GoldenNugget:
Por muito que estejamos revoltados com a situação destes animais apreendidos, acho que temos que ser justos. Em Portugal ainda não é permitido ter furões, portanto as lojas que os têm, estão a infringir a lei e eles mais que nós, têm que saber as obrigações que têm.
E o levantamento de um processo é o normal, nestas apreensões, porque será o juiz a decidir o destino desses animais e do montante da multa a aplicar.
Por outro lado o furão é um animal ainda desconhecido como de estimação, não só no nosso país, como também, por exemplo, em Espanha.
Concordo que Portugal deva estar actualizado no tempo, mas há coisas que são moda nuns países e noutros não. Compete-nos a nós, cidadãos, também contribuir para essa actualização e como estamos numa democracia temos todo o direito de reclamar o que pretendemos e pedir que sejam atendidas, evidentemente se aquilo que reivindicamos tiver cabimento, como é o nosso caso.
A partir daqui, depois de alertadas as autoridades, temos um tempo de espera, mas até lá há que fazer cumprir a lei e essas inspecções que têm vindo a acontecer não eram específicas para os furões, eles foram apanhados porque estavam lá.
As entidades competentes sabem que existem furões nas nossas casas, se quisessem já os tinham vindo apreender. Isso ainda não aconteceu (e espero não aconteça…).
O nosso assunto está a ser estudado, as autoridades têm dado resposta às nossas cartas, no Ministério do Ambiente, já temos um número de processo, portanto, até à resposta final, eu não gostaria de me pronunciar sobre se somos ou não um país retrógrado.
Mas se a resposta vier negativa, nada nos impede de continuar a batalhar pela legalização dos nossos baixinhos. E isso é sinal que, pelo menos estamos num país livre.
Sabem, se consultarem os fóruns de outros países, repararão que também eles se queixam que os seus países são uns atrasados, etc…
MHZ