O que é o Mondioring ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

quarta jun 09, 2004 12:24 am

Caro Pedro
Penso que ambos sabemos que nisto depende muito do cão e do treino ministrado, no entanto como um caro colega forista, apresentou antes nas forças de segurança sempre se treina com o fato.
Eu penso que funciona como nos humanos a pratica de uma arte marcial que partiquei durante alguns anos e quando na rua, por força do meu trabalho, tive de empregar foi muito facil adaptar, embora reconheça que outros não tiveram essa facilidade.
Pela minha experiencia profissional posso dizer-lhe que encontro mais cães com dificuldades de se adaptarem que só mordiam manga que com o fato. Por norma para um cão ver um fato desta ou daquela cor com este ou aquele formato, se o cão for bom e bem treinado, não faz qualquer diferença.
O que para mim importa, é que o treino de defesa pessoal ou civil é interdito por lei, (embora o possa efectuar no meu trabalho), e a pratica de uma modalidade desportiva como o Mondioring é aceite para selecionar reprodutores.
Celso
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quarta jun 09, 2004 11:44 am

Prezado Celso,

Pelo menos aqui em França nunca ouvi falar dessa proibição de ataques no civil ( que estão protegidos); o que quero dizer, é que o figurante tem uma protecção dissimulada por baixo de roupa; Ha sempre uma protecção, e na tropa francesa por exemplo, usa-se o casaco de cabedal para dar mais protecção e imitar uma pessoa civil.
Até
CelsoAlves
Membro

quinta jun 10, 2004 9:38 am

Caro Pedro
Em Portugal face ás recentes leis passou a ser proibido todo e qualquer tipo de treino que possa vir a aumentar ou dirigir a agressividade para pessoas ou animais.
Excepto nas forças de Segurança.
No entanto como foi provado que os desportos como o Mondioring ou o RCI, que já se praticavam em Portugal, tem por objectivo selecionar cães com caracteristicas para serem reprodutores equilibrados das raças, e cujos exemplares pussuem caracteristicas válidas para serem utilizados pelas Policias, foi permitido estas práticas.
No entanto, como tudo em Portugal existem pessoas que continuam a fazer este tipo de trabalho ilegal, sem terem qualquer tipo de penalização, até ao dia que algo corra mal e ai é que eu quero ver essas pessoas a resolverem o problema.
Celso
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 10, 2004 10:20 am

blackrott Escreveu: devido ao grau de dificuldade do treino poucas escolas/clubes cá em Portugal apresentam cães pois é mais rentavel treinarem os seus clientes para outras modalidades.....
E porque não aproveitar as outras actividades ou exposições de cancultura para fazer mais apresentações de mondioring ? Se À partida é tão dficil que as pessoas vão ver só por ver, como parte integrante do programa de uma expo já seria diferente, penso eu...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
blackrott
Membro
Registado: terça ago 26, 2003 1:22 pm

sexta jun 11, 2004 12:28 pm

CasadeAnaval Escreveu:
blackrott Escreveu: devido ao grau de dificuldade do treino poucas escolas/clubes cá em Portugal apresentam cães pois é mais rentavel treinarem os seus clientes para outras modalidades.....
E porque não aproveitar as outras actividades ou exposições de cancultura para fazer mais apresentações de mondioring ? Se À partida é tão dficil que as pessoas vão ver só por ver, como parte integrante do programa de uma expo já seria diferente, penso eu...
Bom dia

Devido ao regulamento de Mondio tal não é totalmente impossivel mas :

O terreno deve estar completamente vedado e ter duas portas obrigatórias, uma para os participantes e outra para os HA. Deve existir fora do campo (mínimo 5m) um compartimento para os HA.
O terreno para a prova deve ter as seguintes dimensões: mínimas comprimento de 40 metros e largura de 20 metros, isto é 2.400m2, e máximo 5.000m2. Deve estar equipado com 6 abrigos fixos e um móvel.
O terreno deve ser de terra ou relva, estando proibido o cimento ou alcatrão.
unquote

E devido a experiencias passadas noutra modalidade a afluencia do publico é a mesma estando ou não num recinto de feira , tomando como exemplo a Internacional deste ano na Exponor onde foram poucas as pessoas que assistiram, á prova de Obedience estando mais interessados nos concursos de Beleza que aí se estavam a realizar....
E tambem a participação numa feira traz custos astronómicos que creio que nenhum dos clubes que conheço que pratique Mondio, poderá suportar...
CelsoAlves
Membro

sábado jun 12, 2004 9:15 am

[b]Casa do Anaval[/b]
[quote]devido ao grau de dificuldade do treino poucas escolas/clubes cá em Portugal apresentam cães pois é mais rentavel treinarem os seus clientes para outras modalidades..... [/quote]

As maiores dificuldades São:
- falta de cães com boas qualidades geneticas para poderem levar a cado um bom trabalho;
- o grau de tecnicidade dos treinos;
- no final com o maior de todos os problemas a falta de empenho das pessoas, que na sua maioria querem chegar a uma escola e fazer esta ou aquela modalidade, mas querendo um regime de prestação de serviços em vez de querem ligar-se e participar num grupo de trabalho, que é fundamental para o bom desenrolar dos treinos (uma pessoa para dar a comida, outra para as distrações, mudar obstaculos, etc...)

As pessoas querem treinar o seu cão e quando já estão servidas ir embora para outras paragens. Ora, no desporto com os cães não pode ser assim, é necessário existir espirito de equipa/colectividade e de entre ajuda, coisa que eu verifico que falta muito entre nós (Portuguêses).

Prestações de Serviços só para a Obediência Base.

E por vezes aparecem pessoas que chegam a uma escola e começam logo por dizer que querem fazer "defesa e ataque", ao que a recepcionista da CaneUtile deve informar que não fazemos, por ser Ilegal e ai começa as discórdias/conflitos, "mas noutras escolas fazem", no entanto a CaneUtile que é uma associação sem fins lucrativos, e em que todos os treinadores e recepcionistas são voluntários, não remunerados, não fazemos ilegalidades.

Estes para mim são os principais problemas ao desenvolvimento das modalidades caninas em Portugal.

Celso
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 12, 2004 9:21 am

Não estou a perceber, então as pessoas querem treinar agility, por exemplo, mas não lhe sinteressa fazer parte de um grupo de trabalho ?

Isso não tem lógca nenhuma.

Eu costumo receber no email os avisos do Celso Alves das provas, imprimo-as e afixo-as . No entanto recebeo pouco feedback. Há uma preguiça extrema das pessoas. São os mesmos que estão todos os fins de semana no shopping a olhar anestesiados para montras...

Por vezes as pessoas fazem algumas questões e não é possivel responder.

O CPC poderia desenvolver mais esta vertente ou será por falta de meios ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
blackrott
Membro
Registado: terça ago 26, 2003 1:22 pm

sábado jun 12, 2004 10:11 am

Bom dia

realmente o que assusta os possiveis praticantes é fazer parte de um grupo pois isso implica cederem o seu tempo não só para si mas para bem de outras pessoas ....e a mentalidade de hoje....é realmente bem mais fácil irem para o shopping ver as montras .

E 1 cão de Mondio não se faz de um dia para o outro...o que já é uma (des)vantagem pois se asssim fosse teriamos centenas de praticantes cá em Portugal , se fosse só inserir um chip no cão.....

um abraço
José Moreira
CelsoAlves
Membro

segunda jun 14, 2004 10:38 am

Conforme o José Moreira referiu, as pessoas hoje em dia não querem perder o seu tempo para um bem de uma comunidade, querem é ser servidas e depois irem fazer um passeio para ver as montras.

Por exemplo na CaneUtile, este fim de semana houve prova de Agility, e existem muitas pessoas, que afirmam querer vir a praticar a modalidade, quando vem um cão a trabalhar, mas quando lhes é dito que é necessário mudar a pista de obstaculos ou vir ajudar na organização da prova, são mesmo muito poucos os que querem perder o seu tempo.

E nem por causa do futebol era desculpa, pois para resolver esse problema nós colocamos uma televisão para quem queria acompanhar o jogo.

O problema é falta de empenho por parte das pessoas na generalidade.

É mais facil ir passear para o C. Comercial, é mais facil jogar no computador ou ir até ao café.

Treinar um cão com qualidade, independentemente da modalidade, requer um gosto muito forte pelo cão, vontade de aprender e trabalhar, interesse por ajudar os outros para ser tambem ajudado, paciencia e dedicação.

Na CaneUtile, já por algumas vezes tive que fazer o que não gosto nada, que é aconselhar as pessoas a irem procurar outra escola, porque algumas pessoas são mesmo anti-sociais, conflituosas, não conseguem dar-se bem com outras pessoas e querem da escola um empregado para as servir, que faça o que elas querem independentemente de ser legal ou não, ou mesmo ser correcto ou não.

Já por algumas vezes tenho visto neste forum ,pessoas que reclamam não gostar da CaneUtile. Tendo em conta que essas pessoas normalmente não se indentificam, mas pela sua forma de escrever dá para saber quem são, devo dizer que fico contente, quando elas vem dizer que agora andam nesta ou naquela escola e estão melhores, pois as pessoas são um caso, os cães são outro, e eles precisavam de trabalhar, se encontraram alguem que as consegue ajudar eu fico contente pelos cães, que não escolheram os donos, foram escolhidos.

Celso
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 14, 2004 11:24 am

POGP Escreveu: Também me parece que uma coisa é um desporto (ainda que baseado em situações práticas) outra será a realidade.

Inclino-me a pensar que os cães que o praticam estão, na sua maioria, fortemente condicionados aquele cenário e circunstância fato, ring etc.

O surgimento de situações reais, diferentes daquelas a que estão habituados, serão na maioria "solucionadas" de maneira imprevisivel.

Mas também pergunto, nas forças de segurança e militares não usam fatos?

Cumprimentos,

POG
E continuam a fazer dos cães burros, e pelos visto vão continuar a fazê-lo :roll: Desculpe lá a minha rudeza, mas é que estou literalmente farta da treta do cão de competição não reage numa situação real. TRETAS!
Tudo depende do dono e do treino que dá ao seu cão, e do próprio caracter do cão.

Claro está que se falarmos de cães de canil, que só saiem para treinar e para entrar nas competições até é capaz de ter razão. Simplesmente porque esse animal teve um treino único e específico e não teve contacto com as situações do dia a dia normal. Ora estes cães são excelentes em competição sem dúvida, e digamos que acabam por ter um treino mais "fácil", uma vez que são dedicados única e exclusivamente a funções de competição.

Mas há sangue novo, meus srs. Pouco ainda se vê, mas vai aparecendo e lentamente vão começar a aperceber-se dele.

São pessoas que têm bons exemplares, cães com caracter, a viver dentro de suas casas, a viverem 24h por dia a vida real, cães que têm bons donos que lhes porpocionam uma boa sociabilização e contacto com todas as situações e experiências possiveis e imagináveis. Pessoas que abdicam de muita coisa para poderem treinar os seua cães no treino de competição mas também no "treino da vida".
Estamos a falar de animais completos, equilibrados, capazes de distinguir uma série de situações (porpocionadas pelos donos) e saber como agir em cada uma delas (o cão grava não 1 situação, mas milhentas delas). Cães que demoram muito mais tempo a treinar, sujeitos a todo o tipo de distração e de variedade. Animais magnificos, sem dúvida, cujas capacidades são maximizadas pelos seus donos, que vêm um pouco mais além do ring e um pouco mais além do bóbi de companhia.
Isto exige um trabalho que poucos veêm, árduo, são horas e horas de dedicação. A ida ao cinema, a familia, a lida da casa... são relegadas muitas vezes para segundo plano - sacrificios em prol de algo que se quer muito.

A paixão é fundamental, meus srs. A garra, a vontade de competir, vencer - sim, vencer é o objectivo máximo - mas o simples prazer de lá estar com o meu cão, para que todos vejam do que ele é capaz. Orgulho, sim, um orgulho saudável e não condenável.

Estes são Cães, com C grande. São animais que mordem a manga, mas que se necessário defendem o dono até á morte, que imobilizam ou atacam ou largam ou ladram ou defendem em qualquer situação, bastando um gesto ou comando do dono. Dentro ou fora do ring, no treino ou no passeio.

Qual é a pressa de entrar em competição? :p Já ouvi pessoas dizerem, ai, tenho 15 dias para ter o meu cão preparado para fazer RCI, ou Mondioring... Essas pessoas fazem-no para elas, não pelos cães... e muitas das vezes o animal nem tem o caracter necessário para o fazer, mas enfim...

Muito mais haveria a dizer, mas a conversa já vai longa.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
special
Registado: quinta jul 01, 2004 1:23 pm

quinta jul 01, 2004 1:50 pm

ladyxzeus Escreveu: Que giro!
Mas se é assim tão giro, porque é que o "mundo do mondioring" é tão fechado? afinal, quanto mais pessoas e cães participarem, melhor. Acho eu...

Porque hà um Mundo a querer se mostrar sem tributo.
E sem Lei nem Grei.
Mas é assim e continuam impunes.
Digam o que disserem, não temos praticamente informação de nada e tudo ao ultimo momento, mudam eventos quanto bem lhes apetece,anulam provas não dissem nada,somos sempre os ultimos a saber de tudo,o regulamento nem e aplicado ,mas mais dia menos dia tudo vem ao cimo e as pessoas terão de responder por isso.
força e prazer de vos responder.
special

quinta jul 01, 2004 2:05 pm

[Pedro você pela foto faz segurança, em França hà muito disso,pareçe ser a farda do grupo camelion, ou guarda da noite.
se sabe isso.
É um trabalho,que quem tenha um cão e passe os testes com este podera fazer segurança, mas nada a ver com meter fatos.
Quanto ao Sr SERGE ja la vão uns anos quando ele foi ao Mexico.
Depois disso ja fez mais coisas,sabe onde treina o Serge????
Pois ele e de Paris, sim e um senhor e foi.
Quanto a lei Francesa tambem proibe o mordante, salvo para empresas de segurança, quanto aos clubes so podem praticar o mordante depois de 6 meses no minimo de obediencia no clube, isto e para as pessoas que entram de novo nos clubes.
Senao tudo o que e animais ditos perigosos com ou sem papeis e interdito salvo como mencionei em cima, e as pessoas teem de ter as credenciais de ministerio da agricultura .
sem mais me despeçoe ate breve .
special

quinta jul 01, 2004 2:12 pm

Fie-se na virgem e não corra

Tudo e relativo mas não e motivo de , estar a dizer eu tenho razao, nao eu e que tenho.

parece sei la o que, os caes e como tudo.
alguns mordem outros nao, ponto final.
temos cinco dedos nas maos e nenhum e igual.
boa sorte a todos.
special

quinta jul 01, 2004 2:21 pm

Guarda do Objecto o cão reage a quem se aproximar do perimetro de segurança com ou sem fato.

Sr Jose e muito relativo e eu posso lhe disser, que os que estao ca são poucos a fazer a guarda de objecto, por isso não pode falar assim, mas isso não quer dizer que não estou de acordo consigo.
Mas para os que estao cA acho que so há dois ou tambem outros mas naõ esta acabado esse exercicio, posso lhe disser que sim voce podia lho roubar mas tudo e relativo, outro seria agressivo e outro talvez nem compreendese pois nao se tinh o fato vestido, por isso tudo e relativo.

mas nao sao pontos de discussão, discutir trabalho ,como, porque, que fazer.
Agora falar dessas coisas, não ha mal mas nao ha resultado tambem.

tchau abracos e ate a proxima.
special

quinta jul 01, 2004 2:40 pm

[quote=CelsoAlves]
Caro Pedro
Penso que para melhor fundamentar as suas afirmações será melhor exprimentar em louco.
Para que saiba, se for bem treinado um cão de Ring Belga ou Mondioring estará preparado para tudo.
Não é à toa que as diferentes policias no mundo compram cães de Ring Belga e Mondioring. Essa conversa de cães viciados no fato é de quem conheçe muito pouco sobre a modalidade, por isso penso que será melhor ir "sentir" um cão dentro do fato para poder dizer isso.
Celso

Caro amigo dou-lhe razão, pois para quem não saiba se os cães são vendidos para as forças policiais ou segurança.
É que para o RING teem lacunas, apesear delas serem menores.
pois sejam estas são o cão morde demais, não e obediente,(em poucas palavras só pensa nele não faz prazer ao dono).
So isso e o suficiente para o vender,pois como sabe o RING como outra modalidade tem de se fazer pontos e não se preocupar se o cão vai largar ou não, se não não vale a pena.
E a gente que tambem os compra adultos para outros paises para +praticarem estas modalidades, em questao pode estar tambem a evolução deste ser boa ou chegar a um certo ponto nao dar mais.
Exemplifico(há cãses que so da para o pré-mondio outros teem qualidades para o 1 e outros o 2, ate ai tudo bem mas para os amadores dessa modalidade,não serve) por isso a venda desses animais, por vezes nem se tem a paciencia pois o animal e demorado no avanço.
Quanto a isso nada pode-mos, por isso a venda destes animais pois a exigencia nessas forças de segurança e diferente.

pois por outras palavras tirem o cavalinho da chuva pois não se iam treinar bons cães e vende-los por pechinchas razoaveis para essas forças,quando no RING,ou outras modalidades estao sempre pessoas que concorrem a perguntar se o queremos vender para lhe falarmos antes ai sim, vale a pena pois quando se fala, pfala-se de numeros.
Mas meu amigo isso e igual mesmo ca em Portugal a muitos com cães comprados ensinados ou adultos e andam ai ao menos temos pessoal.

Abraços a voçê e boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”