Cá se fazem, cá se pagam

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 15, 2004 11:53 am

Olá

Nunca engane o seu cão. Pode fazê-lo uma vez, mas ele não cai mais no conto do vigário.

Quando o meu Guga tinha poucos mezitos de idade, nos primeiros dias de estadia cá em casa e antes de vir o Fozzy, seguia-me para todos os cantos da casa. Devia ter pouco mais de dois meses e meio, tinha sido separado da mãe e dos irmãos, sentia-se inseguro e eu era a nova mãe dele.
Um dia eu eu precisava de me ausentar por algum tempo, mas mal fechava a porta da rua ele ficava logo numa choraminguice danada. Foi aí, aliás, que eu comecei a habituá-lo mal.
Então tive uma ideia luminosa. Pus-lhe comida no prato e, pé ante pé... pisguei-me.
Bem, eu não me apercebi logo das consequências de lhe ter trocado as voltas. Só dei conta disso quando o Fozzy veio cá para casa, o que aconteceu passados poucos dias. Eu punha comida aos dois, dava meia volta para ir fazer outra coisa qualquer enquanto eles comiam e, sistematicamente, o Guga vinha sempre atrás de mim. Sempre.
E hoje, passados cinco anos, tenho que ficar de plantão enquanto eles comem. Mesmo que o Guga esteja a morrer de fome, lá vem ele atrás de mim se eu me afastar.
Já tentei corrigir isto, vindo para dentro e deixando-o ali a olhar para mim. Mas o desgraçado não arreda pé. "Que se lixe a comida, tu é que nunca mais me pregas a partida", lá pensará ele.
E ainda hoje, mantendo-me ali enquanto come, passa a vida a olhar para trás, não vá eu pisgar-me como fiz daquela vez há tantos anos.
O Guga não criou uma desconfiança generalizada pela minha pessoa. Quando um amigo nosso nos é desleal ou nos prega uma partida, ficamos de pé atrás em relação à pessoa e não apenas à circunstância.
É fácil enganar o cão porque ele confia em nós de forma abnegada. E quando lhe trocamos as voltas ele não fica com a ideia de nós do tipo “É pá, este gajo é um falso, é um bera, isso não se faz cá ao bobi”. Mas regista o facto, que não lhe agradou, e não cai mais na esparrela.

Isto é um trauma como qualquer outro. Os cães são muito sensíveis e atreitos a sofrer de traumas. Há um outro trauma que os meus têm, que já tive oportunidade de descrever aqui, que tem a ver com o medo às criancinhas.
Será que só os meus cães é que têm traumas? E os vossos?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça jun 15, 2004 12:37 pm

Esta passou-se com um cão que eu tive ma minha infância.

Quando o Boby tinha já cerca de 15 anos, mas vendia saúde foi comigo à praia, como era costume.

Junto às rochas que estavam no meio da praia formaram-se pequenas piscinas naturais, umas baixinhas, outras fundas. Eu estava a brincar com ele atirando-lhe um pau para ir buscar, quer na areia, quer na água das piscinas.
Geralmente atirava o pau para as águas razas, mas tive a ideia parva de aturar o pau para uma piscina funda.... :?

Bem ele correu para dentro da piscina e afundou.... voltou ao cimo aflito e nadou a correr para a areia.

Durante o resto Vrão antes de entrar dentro de água ele parava para a inspecionar, de forma a não se novamente enganado.

No Verão seguinte mudamos de praia e como já não haviam lagoazinhas nas nessa praia, ele deve ter pensado que já não havia risco e voltou a atirar-se de cabeça para o oceano.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jun 15, 2004 1:03 pm

o cãozinho está a precisar de corrigir o trauma.
como o max chorava desalmadamente quando eu saía de casa, uma vet aconselhou-me a deixá-lo ficar fechado num quarto, por períodos cada vez mais longos. começou pelos cinco minutos e acho que nunca ultrapassou a hora. não foi preciso. uma vez só dei por falta dele porque ia fazer festas e ele não estava ali. não sei se esta técnica pode ajudar. adaptada à comida.
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

terça jun 15, 2004 1:35 pm

Pois o Frodo tem o mesmo problema descrito pelo Nel. só come se eu estiver na cozinha e com uma ar atarefado :o , não basta estar lá!!
O trauma ficou depois de o tentar fechar na cozinha, agora só come se eu estiver a arrumar tachos e panelas :roll: se parar ele fica a olhar para mim.

Outra, ele só descontrai depois de eu descalçar os sapatos, assim tem a garantia de que não vou voltar a sair...

Bryda
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça jun 15, 2004 1:49 pm

Este problema que o Nel refere, passou-se também com o Pantufa!
Ganhou também a mania de comer com alguém ao pé, devido à minha bisavó que se sentava ao pé dele tardes inteiras e que ele começou a associar como uma companhia para comer.
Para perder esta mania não fizemos grande coisa... Um cão se tiver mesmo com fome não morrerá com comida à frente.
Por uma série de problemas posteriores, a minha bisavó saíu de casa dos meus avós (onde se encontrava o Pantufa) e ele começou a habituar-se a comer sem companhia! A hora era respeitada como sempre, mas deixou de haver aquela presença constante e como tal, perdeu essa manha.
Com o Bono os traumas são mais que muitos e para alguns deles não consigo encontrar explicação. Já aqui tenho falado muito deles por isso não me vou repetir, mas por exemplo o medo do que lhe é estranho em alguns casos faz-me mesmo confusão, sabendo eu que o habituei desde que o adquiri a bastantes coisas e situações diferentes... Por exemplo....
É capaz de ir na rua e está uma moto estacionada à porta de um prédio. Se fôr o caso, recua de repente e ladra-lhe! Se ele tivesse vindo para mim em adulto eu até poderia compreender, mas acho que vou ficar com a dúvida para sempre! É um nervosinho! :p :oops: :lol:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça jun 15, 2004 2:08 pm

Por acaso, até acontece o mesmo comigo.....

O Oskar só come se eu estiver perto dele, ali de plantão, mas é só comigo.

Quando está só com o dono, ele pega nas suas 4 patas e vai ao terraço comer a sua paparoca, esteja o dono onde estiver.

Aqui com a loira, ele só como se eu estiver perto dele.... Mas eu não me lembro de lhe ter feito alguma coisa para que ele agisse assim..... :o

Esta situação agora deu-me que pensar......

Porque será que ele só faz isto comigo????

E outra também não menos cómica.... Agora na casa nova, eu abro a porta da rua, e lá vai ele a correr, brincar etc.

Mas vocês acreditam, que quando é para ir á rua fazer os pipis e primos, ele só faz quando está de trela posta???

Atenção que eu abro a porta sempre, e só na rua é que lhe coloco a trela para irmos á voltinha do Wc escondido.

Bem que eu queria habituá-lo a ir sozinho a fazer as suas necessidades, mas até nisso, ele precisa da minha companhia ( também nesta situação, quando ele vai com o dono para a rua, ele vai sempre sem trela, e quando tem vontade, vai-se esconder a fazer as suas necessidades, ams comigo, so faz quando lhe coloco a trela).

Será que estou a fazer alguma coisa mal??

:o :o
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça jun 15, 2004 3:06 pm

O meu bubble só come se lá tiver com ele, se me mexo para ir a outra divisão da casa vem logo atrás de mim, e se o fechar na cozinha para comer senta-se atrás da porta á espera que eu chegue, só come mesmo se eu lá tiver e ás vezes como ontem só á boca, é que há 3 dias que não comia, anda desgostoso com o cio da cadela só chora, uiva e mija pela casa, estão separados e o bicho é numa agonia. Ontem para comer foi uma carga de trabalho e porque eu imbirrei que não passava mais nenhum dia sem comer, atirava um granito para o chão e lá ia ele apanhando mas também nem metade da dose comeu mas lá tirou a barriga de miséria. :?
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 15, 2004 4:57 pm

O Rugas também estava mal habituado em relação à comida .Eu tinha-o habituado a misturar sempre "qualquer coisita "com a ração para ele comer melhor,e quando tentei dar-lhe só a ração ele mandava-ma comer a mim :p Foram meses assim que ele não comia só a ração :evil:
Depois de ele ter estado doente,as Veterinárias disseram-me que ele teria de comer só a ração.Ora eu pensei logo que iria ser um pesadelo,que ele não iria comer nada :roll:
Engano meu :o Depois de ter estado 3 dias a soro,passou a comer só a ração,e limpa o prato em três tempos :p
Na minha opinião eles apanham vícios e traumas,mas não há nada de que não se desabituem ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”