Os cães gostam de nós?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 15, 2004 10:30 am

A maior parte das pessoas que tem cães gosta imenso deles,mas será o amor que os cães nos retribuem é apenas um "amor interesseiro",que depende de lhe satisfazermos as vontades e as suas necessidades vitais?
Sem dúvida que temos uma relação forte com os nossos cães.Mas será que eles gostam mesmo de nós? :?
Na minha opinião acho que sim,nós humanos somos a sua matilha,dámo-lhes protecção,carinho,segurança.Eles também nos dão recompensas físicas e emocionais evidentes.Acho que desenvolvem uma relação muito forte connosco ;) Mas por outro lado é impossível penetrar na mente de um cão... :roll:
Gostaria de saber as vossas opiniões ;)
Abraços a todos:
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 15, 2004 10:39 am

Há cães vadios que se juntam a sem abrigos apenas pk estes lhes dão amor e carinho, coisas k eles ñ encontram em caixotes do lixo, e andam sempre com eles!!
Acho k um cão adora o seu dono assim como um filho a sua mãe, pork se importa com ele, dá lhe segurança, carinho, afecto, tudo o k ele necessita para ser um cão feliz!!
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça jun 15, 2004 12:49 pm

Eu concordo plenamente com a leoa_nova_
Um cão gosta de nós porque sim (quando não o tratamos mal, claro e mesmo assim não sei) e não porque lhe damos de comer. Quem disse que o cão era o melhor amigo do homem estava cheio de razão. São fiéis e gostam de nós incondicionalmente independentemente dos nossos defeitos ou manias.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 15, 2004 1:12 pm

Eu acho que o amor do cão por nós é um sentimento complexo que não pode ser analisado de forma linear.
Não sou certamente a pessoa indicada para fazer análises profundas sobre isto, mas poderei dar a minha opinião.

O amor entre as pessoas é diferente. De forma mais ou menos consciente, há sempre um misto de razão e de emoção. Nos cães não razão, mas há outros factores para além da emoção. Há o interesse, isto é, um sentimento de dependência em relação ao dono. Eu às vezes cá em casa em relação ao Fozzy digo que ele é um interesseiro, porque se liga muito às pessoas quando elas lhe proporcionam aquilo que lhe interessa: levá-lo à rua, brincar, etc.
Há um factor que é comum às pessoas e aos cães, que é a empatia. Tanto nas pessoas como nos cães, há esse sentimento difícil de explicar que une umas e afasta outras sem motivos óbvios. Às vezes até se diz: é uma questão de química. Ou: "não vou com a cara daquele". Os meus cães, de facto, apegam-se mais a umas pessoas do que a outras e de uma forma muito óbvia.

De uma forma muito genérica, o amor do cão por nós é desinteressado e inabalável. Nas pessoas, o amor entre elas pode esmorecer e acabar mesmo. Nos cães é amor para toda a vida. Mesmo que o cão seja maltratado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça jun 15, 2004 1:30 pm

Liiiiiiinnnnnddddoooooo...
:lol:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 15, 2004 6:33 pm

Sem comentários, já foi dito tudo! :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 15, 2004 8:25 pm

Não vou comentar, vou só fazer uma observação :
apesar de serem a mesma espécie e até da mesma raça, cada cão é um cão e a relação dele com o dono é tão única como qualquer outra relação de amor.

Uns são mais dependentes (quem não ouviu falar de cães que deixam de comer na ausência do dono ?), outros mais senhores do seu nariz e tudo isto, a meu ver, depende não só da herança genética mas também da experiência de vida que tiveram (há vadios que simplemente não se adaptam a viver em casa).

Bom, isto para dizer que me parece que se despreza a individualidade de cada cão em muitas ocasiões.

Estamos sempre a generalizar e a traçar quadros de vulgaridade que, às vezes, não se aplicam.
Aliás fazemos o mesmo entre nós (eu tenho uma determinada imagem dos alemães, outra dos franceses, dos americanos, etc).

Os cães gostam de nós ?
Não depende isso do género de relação que o dono tem com o cão (pergunto-me eu) ?
Quer dizer, um cão de canil gostará tanto do seu dono como um cão que vive lá em casa ?
Eu acho que não.
Isto porque tenho visto caçadores trocarem ou emprestarem cães e, para estes, parece bastante indiferente.
Note-se que se trata de mudar de dono e não de deixar de ter dono.
Na prática rudo se mantém.

Tenho dúvidas sobre este assunto.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 15, 2004 9:10 pm

leoa_nova_ Escreveu: Sem comentários, já foi dito tudo!

:o :o :o
A meu ver os tópicos são colocados para isso mesmo,para comentar :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
jaques_brasil
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 9:58 pm

terça jun 15, 2004 10:22 pm

E vcs ainda tem duvidas se eles gostam mesmo? o amor quer os caes tem por nois pode ser tudo, menos interesseiro. Quantos caes nao sao maltratados e agredidos pelos donos e assim mesmo no primeiro estalar de dedos eles já vem abanando os dedos. Amor interesseiro mesmo é coisa exclusiva da especie humana, essa sim deveria estar no banco dos reus
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jun 15, 2004 10:45 pm

Amor interesseiro? Não.
Eles gostam mesmo. E embora adore cães, ás vezes até acho que são meio parvos. São maltratados, espancados, passam fome e mesmo assim demosntram um "amor" infinito pelo dono.
Isabel
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta jun 16, 2004 9:34 am

Os meus cães deve haver dias que não me podem nem ver á frente :D :D :D :D
Vou-lhes perguntar quando chegar a casa :D :D
A sério, concordo com o Nel e também com a aisd, acho que é uma questão um pouco complexa, mas concordo com o Nel quando diz que há um pouco de interesse por dependência.
A Ruca é muito ligada a nós, anda sempre em cima de nós a pedinchar festas, não desgruda. O Uhly é mais independente, não nos liga tanto, não pede festas, é diferente.
Agora não sei dizer se gosta mais de mim que a Ruca, é independente.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 16, 2004 11:12 am

Aqui estamos em total desacordo. Eu acho que eles são interesseiros. Como disse atrás, o meu Fozzy é acentuadamente interesseiro.

É muito difícil "medirmos" o amor que o cão tem por nós. Tanto em termos de intensidade como em qualidade. A bitola que usamos é o conceito de amor que temos, mas referido aos humanos, que é muito complexo. Ao fazermos a extrapolação, vamos usar dados viciados à partida. Como não podemos meter-nos dentro da cabeça do cão para avaliarmos a intensidade e qualidade dos seus sentimentos, temos que recorrer inevitavelmente àquilo que nós sentimos. E aquilo que sentimos, já por si, é extremamente subjectivo.

Eu defendo que o cão é interesseiro em termos muito grosseiros e empíricos. Eu não percebo nada de psicologia animal. O que tento é juntar algumas ideias e construir um conceito.
E partindo do princípio de que o amor do cão não é puro, isto é, deriva de um conjunto de factores como a dependência e outros que eu não sei classificar, admito perfeitamente que um desses factores seja um qualquer interesse momentâneo por qualquer coisa ligada a uma satisfação biológica ou emocional. Por exemplo, ele mostra-se todo dengoso na expectativa de o levar à rua, mas se vir que não é bem sucedido, manda-me à fava e vai namorar o meu filho.
É que, não nos esqueçamos que a avaliação que nós fazemos do amor, seja referido às pessoas ou aos cães, é através dos sinais exteriores.

Mas independentemente de o amor do cão ser ou não interesseiro, o que o distingue do sentimento humano é a fidelidade. E isso fascina-nos e desconcerta-nos. O sentimento amor nos humanos assim tão forte e eterno, só mesmo idealizado. Por muito que não o queiramos admitir.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jaques_brasil
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 9:58 pm

quarta jun 16, 2004 11:24 am

"Quantos caes nao sao maltratados e agredidos pelos donos e assim mesmo no primeiro estalar de dedos eles já vem abanando os dedos"

Eu queria dizer: abanando o rabo
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta jun 16, 2004 11:32 am

nel Escreveu:
Mas independentemente de o amor do cão ser ou não interesseiro, o que o distingue do sentimento humano é a fidelidade. E isso fascina-nos e desconcerta-nos. O sentimento amor nos humanos assim tão forte e eterno, só mesmo idealizado. Por muito que não o queiramos admitir.
Estou de acordo com o que disse, mas acho que as caracteristicas do próprio indivíduo e raça também são factores importantes, se eu deixar o meu Husky em sua casa, se quiser ir dar uma volta com ele está tudo bem.
A minha cadela é diferente que quiser por exemplo sair com ela, e eu lhe passar a trela para a mão, pode ter a certeza Nel que ela não levanta o rabo do sitio de onde está.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 16, 2004 11:39 am

Estou perfeitamente de acordo com a Andreia e com a aisd no que se refere às diferentes formas de expressar o amor entre os diferentes cães conforme a sua raça, o seu temperamento, o seu feitio especial. Cada um expressa-se de forma muito individualizada.
Mas isso é óbvio. As considerações que tenho feito (bem ou mal, não interessa) são mais em termos genéricos, sem entrar no detalhe.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”