criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 09, 2004 5:04 pm

nel Escreveu: Mas agora fiquei com curiosidade de saber.
Ouvi por aqui, sem grande atenção, reconheço, que a primeira ninhada não deve corresponder logo ao primeiro cio da cadela, que ela deve ter ninhadas com certos intervalos e que o máximo de ninhadas deve ser de... não me lembro.

Será pedir muito que respondam? Ou é segredo? ;)
Isto, como cada um fala por si, eu vou dizer o que eu acho correcto e faço, normas do CPC á parte porque as acho pouco rigidas.
1 - Nunca cruzar antes dos 24 meses.
2 - Dar pelo menos um cio de descanso entre ninhadas, e em casos de ninhadas muito grandes 2 ou 3, dependendo da idade da cadela.
3 - Parar de usar a cadela para reprodução aos 7-8 anos, o mais tardar. Procedendo também à sua estrelização para evitar complicações de saúde.
4 - Seguindo estes principios e fazendo as contas, o máximo de ninhadas de uma cadela será de 7, partindo do principio que tudo corre bem, mas duvido que alguma vez chegue a este número, porque era preciso que as ninhadas fossem sempre pequenas.

Aínda respondendo à pergunta inicial, eu não sou capaz de me livrar de cães aos quais já esteja habituado, por isso, obviamente devem ficar a envelhecer com a matilha onde sempre viveram, até atravessarem a ponte do arco-iris. Como o PauloC, disse e muito bem é o mesmo que acontece com os cães que não devem reproduzir mas que só descobre-se em adulto. Lá em casa, nestas condições estão lá dois; o meu primeiro, que não tem culpa de eu o ter comprado por impulso e um que desenvolveu um problema de conformação fisica com a maturidade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta jun 09, 2004 5:13 pm

Pronto, Nel o Diamantino já respondeu.
Se bem que os bassets dele davam cá um jeitão para o talho... ;)
:p
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 09, 2004 5:34 pm

Pedra Escreveu: Pronto, Nel o Diamantino já respondeu.
Se bem que os bassets dele davam cá um jeitão para o talho... ;)
:p
Isabel
E ela a dar-lhe e a burra a fugir... :lol: :lol: :lol:

Obrigado Diamantino. Vou ver se aprendo a lição ;)

Só uma obs: quando enviei a minha mensagem ainda não tinha visto a do PauloC. De qualquer modo, a resposta do Diamantino é mais, como dizer, mais para leigo ler, como é o meu caso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 09, 2004 5:46 pm

Isto é uma pergunta tipica de quem pensa que os animais são usados como máquinas parideiras.

Uma pergunta destas para mim é um insulto.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta jun 09, 2004 5:56 pm

CasadeAnaval Escreveu: Isto é uma pergunta tipica de quem pensa que os animais são usados como máquinas parideiras.

Isso é para ti Vasco! Conheço um casal de huskys que vive no fundo do quintal e não há cio que falhe!!! Os pobres estão ali só para isso e as crias são vendidas a peso de ouro! Os pobres dos animais só viram a rua no dia em que foram levados para aquela casa! Esta pergunta até nem é muito descabida se quem a fez assiste a um caso como este!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 09, 2004 5:56 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:57 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 09, 2004 6:11 pm

SeaLords Escreveu: Por isso, quando andarem a fazer visitas aos canis, perguntem pelos "reformados" - e desconfiem se não houver nenhum ...
Nem mais ... :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 09, 2004 6:12 pm

Excelente, Sealords.
Ainda não me tinha lembrado dessa.
Mas daqui para a frente vou aconselhar - ver os velhotes, sff.
É um critério importante para sabermos com quem lidamos quando compramos um cão.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta jun 09, 2004 7:09 pm

CasadeAnaval Escreveu: Isto é uma pergunta tipica de quem pensa que os animais são usados como máquinas parideiras.

Também a entendi assim.

Nel, as minhas cadelas fazem 0, 1, ou 2 ninhadas. Tenho uma com que irei fazer provavelmente uma 3ª para repetir uma cruza que me interessa muito, já que da 1ª vez a ninhada nasceu prematura, só sobrevivendo 1 cachorro.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jun 09, 2004 8:31 pm

Por acaso este ano tenciono fazer uma ninhada a uma cadela de 8 anos... ainda só teve duas ninhadas e interessa-me o cruzamento para o meu programa de inbreeding (cruzamento avó/neto)... fora isso estaria na reforma, como se vai reformar a Brindle com 5 anos depois da sua 2ª ninhada... (aqui será um linebreeding com um cão que é seu sobrinho-neto e que do lado do pai é filho e neto de dois irmãos, ambos muito bons e ele muito superior)...

Depois.... tapete com ela ;) ainda por cima é tigrada, por isso fica bem em frente à lareira.... :lol: :lol: :lol:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano

quarta jun 09, 2004 10:52 pm

Eu cá por acaso tenho a sorte de ter um restaurante chinês aqui perto ;)
Não pagam muito, mas enfim... :p
Isabel
Pedra
Membro Veterano

quarta jun 09, 2004 11:04 pm

OK, agora a sério. A pergunta foi: até que idade fazem ninhadas com as cadelas e o que fazem delas depois de passar a idade.
Para mim não é pergunta inocente, nem pergunta de alguém que quer aprender. Se me disserem que é pergunta para lançar um tópico de discussão sobre o assunto, está bem, agora que não é pergunta de gente que não sabe, não é.
Vou indo que o chinês está aqui ao telefone ;)
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 10, 2004 10:24 am

Nós paramos aos 6 anos excepconalmente, pois trata-se d euma raça de envelhecmento rápido. A ultima vez que vi as cadelas reformadas , por cá andavam, claro que considera-se a possibilidade de as vender para bife de vitela...

Já agora, uma pergunta do género que foi feita...

A pessoa que colocou este tópico gosta de animais ? O que é que lhes afz depois de dexarem de ser fofinhos e envelhecem ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 10, 2004 10:26 am

Pedra Escreveu: Vou indo que o chinês está aqui ao telefone ;)
Vai, vai, que a burra continua a fugir :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
muffins
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 7:56 pm

quinta jun 10, 2004 11:10 am

bom dia a todos
obg pela vossas respostas.
eu nao sou criadora, apesar de ter duas cadelas e uma delas ja está esteilizada.
eu so perguntei porque ha dois meses atras vi um anuncio de um criador, no jornal a venderem uma determinada raça , vendiam duas cadelas de 5 e 6 anos dizendo que se iam ausentar para o estrangeiro que era urgente e eu achei aquilo estranho....
foi so por isso que perguntei....
sem ofensa para ninguem...
se calhar nós nao pensamos muito nisso....
Responder

Voltar para “Cães”