criadores de retrievers

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta jun 09, 2004 10:43 am

MMPA, pois, quando acontece à pessoa acho que se tem toda a legitimidade para contar, seja bom ou mau. É diferente do ouvir dizer.

Maga, concordo inteiramente. Ainda há duas semanas dei com uma loja cá em Aveiro a vender uma ninhada de goldens. Disparatei logo com a rapariga da loja, que coitada, concordava inteiramente comigo, mas não podia fazer nada :evil: Já viram 4 goldens com 2 meses (6, 7 kg), enfiados numa gaiola com menos de 1m2? :evil: :evil: :evil:
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta jun 09, 2004 11:30 am

O nosso Calvin veio de um dos criadores mencionados na lista. Não sei se ele faz isso com todos os compradores, mas nós visitámo-lo várias vezes e de todas as vezes ficámos imenso tempo a conversar. Quando finalmente trouxemos o cachorro, levámos horas a discutir o que fazer e o que não fazer, o tipo de cuidados, o nosso estilo de vida (se o Calvin ia passar muito tempo sozinho, se estávamos dispostos a passeá-lo todos os dias nem que fosse no meio de uma tempestade :D , etc, etc), as vacinas, os desparasitantes, as refeições, os dentes... infelizmente, como sabem, o Calvin parece que vai ficar prognata (problema que não apresentava com os dentes de leite), mas espero que até ao fim da muda isto ainda vá ao sítio...

Resumindo, gostámos das condições do canil, do criador (que está sempre disposto a atender-nos e até vamos lá de vez em quando aos fins-de-semana) e dos cães, obviamente... Ah, e só o pudemos trazer com quase 3 meses...
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quarta jun 09, 2004 12:11 pm

Pois bem, então vou contar tb o meu caso e do Afonso.

A compra do cão foi seguramente uma compra irresponsável e por impulso, pois foi a primeira ninhada que vi, e claro q não resisti aos cachorrinhos lindos. Claro que não é este o percurso aconselhável, eu sei, mas na altura também não estava muito bem informada e embarquei no primeiro criador que vi.

O criador em questão é o Vale da Beloura. Vi os pais e respectivos despistes de displasia da anca e LOP.

O caso do Afonso, penso que todos devem saber qual é, é que aos 5 meses foi diagnosticada displasia do cotovelo, com um grau de gravidade elevado.

Nesta altura falei logo com o criador, que se disponibilizou a "trocar" de cão...claro que estava completamente fora de questão! Para ele era só mais um cão, mas para mim não!!!! Fiquei danada!

Optei por seguir para cirurgia (sem ter garantias nenhumas de taxa de sucesso, pois n era possível prever como ía progredir o quadro clinico).

Entretanto soube que o criador esterelizou a mãe dos cachorros e castrou o pai (que se veio a verificar que tinha uma ligeira displasia do cotovelo, apenas detectável através de RX).

O Afonso fez 4 operações (2 a cada pata) e tratamentos vários, fisioterapia, etc, etc, etc. O criador devolveu o dinheiro pago pelo cão e ainda prometeu um outro cão quando eu quisésse....(era o minímo que se podia pedir).

Por um lado, fiquei muito triste e desesperada quando soube da displasia (confesso que só estava alerta para a da anca e nunca do cotovelo), e a certa altura desisti de fazer contas a quanto já tinha gasto...
Mas hoje só penso que ainda bem que o Afonso é meu, pois se tivésse ido parar a outras mãos talvez hoje já nem existisse...

Quem o conhece acho que dá para perceber que no meio de tudo, e com as suas limitações, penso que é feliz. Eu pelo menos tento fazer tudo o que está ao meu alcance.

Isto para concluir que:
- devia ser também obrigatório fazer o despiste da displasia do cotovelo (para além da anca)

P.S. desculpem o testamento...
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta jun 09, 2004 12:25 pm

Por acaso o criador do Calvin também faz o despiste da displasia do cotovelo e do ombro. Aliás, as "garantias" que dá referem-se a cachorros:

- monorquidos ou criptoquidos;
- prognatas e retrognatas;
- entrópicos;
- ectrópicos;
- Displásicos da anca;
- Displásicos do ombro e cotovelo

O criador ficou tão aborrecido como nós acerca deste prognatismo do Calvin e aconselhou-nos a esperar até ao fim da muda, a ver se isto vai ao lugar. Caso contrário, nós sabemos que temos direito a outro cão, mas é claro que não trocamos o Calvin por nada deste mundo... Está completamente fora de questão; mais depressa trocava um braço ou uma perna minha...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 09, 2004 7:50 pm

Acho que já disse algures e, portanto, vou-me repetir - a Quinta da Beloura foi o 1º criador que visitei e achei as condições horríveis.

Achei-as tão más que se lia na minha cara e o criador disse-me que ia fazer obras e mudar as condições assim que casasse a filha.
Para mim foi logo posto de parte.

Eu era (e sou) inexperiente mas tratar deficientemente os cães é, a meu ver, inadmíssivel.
Muitas vezes pensei se não teria sido "radical" demais.
Pelos vistos, tinha razão.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta jun 10, 2004 5:43 pm

O que acho incrível é como um criador trata duas pessoas de maneira tão diferente... Para o Paco esteve-se sempre nas tintas, para o Afonso até devolveu o dinheiro, esterilizou os pais, etc. Só sei que não gosto do senhor, ponto final. E pelos vistos não sou a única...
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quinta jun 10, 2004 8:11 pm

Eu acho que ele devolveu o dinheiro talvez para se defender, porque se assim não fosse o nome dele não iria ficar muito bem visto...

Em relação ao pai sei que o castrou, mas também sei que a seguir já o estava a oferecer a quem quisesse ficar com ele, pois já não lhe servia para nada...(sem comentários!!!!!!!)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jun 11, 2004 12:03 pm

Olá!

Lembrei-me de um pormenor sobre o criador do Verdi.

Á porta da quinta têm um recipiente com um líquido desinfectante que pulverizam nas solas dos sapatos dos visitantes antes de entrarem, para não levarem germes para dentro da quinta...
"Mariquice"? Precaução inútil? Não sei, mas na altura achei (mais ) um factor a favor. Foi o único que visitei que teve esse cuidado.

Casadofarol,
Quanto ás exposições, para mim, as três já chegaram. :lol: O meu Verdi é muito irrequieto para essas andanças e eu não tenho tido tempo para o treinar devidamente. Como espero voltar com ele á escola muito brevemente, quem sabe se não o inscrevo na Monográfica... se até lá me esquecer da vergonha que passsei em Sintra o ano passado. :oops: :lol:
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”