Isto, como cada um fala por si, eu vou dizer o que eu acho correcto e faço, normas do CPC á parte porque as acho pouco rigidas.nel Escreveu: Mas agora fiquei com curiosidade de saber.
Ouvi por aqui, sem grande atenção, reconheço, que a primeira ninhada não deve corresponder logo ao primeiro cio da cadela, que ela deve ter ninhadas com certos intervalos e que o máximo de ninhadas deve ser de... não me lembro.
Será pedir muito que respondam? Ou é segredo?![]()
1 - Nunca cruzar antes dos 24 meses.
2 - Dar pelo menos um cio de descanso entre ninhadas, e em casos de ninhadas muito grandes 2 ou 3, dependendo da idade da cadela.
3 - Parar de usar a cadela para reprodução aos 7-8 anos, o mais tardar. Procedendo também à sua estrelização para evitar complicações de saúde.
4 - Seguindo estes principios e fazendo as contas, o máximo de ninhadas de uma cadela será de 7, partindo do principio que tudo corre bem, mas duvido que alguma vez chegue a este número, porque era preciso que as ninhadas fossem sempre pequenas.
Aínda respondendo à pergunta inicial, eu não sou capaz de me livrar de cães aos quais já esteja habituado, por isso, obviamente devem ficar a envelhecer com a matilha onde sempre viveram, até atravessarem a ponte do arco-iris. Como o PauloC, disse e muito bem é o mesmo que acontece com os cães que não devem reproduzir mas que só descobre-se em adulto. Lá em casa, nestas condições estão lá dois; o meu primeiro, que não tem culpa de eu o ter comprado por impulso e um que desenvolveu um problema de conformação fisica com a maturidade.