É um cão raro, pouco conhecido, nem é reconhecido pela FCI.
Duz-se que são fruto de cruzamentos de cães de guerra entre os quais mastiffs que chegaram aos Estados Unidos com exploradores espanhóis, e de cães pastores tanto de origem européia como de origem indígena.
Em 1686, o explorador Henry De Tonti, já dizia ter visto cães de olhos brancos e de pelagem manchada, que faziam lembrar leopardos, parecidos aos actuais Catahoulas.
O nome da raça vem da Paróquia Catahoula (significa águas claras), um condado pantanoso no nordeste do estado de Louisiana onde as crianças iam para a escola de barco.
Estes cães são também conhecidos como Catahoula Hog Dog (hog = porco selvagem ou javali), já que eram usados para encurralar porcos selvagens e gado desgarrado, que geralmente fuigam, passando a viver no mato ou no pântano.
Uma das técnicas deste cão consistia em encurralar um porco selvagem do resto da vara, lutando com ele. Os gritos do javali atraiam os companheiros (principalmente o líder) que passavam a perseguir o cão, que inteligentemente e de forma proposital, corria em direção ao curral. Assim que a manada entrava, ele saltava a cerca, para não ser massacrado, deixando os porcos presos.
Em 1979, o Catahoula foi designado como "Cão do Estado da Louisiana".
A NALC (Associação Nacional de Catahoulas da Louisiana), uma organização nacional, dedica-se hoje à raça e a informar novos donos.
O Catahoula Leopard Dog é um cão dominante, de muita personalidade e sensível às necessidades do seu dono. É afectivo e protege a sua família, mas geralmente não são simpáticos com estranhos. A raça só vive bem em grandes áreas, como quintas ou casas com grandes quintais.
A cor é geralmente o azul leopardo (base azul acinzentada com marcações em preto e fígado), e ainda uma variação dessas cores também com um fundo branco. De maneira geral qualquer cor pode ser aceite.
Na aparência geral o Catahoula Leopard Dog é um cão de porte grande, forte, atlético e com musculatura bem desenvolvida. Deve mostar rusticidade, agilidade e resistência.
A cabeça é forte, com crânio largo e focinho igualmente largo e alongado. As orelhas de tamanho médio são pendentes e a cauda de comprimento médio é grossa na raiz, afinando em direção a ponta. Uma das características da raça são os olhos que podem ser de qualquer cor ou uma combinação entre elas. Frequentemente são encontrados exemplares com um olho de cada cor inclusive branco.
Fotos:





Links:
http://www.catahoulaleopard.com/
http://www.donabney.com/
Espero que gostem, eu pelo menos adoro
