[quote=nel]
- O que consideram mais grave na humanização?
[/quote]
Quando o cão não diferencia a sua posição da do dono.

Sei de muitos casos assim, dos piores são quando o cão requesita os carinhos só para sí e quando há outra manifestação de afecto com um dos donos, o cão pimba. Tive uma cliente que ficou com o lábio todo rasgado, uma outra que não podia ir á casa de banho porque era o sitio do cão desde bebé. Deve ser muito triste quando a relação com o cão deixa de existir, para passar a haver um de "deixa lá ver se o gajo agora não me ferra".
Por muito que gostem deles acho que é uma tortura e não é para isso que temos cão, acho eu.
Dos casos que me afecta a mim em particular é quando os cães nos tentam morder na tosquia e os donos lhe fazem festinhas e ameaçam um "tau-tau no rabinho"

[/quote]
Não podia concordar mais. Tenho 5 cães, 4 deles treinados em obediência e acho que com os treinos aprendi tanto ou mais que eles.
Nenhum cão meu morde seja a quem for e portam-se como acho que deve ser.
Claro que a humanização, por mais que eu não queira, é inevitável: aqui há uns 4 anos a minha cadela Terranova cortou com profundidade uma almofadinha. Para percebermos o que se passava, demos a ordem de deitar e seguidamente a ordem de "morto". Ela assim fez e estava obviamente com bastantes dores.
Então não é que o macho Terranova, vendo toda aquela aflição (nós a tentarmos estancar o sangue e ela a ganir), decide deitar-se também em "morto" com uma patinha gravemente ferida (o fingido não tinha rigorosamente nada). :p
O meu macho treinado portou-se tal e qual uma criancinha mimada!