a a fazer a abalação das unhas
Assim já não havia cortinados estragados
além disso era uma coisa fácil, e ele até já o tinha feito ao gato dele........

Assim já não havia cortinados estragados

-
- Registado: sábado mai 29, 2004 12:12 am
meu deus como fiquei chocada quando vi aquelas imagens !que coisa tao cruel de se fazer a um animal.coitadinhos...aquilo e como lhes tirar a alegria,eu vejo pela minha daisy e pelo meu simba eles adoram arranhar por isso eu comprei um arranhador,como pode haver donos de gatinhos que dizem gostar deles e fazer isto.... 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
De facto é chocante...mas entre isso e o animal ser atirado à rua...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>