Como Escolher o cão ideal para adoptar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

quinta jun 10, 2004 5:47 am

Já se falou em: Como Escolher a Raça Ideal; Como Escolher o Criador Ideal; Como Escolher Cão Ideal Já No Criador...

Então...

...Como Escolher o cão ideal para adoptar?
Julgo que precisamos de saber se tem problemas comportamentais, o temperamento, se foge muito, se for cachorro: qual a sua idade, se tem as vacinas ou n (isto para o geral)...

Digam-me lá:
:p
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 10, 2004 4:28 pm

Os critérios para a adopção de um cão - não se sabendo nada sobre os pais , avós e assim - têm de depender ou do conhecimento pessoal que alguém tenha sobre o animal (tipo se é limpo, se é meigo, sociável, se ladra muito, se é bom na guarda,etc. - e isto só é mais ou menos seguro com cães adultos) ou objectivamente a partir do aspecto (tamanho, pêlo, etc).

Claro que se é arraçado de lab pode-se esperar que tenha herdado algumas características comportamentais do labrador, se é cruzamento de rott ou PA pode-se esperar o mesmo.
Mas não é seguro.
No entanto, é sempre (no caso de cachorros) uma aposta em branco em termos de comportamento.

Este, para mim, é o grande senão da adopção que pode ser sensívelmente melhorado com a adopção de um cão adulto.

O grande sim da adopção é a gratidão.
Os abandonados e vadios, em alguns casos, mostram-se tão desejosos de ter dono, tão interessados em agradar, que ultrapassam todas as expectativas.

É, a meu ver, uma jogada arriscada para quem tem uma imagem do que quer.
Mas pode ser mais compensadora que qualquer outra opção.
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quinta jun 10, 2004 10:58 pm

Concordo com a aisd, adoptando-se um cão jovem ou adulto já se sabem algumas das características. Claro que isto em relação a cães que estão nas Associações ou em famílias de acolhimento.

Só adoptei uma cadela com um objectivo específico. Queria um cão de guarda, visto nenhum dos que aqui tenho o ser. Adoptei a Homara, a minha linda Doberman.

O Wolfie foi mesmo paixão. Queria adoptar um cão e no dia do animal e fui ao Parque das Nações. Vi um bébé branquinho lindo, parecia um algodaozinho. Foi paixão à primeira vista :) Ainda dei uma voltinha, mas era ele. E continua a ser.
Última edição por loba_lua em quinta jun 10, 2004 11:39 pm, editado 1 vez no total.
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quinta jun 10, 2004 11:19 pm

MNA Escreveu: (...)Digam-me lá
p
:arrow: Empatia inicial - essencialmente de acordo com o aspecto físico que gostamos (porte, cor do pêlo, formato do focinho,...), o grau de sociabilidade e o primeiro contacto de olhar;

:arrow: Depois vem um acerto de carácter «cão versus dono», ou gostamos da forma de ser/estar do cão ou não;

:arrow: Por fim, se é asseado, comilão, manias,...

Na verdade é uma incógnita... o que me parece mais certo é que, se se adoptar um cão adulto diminuem as incertezas visto o seu carácter estar formado. Eu adoptei duas cadelas, uma com 6 meses e outra com 7 anos; cada uma como cada qual, em nenhum dos casos me arrependo. :D
Responder

Voltar para “Cães”