Tartaruga com problema estranho na carapaça

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

sexta jun 04, 2004 9:51 am

Boas.
Sempre tentei ter o melhor cuidado com as minhas tartarugas. O que eu gostava de saber era se me podiam dizer o que se passa com a carapaça desta, pois alem de ter uma mancha escura, começei a notar que esta a ficar com um traço branco na carapaça como mostra a foto:

Imagem

O mais estranho e que de resto parece de boa saude, pois tem a carapaça dura, dorme dentro de agua, tem reacção logo a mim ou a alguem que chegue perto do aquario (e um pouco medrosa), toma banhos de sol, dentro da água mantem-se direita e nada bem e os olhos tao bem abertos.
Por isso se alguem me puder ajudar agradeço pois estou a ficar bastante preocupado com a situação. :roll: :(
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

sábado jun 05, 2004 4:13 pm

Boas
Já exprimentou lavar com uma escova de dentes??
Se não sair então a sua tartaruga está com fungos na carapaça..

Cumprimentos

EmysOrbicularis
Ziries
Membro Júnior

sábado jun 05, 2004 7:53 pm

Boa noite. Sim, eu tenho o hábito de lavar a carapaça das minhas tartarugas com um escova de dentes que tenho para esse efeito e não sai nada. Realmente ja me tinha ocorrido que fossem fungos, mas o que posso fazer para combater tal situação. Algum produto que se venda, ou alguma coisa que tenhamos "noramalmente" aqui em casa que possa ajudar para combater tal problema?
Agradeço a ajuda pois a cada dia que passa fico mais preocupado... :( :roll:
EmysOrbicularis
Membro

sábado jun 05, 2004 8:11 pm

Boas
Eu tratar de fungos para ser sincero não percebo muito mas acho que a melhor coisa seria ir ao veterinário com ela. ;)

Cumprimentos
EmysOrbicularis
Ziries
Membro Júnior

sábado jun 05, 2004 8:16 pm

Pois, tou a ver que e que terá de ser... :roll: se ninguem me puder ou souber ajudar nesta situação.
Ja agora onde e que posso ir a um veterinário que perceba de repteis. Tendo em conta que moro em Alverca, qual o mais próximo? Obrigado.
EmysOrbicularis
Membro

sábado jun 05, 2004 8:26 pm

Tens o hospital veterinário de Lisboa (tens de telefonar para lá primeiro para saberes se o Doutor que percebe de repteis está lá)ou então tens em Oeiras uma clinica, em Alverca não conheço nada mas tens comboio para Lisboa.

Cumprimentos
EmysOrbicularis
Ziries
Membro Júnior

sábado jun 05, 2004 8:34 pm

Isso de comboio não existe problema, vou de carro que da-me mais jeito! ;) Mas obrigado pela informação.
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda jun 07, 2004 3:17 pm

Cumprimentos, Carlos
Ziries
Membro Júnior

segunda jun 07, 2004 8:36 pm

Ja tive a dar uma olhadela nesse topico, e fui ver a pagina que estava la.
Estive a ver o tratamento que estava la descrito acerca do uso de betadine. Tb tenho um livro sobre tartarugas que aconselha o uso de betadine para o uso de fungos.
A minha pergunta ao pessoal que percebe mais e ja tem ou teve alguma experiencia similar era se devo realmente fazer esse tratamento com betadine e se realmente resulta?!?
Agradeço desde já a ajuda que me tem dado.
Ziries
Membro Júnior

segunda jun 07, 2004 11:17 pm

E já agora, morando eu no 2º andar, o k acham de por o aquário (52cm) na varanda (aberta) a um canto que fica mais ou menos resguardado?
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

terça jun 08, 2004 12:20 am

Relativamenteào uso de betadine, não posso confirmar a sua eficácia, mas partindo do pressuposto que é um desinfectante de uso exterior, em princípio servirá perfeitamente.

Quanto à colocação do aquário na tua varanda, deverás respeitar o seguinte: o aquário deve apanhar sol directo, sem interferências de vidros, para que assim a tartaruga possa absorver os raios UV e activas as suas funções vitais; ter o cuidado de não expor a tartaruga a correntes de ar para não se constipar; e ter o cuidado para que esta não corra o risco de ser predada (isto é, comida por pássaros ou gatos, por exemplo.)

Também convém que as tartarugas tenham água numa profundidade mínima correspondenteào tamanho da sua carapaça. A água também é importante para a tartaruga se refrescar, sempre que necessitar.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos, Carlos
Ziries
Membro Júnior

terça jun 08, 2004 9:38 am

jah Escreveu:
Quanto à colocação do aquário na tua varanda, deverás respeitar o seguinte o aquário deve apanhar sol directo, sem interferências de vidros, para que assim a tartaruga possa absorver os raios UV e activas as suas funções vitais; ter o cuidado de não expor a tartaruga a correntes de ar para não se constipar; e ter o cuidado para que esta não corra o risco de ser predada (isto é, comida por pássaros ou gatos, por exemplo.)

Também convém que as tartarugas tenham água numa profundidade mínima correspondenteào tamanho da sua carapaça. A água também é importante para a tartaruga se refrescar, sempre que necessitar.

Espero ter ajudado.
Sim eu ja sei muitas coisas dessas, pois esta tartaruga que tem este problema já a tenho a quase 2 anos. Quanto a absorção de raios UV não é possivel pois o aquário vai ficar de modo a não apanhar sol directo, pois acaba por criar verdete rapidamente. O que eu custumo fazer e por as tartarugas num alguidar com agua quando lhes vou dar comida e aproveito pondo parte desde ao sol. Assim recebem sol e não sujam a agua do aquario tão rapidamente.
A minha pergunta em relação a por o aquário lá fora foi o problema daqueles dias de mais vento. Será que vai ser prejudicial? Eu tenho o aquario tapado (+-) até meio e ainda tenho outra tampa de vidro para cobrir o resto ficando apenas com uns cortes laterais para entrar ar. Posso por essa tampa nos dias de maior vento. É que dentro de casa não tenho muito espaço, e na varanda ficava melhor e como tb já li que elas necessitam de sitios calmos, a varanda é o melhor pois não se costuma ir para lá. O aquário tem 16cm de altura de água com uma plataforma para elas subirem o que para já e suficiente, mas sei que terei de começar a pensar noutro maior.
De qq das maneiras agradeço a ajuda prestada e se tiverem mais alguma dica agradeço, pois vou agora separar as tartarugas e começar o tratamento a "doente". :( :roll:

Cumprimentos.
jah
Membro
Contacto:

terça jun 08, 2004 9:52 am

Bom, sendo assim, acho que podes tapar o aquário, desde que tenha entradas de ar.

Eu, por exemplo, tenho uma tartarugueira de vidro de 60 cm, em que 2/3 da tampa são de vidro e 1/3 é uma grelha para deixar passar o ar. É o suficiente. Além disso, este tipo de tampa ajuda a manter uma tempearatura ambiente +ou- constante, o que é fundamental.

O ideal seria apanharem sempre sol directo, só que, como tu próprio já o disseste, o aquário depressa ganha algas, o que obriga a lavagens quase diárias.

Para evitar o crescimento de algas, existem produtos anti-algas que evitam e retardam o seu crescimento, à venda nas lojas de animais. Durante muito tempo usei esse produto. Agora, as minhas tartarugas estão num interior e procuro um kit (lâmpada + suporte) que "substitua" o sol.
Cumprimentos, Carlos
pmodias
Membro
Registado: sábado mai 22, 2004 3:28 pm
Localização: Agrionemys Horsfieldi,Testudo Hermanni Boettgeri,Testudo Graeca,Malaclemys Terrapin,Trachemys Script

terça jun 08, 2004 10:03 am

Olha, o que posso adiantar sobre o betadine, e por experiencia numa das minhas tartarugas, a uns anos atras uma das minhas tartarugas com 15 cm caiu da varanda (2º andar) e fez um corte de 2 cm numa pata e a carapaça ficou com uma racha, fui ao veterinario e levou 6 pontos no corte e teve de por betadine nesse corte e na racha da carapaça, posso te dizer que passados +- 1 mes ja estava boa e tanto a racha e o corte ja estavam sarados, infelizmente acabou por morrer passados 4 meses porque nao conseguiu resistir a hemorragias internas :( . De qualquer forma no que respeita a feridas externas o betadine funcionou a 100%.
Ziries
Membro Júnior

terça jun 08, 2004 1:30 pm

Ja estive a fazer as modificações necessarias, o aquaterrario está agora na varanda, como podem ver pelas fotos e ja começei a por betadine na carapaça da tartaruga grande.

Podem ver aqui umas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem

Como podem ver pelas fotos, a tartaruga mais pequena esta no aquaterrario grande e a doente está no mais pequeno. Optei por esta solução temporária devido ao problema da carapaça da grande e para ser mais facil a muda da água.
Como se pode ver tenho um "alguidar" com um pedra no qual ponho agua quando quero dar comida as duas. É claro que neste momento a "doente" vai comer/dormir naquele aquario pequenino. Só espero que cure depressa para passar para o grande onde esteve sempre.
Acham que devo fazer alguma modificação? Tem algum conselho a dar?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”