Passeios de carro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 10, 2004 1:52 pm

como se tem notado, o calor aperta. estou em dúvida se hei-de levar os cães a passear de carro. agora, tenho evitado as horas de maior calor. no outro dia, levei-os às 8.30 da noite e ficaram esbaforridos. a viagem foi curta.
estou a pensar fazer um passeio relativamente longo. gostava de os levar até para não ter preocupações com horários. será que com ar condicionado ligado, água e paragens pelo caminho, eles ficarão bem?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 10, 2004 2:50 pm

Olá anja

Os meus lingrinhas são veteranos a andar de carro. Vão até ao fim do mundo, faça frio ou calor. O que interessa é ir. Ir, ir, ir... aprederam o verbo ir e não sabem outro.
Mas não era assim. As primeiras viagens eram um castigo. Descia à garagem e quando me dirigia para o carro eles pisgavam-se pelas escadas acima. Agarrava um, metia-o dentro do carro e depois para encontrar o outro? Como a garagem é colectiva, há vários carros, logo, muitos econderijos...

Mas a adaptação ao carro foi muito rápida. Aconselharam-me a dar passeios breves com eles, de preferência para locais que fossem do seu agrado. Então, passaram a associar o carro à borga e pronto.

Quase diariamente, saio com eles de carro. Ainda estou para entender que gozo é que eles têm de ficar dentro do carro à espera, enquanto faço compras no hipermercado. Àquela hora da manhã, mais ou menos por volta das 11h, eles estão alerta. Esta pergunta é sacramental: "vamos às compras?". Ficam eufóricos. E sabem perfeitamente o que os espera. Aliás, quando chego à garagem eles vão direitinhos ao carro.
E lá no estacionamento do supermercado, que é subterrâneo e guardado, eles ficam perfeitamente, enrolados como gatos uns nos outros, a dormir e perfeitamente descansados.
Estou a referir este aspecto porque tenho visto cães dentro de carros, nesse mesmo estacionamento, completamente stressados a ladrar ou a ganir. Aliás, os meus cães ficam mais descansados dentro do carro do que dento de casa sem ninguém. Eles lá sabem...

Em relação ao calor, desde que haja corrente de ar ou o ar condicionado ligado, não creio que isso constitua problema. O que é fundamental é o cão (neste caso, a tua bicharada :lol: ) não se importar de andar de cu tremido e às voltas muito tempo.
Mas se não estiverem habituados, é natural que barafustem um bocado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quinta jun 10, 2004 2:57 pm

Olá anjaazul

Só lhe posso falar do que conheço. Então no nosso caso o sacana do estúpido do carro não tem ar condicionado (porque achamos que nos fazia mal ao nariz, somos trengos, que é que se há-de fazer, para a próxima...) e as cadelas passam um bocado mal quando vamos de férias (Porto-Algarve) 600 km a apanhar calor é dose. Costumo levar toalhas molhadas para as refrescar, enfim expedientes.

No entanto também já fizemos as mesmas viagens em carros com AC e elas iam como se estivessem em casa, sossegadinhas, sem línguas de fora, sem cansaço, frescas que nem alfaces.

Portantos... ;)

Beijinhos

Ana
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quinta jun 10, 2004 4:36 pm

A minha cadela...De 4 meses, acho que não se importa de andar de carro. Se vamos no carro que só tem 2 lugares, faz questão de ir ao meu colo. Agora que a empresa deu um carro novo ao meu pai com Ar condicionado ainda não experimentamos andar com ela lá dentro, só para ver a diferença, de sem ar condicionado e com ar condicionado.Sem ar condicionado, vai com a lingua de fora e vai sempre a tentar arranjar uma posição. Mas pior, o vidro do meu lado não abria. Então era um pouco incomodo para ela e para mim, que ia a levar com o bafo dela na cara!! Quando vamos no carro do meu irmão, ela vem comigo no banco de trás e vai sempre deitada a dormir!!

Bjinhos!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
anjaazul
Membro Veterano

sexta jun 11, 2004 12:23 am

oh nel, estes doidos estão completamente viciados em passeio. ou em dona. ou nas duas coisas. sei lá. desde que seja para passear, estão sempre prontos. não se importam que a viagem dure um dia inteiro, como aconteceu há tempos. mas foi no inverno. também estão habituados a parques subterraneos. esse é um dos meus problemas. o ar viciado, saturado e o calor. há dias, deixei-os por um bocado no estacionamento e estavam de língua de fora.
quanto ao ac, tb. estou apreensiva. já viajei assim e a carlota sempre de língua de fora e a arfar. ando com a mania que ela é cardíaca. já agora :cry:
depois, é a questão de chegar ao destino e ter de os deixar fechados. com o ac, não sei se dará. ai que trabalheiras :(
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 11, 2004 10:44 am

Olá anja
Eu não tinha percebido. Julguei que eles não estivessem tão habituados a andar de carro.

Eu nunca os deixei dentro do carro no verão. Isto é, deixo-os quase diariamente num estacionamento subterrâneo, que é relativamente fresco, e com os vidros das janelas um pouco abertos. Como o parque é guardado, não há problema. Mas no exterior já não fico à vontade. Tenho receio que me roubem os cães ou um deles. Ainda se me levassem o carro mas deixassem os cães...

Em relação ao ar condicionado, eu julgo que não há modelo nenhum que funcione sem ser com o motor a trabalhar. No meu é assim e julgo que não é excepção.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jun 11, 2004 11:02 am

nel Escreveu: Ainda se me levassem o carro mas deixassem os cães...
:D :D :D :D Plenamente de acordo.

No Verão só ando com eles de carro se tiver mesmo de ser, ou então durante a noite, a Ruca fica aflita com o calor.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta jun 11, 2004 12:24 pm

Bem, eu depois de ver os vossos posts, começo a pensar que quando tiver o meu canito, o melhor é não o levar muitas vezes de carro, dado que aqui na ilha o verão aperta e... :roll:

Ainda ontem vi um Golden ao chagar á praia, bem, ele portava-se lindamente, muito bem sentadinho no carro, na praia sempre deitado junto ao dono, fiquei realmente surpreendido com a disciplina do mesmo. 8) :)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta jun 11, 2004 12:27 pm

Bem, eu depois de ver os vossos posts, começo a pensar que quando tiver o meu canito, o melhor é não o levar muitas vezes de carro, dado que aqui na ilha o verão aperta e... :roll:

Ainda ontem vi um Golden ao chagar á praia, bem, ele portava-se lindamente, muito bem sentadinho no carro, na praia sempre deitado junto ao dono, fiquei realmente surpreendido com a disciplina do mesmo. 8) :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jun 11, 2004 12:49 pm

O Rugas também anda de carro todo contente ;) Mas quando a viagem começa a ser longa ,também se farta e começa a choramingar :roll: Agora no Verão nunca o deixo só no carro,porque não tenho ar condicionado...Mas penso que se fizer viagens longas num carro com ar condicionado,não haverá grandes problemas...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 11, 2004 4:35 pm

Moca32 Escreveu: ... quando tiver o meu canito, o melhor é não o levar muitas vezes de carro ...
Posso dar um conselho, posso?
Qualquer cão, se não tiver sido habituado desde pequeno, detestará andar de carro, enjoará e até poderá entrar em pânico. Metê-lo num espaço fechado que trepida, dá solavancos e em que se vê tudo às voltas é o mesmo que metê-lo numa câmara de tortura.

Mesmo que de futuro não se venha a andar com o cão sistematicamente no carro, lá virá o dia em que se tem que o levar mesmo, seja de férias, ao veterinário, etc. Não hão-de faltar oportunidades. Mas não é durante estas viagens esporádicas que o cão se vai habituar. Até pode acontecer que ele crie uma fobia ao carro e depois torna-se mais complicado.

O ideal é habituá-lo logo desde cachorro a andar de carro. Começar por pequenas viagens e de preferência em que o destino da viagem seja um local do seu agrado, para ele associar o carro à pândega.
Esta preparação salva o cão de um enorme desconforto numa viagem longa que um dia se venha a fazer e previne a grande chatice de ter que se limpar o vomitado dos estofos.
A propósito, essas viagens de preparação nunca devem ser feitas a seguir a eles terem comido.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

sexta jun 11, 2004 8:39 pm

Completamente da opinião do Nel!!

O carro era para o meu cão como que a 2ªcasa, e ele simplesmente adorava lá estar!!
Claro que desde "piqueno" que o habituámos ao carro, mas ele também nunca mostrou nenhum receio nem nervosismo. Como no princípio andávamos muito em expos era fds sim fds não em viagens e muitas vezes tinhamos quase que o obrigar a sair do carro.

Como o Nel, mtas vezes precisava sair para qualquer sítio e levava o "empecilho" atrás, mesmo que este ñ saísse do carro ficava radiante de estar a guardar a viatura e ver a paisagem (e a ladrar aos arrumadores, que em Lx aparecem de qualquer esquina).

Chegámos mesmo ao ponto de quando tínhamos alguém em casa de que ele ñ estivesse habitudo (e porque era um "bocadinho" desconfiado) de o pôr no carro (sempre à sombra, vidros semi-abertos e água à disposição) onde ficava a dormir o tempo todo e só se apercebia da presença de estranhos quando chegava a casa e ia cheirar todos os cantos onde as pessoas tinham posto pés e mãos.

Mas também é preciso cuidado com o calor, nomeadamente com os cães braquicéfalos, que aguentam menos as temperaturas elevadas.
Conheci um caso de um Boston Terrier que morreu no carro em viagem por causa do calor (os donos aperceberam-se tarde de mais que o cão estava aflito e não o conseguiram salvar) e é um facto que o carro ñ tinha ar condicionado!
anjaazul
Membro Veterano

sexta jun 11, 2004 9:17 pm

estes cães nunca tiveram problemas em andar de carro. aliás, o max só andava de carro nos açores. cão fino, é outra coisa :lol: mas era um horror. durante meses enjoava. tb. com tanta curva :p vooomitaaava :cry: e o vomitado era proporcional ao tamaninho. depois, passou-lhe. felizmente.
hoje, experimentei levá-los com o ac ligado. iam completamente encalorados. tive de desligar e abrir as janelas. foi um passeio pequeno, mas durou quase uma tarde. bom... fomos ao vet. eles ficaram completamente estafados. já nem sei o que faça na tal viagem. é melhor encontrar a casa suja que os cães mortos.
Responder

Voltar para “Cães”