A demodecicose obviamente não é hereditária mas aparece, como disse a Pedra, em animais com o sistema imunitário debilitado. Dado que há certas linhas de certas raças que parecem mais atreitas à coisa, supõe-se /admite-se haver um componente genético para esse mau funcionamento do sistema imunitário.
90% das sarnas demodécidas dos jovens, na sua forma localizada, curam-se em algumas semanas (algumas até sem qualquer tratamento), pelo que não há (grandes) motivos para alarme.
a sarna do max só podia ser explicada pelo sistema imunitário. ora se o cão nem em pé se aguentava com fome

mal começou a engordar, melhorou a olhos vistos.
quando me falaram no taktik, fartei-me de rir. não acreditava que aquilo fizesse efeito. mas fez. tinha de o lavar da cabeça aos pés. ainda bem que ele era tão pequeno.
a vet de lx, disse que essa doença poderá aparecer mais tarde quando o cão fôr idoso. por mau funcionamento glandular. mas tanto pode dar neste como noutro. o engraçado, é que vi 3 cães muito parecidos, igualmente abandonados no mesmo sítio e todos portadores do mesmo tipo de sarna. se é do sistema imunitário ou se é genético (presume-se que sejam abandonados pelo mesmo "animal"), não sei.