Esterilização de cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça jun 15, 2004 7:38 am

Apesar de ainda não ter cão (neste caso, cadela), venho colocar algumas dúvidas sobre a sua esterilização. Há muitas pessoas que são contra sobretudo porque a cadela engorda. Realmente já tive essa experiência com três e elas engordaram, mas dá-me a sensação que engordam porque ficam mais gulosas e, como tal, comem mais.
Eu sei que este não é um fórum de veterinários, mas alguém sabe exactamente o que se retira às cadelas nesse processo? É o útero e os ovários?
Pela vantagem em termos futuros eu penso que vale a pena esterilizar se, obviamente, não temos intenções de fazer criação. Qual é a vossa opinião?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 15, 2004 7:50 am

Idealmente, sao retirados o utero e os ovarios. Ja ouvi falar que as vezes nao retiram os ovarios, mas que ao deixar os ovarios a cadela continua a correr risco do cancro da mama, mesmo esterilizada.
Ao que compreendi pelo que tenho lido sobre o assunto, (mas tambem nao sou veterinaria), a razao pela qual algumas cadelas engoradam e porque a supressao de algumas hormonas (que deixam de ser produzidas) leva a que haja uma diferente distribuicao de gorduras. A cadela nao engorada por causa da esterilizacao, mas torna-se mais dificil para ela emagrecer... Por isso e tao importante, apos a esterilizacao, controlar as quantidades de comida e certeficar-nos que a cadela tem suficientes oportunidades para se exercitar.

Se disse alguma asneira, a Sealords podia corrigir? :oops:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 15, 2004 8:35 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 6:47 pm, editado 1 vez no total.
Lara_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 8:53 am

Eu tb ia perguntar isso mesmo. As minhas cadelas (dos meus pais) foram ambas operadas e têm cio e eu não entendo. Elas já têm quase onze anos, será que antigamente esterilizavam-se as cadelas e elas tinham cio na mesma? Mas sendo assim o objectivo é mesmo só não ter cães, certo? Não entendo mesmo...
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 15, 2004 9:06 am

Lara_ Escreveu: Eu tb ia perguntar isso mesmo. As minhas cadelas (dos meus pais) foram ambas operadas e têm cio e eu não entendo. Elas já têm quase onze anos, será que antigamente esterilizavam-se as cadelas e elas tinham cio na mesma? Mas sendo assim o objectivo é mesmo só não ter cães, certo? Não entendo mesmo...
Se calhar so lhes fizeram a laqueacao das trompas. E mais facil e muito mais barato, mas nao evita problemas como os cancros e as piometras (infeccoes uterinas).
Lara_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 9:29 am

Eu não sei quanto é que os veterinários levam agora por esterilizar uma cadela, mas na altura não achamos nada barato. De qualquer forma acho uma - desculpem o termo - estupidez não retirar logo tudo, se a cadela não pode ter cães e não... e assim ainda tem o cio e como temos três cães em casa elas têm de ser vacinadas de seis em seis meses!
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça jun 15, 2004 9:45 am

Olá!

Eu por acaso também tinha a duvida, boa!
Já agora no caso dos terrier, castrar uma cadela não lhe tira aquela vivacidade dos "cães de caça"? é que eu ando com vontade de arranjar uma cadela mas acho que não há pica para fazer criação, bem vamos ver... Também os yorkies comem pouco de modo que não deve haver muito o problema da engorda???
Bem digam qualquer coisa, de qualquer modo quando for ao vet pregunto ;)
bjs Alex
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 15, 2004 10:00 am

Podiam responder no tópico mais abaixo "Cadelas" k está a tratar deste assunto da esterelização, e eu propus lá uma pergunta, se fazem favor claro!
Lara_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 10:08 am

Eu sei que tem outro tópico parecido com este mas não é exactamente a mesma coisa, o que eu queria saber era exactamente o que se faz (ou se devia fazer) quando se esteriliza uma cadela.
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 10:15 am

Há aki gente muito experiente neste assunto e eu só propunha uma resposta ao outro tópico...desculpe se lhe dei a entender outra coisa :oops:
Lara_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 10:23 am

Não tem que pedir desculpa, eu só quis tentar explicar o meu ponto de vista. ;)
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 10:24 am

:D :D :D :D :D :D :D :D
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jun 16, 2004 1:22 pm

Eu tenho uma cadela que foi esterilizada em Março, talvez ainda seja um pouquinho cedo, mas ela não engordou nada e em termos de comportamento continua na mesma ;)
Lara_
Membro Veterano

quarta jun 16, 2004 1:26 pm

Ela tem seis meses? E achas que valeu a pena (se calhar é cedo para perguntar isto)?
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jun 16, 2004 1:35 pm

Lara_ Escreveu: Ela tem seis meses? E achas que valeu a pena (se calhar é cedo para perguntar isto)?
Ela já tem um ano, que por opção minha esperei pelo 1º cio que foi aos 10 meses, mas conheço quem fassa antes do 1º ;)
Se é esse a sua ideia acho vale sempre a pena ;) eu não me arrependi e tenho outra também para esterilizar em Agosto :p
Responder

Voltar para “Cães”