terça jun 15, 2004 3:34 pm
Há uns tempos (há mais de um ano) abri aqui um tópico com o título: "Vamos brincar às bolinhas"
É um jogo que sempre usei com os meus cães, que serve simultâneamente para os disciplinar e de diversão.
O jogo não é elaborado, é muito simples, mas eles ficam "passados" quando brinco com eles.
Primeiro mando-os sentar. Inicialmente era muito complicado principalmente quando o Kiko era mais novo. E também por serem três. Quando conseguia que um se sentasse, já outro estava de pé. Mas como há muito tempo que jogo assim com eles, já aprenderam as regras e sabem que não atiro as bolas enquanto estiverem todos sentados.
Eles ficam com muita atenção, atentos ao mínimo gesto, às vezes propositadamente simulo que vou atirar as bolas e eles disparam, mas como já repeti muitas vezes esta simulação, já não vão em cantigas e esperam.
Atiro uma das bolas elá vão os três a ver quem a agarra. E logo de seguida atiro a outra no sentido oposto.
É um exercício ridiculamente simples, mas que eles adoram. Mas eu tenho que jogar também, isto é, se eu não atirar as bolas eles vêm para junto de mim a "perguntar": então não há mais?
Disciplina, treino de paciência, exercício físico, diversão.
O treino de paciência consiste em demorar algum tempo a mandar a bola. Eles não se importam de estar ali especados e atentos um ror de tempo.
O exercício físico assim é muito mais motivador. É certo que eles naturalmente têm necessidade de correr, mas muitas vezes são preguiçosos.
É uma forma lúdica e mais fácil de os disciplinar. Para ser franco, nunca achei muita piada a cães amestrados do tipo dar a pata ou fazer o pino. Acho mais importante que o cão obedeça a uma determinada ordem ao dono e não tanto à substância dessa ordem.
Quanto à diversão, isso nem se fala. Quando lhes falo em bolinhas eles ficam eufóricos.
<p> </p>
<p> </p>